agropecuárias

Práticas importantes nas indústrias agropecuárias

A indústria agropecuária é fundamental para a economia base do Brasil, já que ela é responsável pelo trabalho do cultivo de plantas e demais compostos agrícolas, e também com a prática pecuarista, que tem relação com criação de animais para consumo alimentício da população.

Você conhece as industrias agropecuárias brasileiras? Sabe da importância que esse setor tem para economia do país? Como funcionam os processos? Quais equipamentos e máquinas atuam nesses espaço? Bom, estamos aqui para sanar essas dúvidas.

Nesse texto falaremos, principalmente, das fábricas agropecuárias e trataremos sobre os procedimentos que os responsáveis devem estar atentos para garantir a segurança dos trabalhadores.

Assim como as ferramentas que são utilizadas para proteger o ambiente e melhorar a produção, e também sobre a composição das estruturas e dos sistemas mais importantes para o funcionamento desse setor.

Esses são pontos bastante abundantes em todas as regiões brasileiras, e por isso são práticas essenciais para a movimentação econômica interna, por meio do consumo da população brasileira, mas também para a exportação, principalmente, de produtos agrícolas e carnes bovinas, suínas e aviárias.

Elaboração do espaço e análises do solo

Para a construção de um espaço fabril próprio para o cultivo agricultor, por exemplo, começa com a análise química do solo do local.

Essa análise é imprescindível para determinar se o lugar tem as condições necessária para o cultivo de plantações e fabricação de compostos agrícolas.

Nem sempre o ambiente escolhido terá as condições adequadas, e é isso que será avaliado através da análise dos componentes químicos presentes no solo.

É importante também executar a análise física do solo e também a análise química dos tecidos vegetais das plantas presentes naquela localidade, dessa forma é possível determinar as ações que devem ser tomadas.

Controvérsias nas agropecuárias

Apesar de sua importância econômica para o Brasil, as fábricas pecuárias são cercadas de polêmicas e debates em relação a industria e o meio ambiente.

Como as indústrias agropecuárias trabalham diretamente com elementos presentes no meio ambiente, e a produção está diretamente ligada com o uso de componentes químicos, muitas pessoas não tem certeza de que o modo produtivo é benéfico e inclusive pode ser prejudicial.

Há muita polêmica, por exemplo, em relação a alguns pontos primordiais da produção, tais como:

  • Uso de agrotóxicos;
  • Uso de pesticidas;
  • Espaços para abatedouros;
  • Poluentes;
  • Desgastes naturais.

Para atenuar os possíveis problemas referentes ao meio ambiente, muitas fábricas utilizam produtos orgânicos, que são mais benéficos para o plantio e para o solo.

Esses produtos são criados a partir de estudos sobre a química organica de compostos químicos, fundamentais para o funcionamento do setor agrícola.

Potencialização dos processos

As máquinas utilizadas para a realização dos processos agricultores e pecuários são diversificadas. Elas passam por constantes modificações para atender melhor às necessidades desses setores industriais.

Essa modernização se dá, principalmente, pela aplicação da industria 4.0, que é um conceito novo no setor fabril.

Esse conceito aborda, principalmente, as novas aplicações industriais, para melhorar as práticas de automação industrial, auxiliando as fábricas a partir da injeção de máquinas e sistemas controlados por sistemas computadorizados, por meio de softwares e hardwares.

Essas aplicações otimizam os trabalhos industriais e fazem com que as máquinas estejam mais preparadas para operarem, inclusive nos setores agropecuários.

A tecnologia 4.0 se tornou em imprescindível nos segmentos industriais, atualmente, já que traz uma série de benefícios, como a potencialização, maior eficiência e automatização das atividades das fábricas.

Essas aplicações da tecnologia 4.0 vão desde a criação de ferramentas produtivas como também para máquinas que melhoram a qualidade do ambiente, como os equipamentos de filtragem.

A filtragem de compostos químicos, orgânicos e substâncias utilizadas nesses setores é fundamental para garantir a qualidade dos solos, do ar e consequentemente melhorar a saúde dos trabalhadores.

São muitos os equipamentos dessa área, como o filtro de diesel, usados para a filtragem de componentes provenientes do álcool, muito usados para aplicações nos setores agropecuários.

Por fim, achamos importante mencionar as indústrias de base, importantes setores industriais para propiciar soluções para outros segmentos das indústrias, incluindo o setor agropecuário.

Nas indústria de base, como as metalúrgicas, são usadas matérias-primas para a construção de máquinas industriais, que são aplicadas nos demais setores.

As práticas nesse segmento são variados, e incluem também estudos diversos, como o ensaio de dureza brinell, que é fundamental para determinar a dureza de materiais metálicos presentes nesses espaços.

Dessa forma, fica mais fácil compreender onde e como utilizar o material, potencializado as práticas produtivas.