montagem-profissional

Processos industriais contam com montagem profissional abragente

As empresas que atendem as demandas do mercado consumidor devem contar com um espaço preparado para a montagem profissional e a fabricação de produtos com eficiência e padrão de qualidade elevado.

A montagem industrial é um importante processo de construção dos espaços, desde a portaria para entrada e saída de veículos, colaboradores e visitantes, até o chão de fábrica e outros ambientes.

A linha de produção deve ser montada seguindo as finalidades propostas pela empresa e o mercado de atuação. Portanto, os setores podem ser diferentes entre um galpão industrial e outro, mesmo que os bens de consumo produzidos sejam similares.

Corte de peças precisa de firmeza para montagem profissional

As oficinas de usinagem contam com diversos equipamentos em um espaço dedicado para os serviços propostos. A criação de peças e produtos exclusivos surgem a partir de projetos que facilitam a vida dos trabalhadores e podem ser adaptados em diferentes situações.

Durante a montagem industrial, a presença da morsa em aço inox denota a necessidade de fixação de peças que podem sofrer cortes, utilizando esse elemento como parte fundamental para evitar qualquer tipo de movimentação.

Por ser uma peça fixa, ela permite que peças sejam presas para que os torneiros mecânicos possam moldar a superfície de objetos dentro de processos metalúrgicos usuais. A renovação de peças, ou remodelação de áreas inacabadas de um projeto, são realizados nesse tipo de equipamento.

O investimento inicial pode ser baixo, levando em consideração que o mercado oferece o torno bancada usado por um preço justo e que pode se adequar às necessidades iniciais.

Conforme o aumento de demanda, ou mesmo das peças trabalhadas, é preciso buscar um equipamento maior, ou aumentar a quantidade de tornos, para que possa atender a demanda de maneira adequada, sem prejudicar o andamento dos processos de trabalho.

Tratamento final engloba diferentes equipamentos

A usinagem de peças passa por diferentes processos, além da abrasão em determinadas superfícies. O uso de granalha de aço é útil dentro das oficinas, tendo aplicações diversas, entre elas:

  • Decapagem mecânica de metais;
  • Fosqueamento de superfícies metálicas;
  • Limpeza após fundição;
  • Rebarbação abrangente.

As empresas podem realizar o processo de jateamento seguindo padrões de qualidade estabelecidos e escalas de nível internacional. Isso permite a participação no mercado de exportação.

Para que isso funcione de maneira adequada, é preciso que a granalha para jateamento passe por manutenção preventiva e corretiva periodicamente, verificando os componentes e fazendo as substituições necessárias, quando possível.

Serviços terceirizados atuam em áreas distintas de montagem profissional

O ambiente industrial deve seguir diversas normas regulamentadoras e legislativas relacionadas à segurança do trabalho e proteção ao meio ambiente.

Dessa forma, as empresas devem trabalhar com fornecedores que estejam alinhados na mesma sintonia quando se trata de sustentabilidade. Além disso, devem empregar sistemas que promovam o melhor aproveitamento da matéria-prima e dos meios de abastecimento presentes na planta fabril.

De acordo com os trabalhos realizados na linha de produção, a parceria com fornecedores de chapas expandidas que oferecem remoção de resíduos sólidos industriais para a reciclagem é vantajoso para todos os envolvidos.

A tecnologia voltada para esse segmento está avançada em relação há poucos anos atrás, o que garante o aproveitamento de resíduos de chapas após o corte e dobra final. As técnicas empregadas garantem que as características principais não se percam no processo, como:

  • Alta resistência a desgastes corrosivos;
  • Durabilidade prolongada;
  • Atendimento a diversos segmentos industriais;
  • Tamanhos e formatos personalizados.

A matéria-prima pode variar entre o alumínio, o aço ou o ferro, sendo resistentes e duráveis, refletindo em custo-benefício satisfatório. Mesmo os materiais reciclados podem ser empregados em diferentes estruturas sem perder as características originais, desde que os processos sejam realizados de maneira correta.

A sustentabilidade na planta fabril também está na captação, uso, tratamento e disposição da água para os processos industriais, resfriamento de máquinas e limpeza de áreas internas, externas e de veículos.

Por isso a estação de tratamento de água e esgoto, mesmo que pequena, está presente na estrutura imobiliária de uma fábrica. O sistema de encanamento de ambientes como oficinas e cozinhas contam com a limpeza de fossa periódica, para a remoção de gordura provocada por lubrificantes, óleos e alimentos.

A água que retorna à natureza deve apresentar grau de pureza próximo aos cem por cento, para que a legislação ambiental seja respeitada. Fora isso, a empresa pode receber uma multa e, em determinados casos, até mesmo ter as atividades paralisadas até a devida adaptação de tratamento.