Preparando um ambiente para tratamento de efluentes

Se você conhece o que é uma estação de tratamento de efluentes, provavelmente, sabe de todos os seus feitos e tudo o que proporciona para a humanidade – em todos os cantos possíveis do mundo que são usadas.

Ao longo de toda a existência do ser humano, diversas situações ocorrem, como a aparição de lixos, resíduos e tudo mais que for produzido. Porém com a evolução global e da humanidade, cada vez mais o tratamento destes materiais ia evoluindo.

Hoje, é possível controlar muita coisa, como os efluentes domésticos – que são impurezas na água potável – e os efluentes industriais – que são a água de consumo juntamente com todas as impurezas e fluídos utilizados no local.

Para que você entenda mais sobre esse universo o que quanto ele é potente, acompanhe um pouco mais este artigo, pois iremos falar sobre os principais preparos que devem ser feitos para que um local assim funcione.

Sistema de reuso

Sabemos que o tratamento de efluentes é uma reforma de reciclagem da água, pois o bem chega dos encanamentos das cidades e se renova, para de novo voltar ao urbano e proporcionar suas qualidades.

Porém, esses locais também pensam grande e ainda fazem com que seja possível o sistema de reuso de água, que é o aproveitamento da água da chuva, como uma medida totalmente sustentável e inteligente.

Isso também é feito, porque é uma forma totalmente diferenciada de economizar ao máximos os recursos hídricos que já possuem, pois sabemos que água nunca é demais, principalmente, porque é um elemento da natureza totalmente finito.

Seu processo se baseia em captá-las e tratá-las para que seja possível reutilizá-la em locais e situações, como:

  • Lavagem de banheiro;
  • Vasos sanitários;
  • Pisos;
  • Descargas.

Essas são só algumas das opções possíveis. Conhecemos muito esse feito, pois é possível fazer a mesma coisa, só que em menores proporções e isso ajuda muito a natureza.

Motobomba

Porém, não é somente de reuso que esse local funciona, mas também por causa de alguns tipos de maquinários e equipamentos que falaremos a seguir.

Primeiramente, explicaremos sobre o motobomba diesel, que é uma bomba de água que ajuda na transferência do produto de um local para o outro.

Por exemplo, quando em um local agrícola é necessário fazer uma irrigação, essa máquina é ligada e irá puxar a água do ponto onde ela se encontra até outros locais, fazendo um enorme trabalho – sem esforço físico de funcionários.

Filtro

Além dela, há o filtro prensa, que é outro equipamento amplamente utilizado nesses ambientes de tratamento de efluentes e tem a função de separar os fluídos líquidos dos sólidos.

Essa separação faz com que seja possível a limpeza, recuperação e aproveitamento do material, que será tratado novamente por outros tipos de processos que farão que ele se torne apto.

Além disso, esse tipo de filtro tem um custo muito baixo de manutenção e o consumo de energia também é bem menor. Além de, quase não haver falta de aproveitamento na hora do descarte. Ou seja, é essencial para esses locais.

AVCB

Para que um local desse funcione com todos os seus maquinários pesados, etapas e processos, é necessário tomar muito cuidado, principalmente, com possíveis incêndios e outros problemas.

Então, a forma mais segura de fazer com que o local se mantenha protegido é ter um AVC, um projeto corpo de bombeiros chamada extensamente de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

É com ele que todos os ambientes comerciais, indústrias e afins podem funcionar, esse laudo autoriza o funcionamento por causa da aptidão que o lugar possui contra o combate ao fogo.

Proteção contra descargas atmosféricas

Chamado também de projeto de SPDA, esse tipo de proteção, assim como o AVCB, é necessária nesses locais – que é a forma mais fácil e segura de proteger o espaço de raios e afins -, principalmente, porque nosso país possui um reincidente muito alto deles.

Esse tipo de sistema possui variadas opções, porém a mais conhecida é a aplicação de para raios na parte mais alta da edificação, que se liga com cabos terrosos e os raios acabam se concentrando somente neles.

Esses basicamente são os elementos possíveis para que você possa começar a preparar um ambiente para o funcionamento de uma empresa de tratamento de efluentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *