Você reconhece as principais usabilidades do aço inox?

O aço já é utilizado pela humanidade desde 2000 anos Antes de Cristo. Porém, o Aço inox só foi descoberto no início do século 20, por volta de 1912, por Harry Breadley.

Tudo aconteceu porque fabricantes de armas precisavam de um metal com maior resistência ao atrito para evitar a corrosão do interior do cano das armas decorrente do lançamento do projétil.

Apesar dele não ter conseguido o metal específico para as armas, ele conseguiu a liga metálica perfeita para o uso doméstico, em talheres, como o Garfo inox, por exemplo, já que não era facilmente corroído pela saliva e ácido presente nos alimentos. Ele possui algumas propriedades:

  • Resistência à corrosão;
  • Resistência às baixas e altas temperaturas;
  • Bom custo-benefício, por que possui baixo custo para ser feita manutenção;
  • Por ser liso, facilita limpeza;
  • Pode ser moldado;
  • É compatível com os diferentes tipos de decorações nos ambientes.

O aço inoxidável é um composto formado por uma mistura de aço e cromo, que pode conter níquel. E ele precisa necessariamente conter 10,5% de cromo. Mas também outros tipos de elementos podem ser adicionados para dar determinadas características como, por exemplo, titânio, nióbio, molibdênio entre outros.

Este, assim como o cobre, pode aumentar sua resistência à ferrugem e o alumínio, adicionado a liga, pode aumentar a resistência a temperaturas elevadas. Para ser resistente a diferença de temperatura o cromo é fundamental. O inox pode ser classificado em cinco tipos de acordo com sua composição: ferríticos, martensíticos, austeníticos.

Um pouco mais sobre a sua resistência

Os ferríticos contém de 11 a 17% de cromo. Eles possuem grande resistência sob tensão, já os martensíticos contém de 12 a 18% de cromo e o carbono pode variar de um a um e meio por cento. Eles são a forma mais dura, porém, não tolero muito bem a corrosão. Por fim, os austeníticos contém de 17 a 25% de cromo; de níquel, possuem de 7 a 20%.

Este é o tipo mais fácil de soldar e é o tipo mais utilizado, porque é resistente à corrosão e tolerante à baixa temperatura.

Esse tipo de material é muito utilizado em utensílios para casa por conta das características já ditas acima. Um exemplo claro é a utilização tão popular em Pia de inox, opção bonita, mais barata, substituindo o mármore.

Outro elemento que valoriza o ambiente é a Lixeira de inox, discreta mas que adiciona requinte aos banheiros e cozinha, tornando o lixo uma peça que faz parte da decoração.

Existem alguns modelos de lixeiras que facilitam o dia a dia também, como por exemplo, de Lixeira inox com pedal que além de serem bem bonitas e modernas não necessitam o contato com a borda da lixeira porque a abertura é feita com o pé, tornando tudo mais higiênico.

Elas podem tanto combinar com os outros eletrodomésticos como geladeira e fogão formando um conjunto elas simplesmente podem estar escondidas em alguma gaveta e mesmo assim continuar brilhando como a estrela do lixo da sua casa.

Mas engana-se quem pensa que o inox só é uma questão de luxo na decoração doméstica, ele também é necessário em ambiente de trabalho, assim como um consultório veterinário por exemplo.

Esse tipo de material é benéfico por, como já foi citado, não ter nenhuma rugosidade, ou seja, é liso, facilita a limpeza, o que garante a higiene. Isso é fundamental para manter a saúde dos animais e, em hospitais, fundamental para a saúde da vida humana.

Nesse tipo de ambiente é necessário extrema limpeza e  esse material facilita a realização desse processo. Portanto, dá-se preferência à Bancada de inox para examinar os animais em vez da de granito por exemplo.

Agora, por fim, vamos falar de um objeto não tão utilizado nas casas, mas se for colocado da maneira certa pode valorizar o ambiente e pode utilizado até como item de decoração.

Como pode ser utilizada?

Ela pode ser usada de diferentes formas, como mesa de canto, pode ter pintura ou não, inclusive, uma ótima ideia é usar como bar na sua sala de estar.

Ela torna a sua decoração de casa mais moderna, porque hoje em dia está em alta a mistura de estilos dentro de um mesmo ambiente, claro que sempre em harmonia. Estamos falando aqui da Mesa de aço inox.

Usar a mesa de inox como um carrinho de bar é muito simples, basta fixar em cima de um tampo de madeira ou mesmo de inox com rodinhas e decorar da forma que mais gostar. Prateleiras embaixo do tampo da mesa também são bem-vindas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *