Pequenos detalhes para melhorar a sua empresa

Quando se tem uma empresa, existem sempre formas de melhorá-la. A busca por evolução deve ser infinita para um crescimento constante acontecer.

Quanto mais rápidos forem os processos, quanto maior for o conhecimento sobre o negócio, quanto mais práticas forem as manutenções, maior o lucro.

É preciso pensar em ter uma empresa funcional, que seja um ambiente organizado e agradável para todos os colabores. Além disso, a preocupação com a segurança e com a inclusão deve existir.

Aumente a organização

Um investimento importante para a empresa é o perfilado perfurado. São estruturas metálicas usadas para auxiliar no sistema de luz, permitem a passagem de fios e cabos, organizando de forma prática esse sistema.

Embora pareça apenas um detalhe, esse material facilita, e muito, a manutenção periódica do sistema de energia da empresa.

Qualquer pequena reforma ocorre de forma muito mais prática. Assim, evita-se futuros transtornos com problemas elétricos, nos quais a operação precisa ser interrompida, gerando prejuízo.

Esse material também é chamado de eletrocalha, pois seu formato se assemelha muito ao de uma calha de telhado.

Essas estruturas podem durar muito mais tempo e são mais seguras quando feitas de metal galvanizado.

A galvanização é um processo que se pode realizar na maioria dos metais e seu principal objetivo é impedir que o metal enferruje.

Basicamente, acrescenta-se uma fina camada de zinco ao material, ou seja, faz-se uso de um metal de sacrifício. A oxidação atinge o zinco, em um processo muito lento, impedindo que o metal protegido sofra corrosão.

Um fator que, sem dúvida, resultará na melhora da sua empresa é ter total controle sobre o que acontece no chão de fábrica. Conhecer a sua empresa facilita o processo decisório e evita situações como desperdícios.

A tecnologia é uma aliada quando se trata de supervisionar todo o processo: o chamado Sistema supervisório conquista o mercado, sendo implementado em diversas empresas.

Basicamente, o sistema coleta dados sobre todos os processos, máquinas e equipamentos, que podem ser acessados pelo supervisor a qualquer momento.

A principal vantagem, talvez, seja que o sistema tira a necessidade de diversos supervisores dentro da empresa, configurando uma economia.

Quando se trata de produção e fabricação, existem padrões de qualidade que devem ser atingidos e eles são muito específicos.

O sistema automatizado  de supervisão garante que todos esses detalhes sejam captados constantemente, em tempo real.

As falhas são identificadas rapidamente e isso diminui os prejuízos da empresa causados por falha no processo de produção.

Essa realidade é atingida por meio da compra de diversos sensores para as diferentes máquinas da empresa, visto que o sistema por si só não possui o poder de realizar as medições.

As principais funcionalidades e recursos desses sistemas são:

  • Tags;
  • Telas sinóticas;
  • Alarmes e eventos;
  • Análise de tendências;
  • Históricos;
  • Relatórios;
  • Operação remota do processo.

Seja inclusivo

Toda empresa deve mostrar preocupação com o público com deficiência física ou intelectual. Como se sabe, é obrigatório que uma grande empresa possua funcionários integrantes desse grupo em seu time.

Entretanto, não adianta de nada contratar essas pessoas se a empresa não conta com acessibilidade.

Não só isso, mas a preocupação com possíveis clientes ou colaboradores que possuam necessidades especiais também deve ser constante.

As possíveis mudanças estruturais da empresa que podem ajudar esse público são diversas.

Um bom exemplo são os sanitários: é necessário que haja uma cabine para pessoas com deficiência.

Essas cabines são mais espaçosas, contam com estruturas de apoio para essas pessoas e também podem possuir um botão de pânico, que pode ser acionado pela pessoa em casos de emergência, chamando por ajuda.

Outro exemplo indispensável é a Plataforma de acessibilidade para escadas.

 As escadas são uma constante preocupação na vida de uma pessoa com deficiência, limitando o acesso a diversos ambientes e gerando muito transtorno quando são obstáculos de passagem obrigatória.

Assim, é possível que a empresa possua elevadores, equipamento muito útil para cadeirantes. Mas, para um investimento menor e mais prático, a plataforma de acessibilidade já é perfeita. 

Em resumo, todo detalhe que promover qualidade, agilidade e produtividade deve ser considerado.

Isto é, funcionários mais satisfeitos e que possam se locomover livremente mesmo possuindo deficiências são funcionários mais produtivos.

Assim como automatizar processos pode levar mais conforto e mais precisão.

Planeja-se que a empresa exista por muitos e muitos anos, certo? Então o pensamento principal deve estar sempre no longo prazo e não no agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *