Processos de soldagem: conheça melhor alguns deles

Dentro da indústria e de qualquer sistema de manutenção de máquinas, sempre haverá ferramentas gerais e específicas para efetuar diferentes procedimentos e processos. Essas ferramentas são essenciais para o desenvolvimento da produção de maneira fluida e eficiente.

Esse artigo abordará algumas peças e processos que as indústrias e os setores de manutenção de maquinas e ferramentas utilizam.

Processos de soldagem

Dentro dos inúmeros processos produtivos dentro da fábrica e de lugares de manutenção, como de componentes elétricos e eletrônicos, a solda é um elemento crucial para a realização de manutenções eficientes.

Dentro disso nós temos nesses locais aquilo que chamamos de estação de solda.

As estações de solda são utilizadas em bancadas eletrônicas e tem como objetivo ajudar, de forma total, o operador a realizar todas as táticas de soldagem em diversas peças, principalmente em placas de circuito impresso.

Entretanto, essas estações podem ser usadas em outros setores, como na aplicação de tintas, adesivos, secagem de objetos e outros.

De forma geral e demonstrativa, as estações de solda são aparelhos eletrônicos, que são compostos por uma base de metal com controles para ajuste e regulação das funções como ferro de solda ou soprador de ar quente.

De modo geral, esse equipamento de solda pode ser encontrado tanto em modelo analógico, no qual há apenas os controles de regulagem, como pode ser um equipamento digital, com controles e um painel digital para amostragem.

Existem modelos diferentes de estação de solda como as estações de retrabalho (com solda a vapor, onde se encontra diversas peças como o purgador termodinâmico para vapor), estação de solda analógica, estação de solda infravermelha entre outras.

Equipamentos dentro de uma estação de solda

Há diversos equipamentos para que a solda seja feita com eficiência e segurança. Veja alguns desses equipamentos:

1. Manopla de ar para estações de solda

As manoplas de ar, ou sopradores de ar, são essenciais dentro das estações de solda. Isso acontece porque o ar é aquecido e se mantem, por meio delas, a temperatura desejada.

Há uma gama variada de manoplas, com diferentes características. Por exemplo, existe uma manopla de ar que possui um cooler (isto é, uma ventoinha) dentro de seu próprio corpo, e o outro modelo possui apenas a resistência elétrica enquanto o ar comprimido é gerado por meio da base da estação por um compressor de ar.

2. Display de amostragem

São estações digitais que mostram qual temperatura e o fluxo de ar estão sendo usados naquele momento. É ideal para quem precisa saber com precisão todos os dados.

Máquinas de solda

Além da estação de solda, existem as máquinas elétricas de solda que são essenciais dentro de variados tipos de solda.

Existem dois tipos principais de máquinas elétricas de solda como a máquina de solda elétrica transformadora e a máquina de solda elétrica inversora.

1. Máquina transformadora

São as mais presentes dentro do mercado, isso porque ela trabalha com a corrente alternada (CA). Sua composição consiste em bobinas de fio de cobre enrolados em um núcleo. É por causa da posição desse núcleo que as correntes de tensão são alteradas.

Elas aceitam menos tipos de materiais soldáveis (eletrodos ou arames) e também podem consumir mais energia que as máquinas atuais. São modelos mais antigos, porém ainda muito usados dentro da indústria.

2. Máquina inversora

Esse tipo de máquina possui circuitos eletrônicos e as alterações de tensão são mais fáceis de serem controladas. Diferentemente da transformadora, elas trabalham em corrente contínua (CC) e é mais compacta.

A máquina de solda inversora consome menos energia e solda por mais tempo. São mais fáceis de manipular sendo, em alguns casos, até digitais.

Além das máquinas existem diferentes tipos de soldagem que podem ser feitos com elas como:

  • Solda MMA;
  • Solda MIG;
  • Solda TIG;
  • Solda oxigás entre outras.

Na solda MMA são usados aço e aço inoxidável como material consumível. É o sistema mais antigo e usado em siderurgicas e outros setores. São mais eficientes em aço.

A solda MIG é a mais utilizada hoje, a sigla vem do inglês Metal Inert Gás, e é semiatuomática. É uma solda industrial.

A solda TIG (Gas Tungsten Welding) é um tipo de solda industrial podendo ser usada com diversos materiais, inclusive uns bem diferentes como o titânio.

A solda oxigás, é aquela que produz calor e funde o material de base. A união dos materiais é obtida pela fusão de ambas as partes.

A solda, assim como qualquer outro material de resina melamínica, por exemplo, devem ser sempre manuseadas por profissionais para garantir ao serviço qualidade e segurança.