Partes importantes para a medição na indústria

A medição e o controle dos processos são muito importantes para gerar, uma última análise, os melhores resultados possíveis em relação de recursos, máquinas, desempenho, proteção ambiental, segurança, entre outros, em um processo de produção.

Os instrumentos de medição para a indústria, referem-se a equipamentos e dispositivos que servem a engenheiros ou técnicos para medir com uma precisão, registrar ou converter variáveis dentro de um processo industrial e, em seguida, transmitir e controlar esses dados para os fins necessários.

Geralmente os dispositivos de medição e de controle de processos possuem algumas características físicas como:

  • fluxo;
  • pressão;
  • força;
  • temperatura;
  • vazão;
  • velocidade;
  • peso;
  • umidade;

Além disso, existem outros produtos complementares de automação que são utilizados na obtenção de dados para tornar os processos de medição mais rápidos e eficientes.

A implementação de um sistema de medição, pode ser complexa para conseguir executar corretamente as funções de medir, controlar e monitorar todos os elementos de uma unidade industrial.

Os dispositivos de medição são aplicados em muitos tipos de máquinas, como por exemplo, reatores, aquecedores, bombas, fornos, prensas, refrigeradores, compressores, condicionadores de ar, entre outros.

Ou seja, resumindo, os instrumentos de medição são ferramentas utilizadas para medir quantidades físicas ou químicas usando unidades de medidas, como amperes, volts e outros, podendo utilizar um multimetro, por exemplo. De maneira precisa para gerar informações corretas.

As medidas seguem as definições e especificações de acordo como o Sistema Internacional (SI) no que diz respeito à exatidão, precisão, reprodutibilidade, resolução, tempo de resposta, linearidade, ruído, massa e peso, calibração, entre outros muitos para ter validação técnica.

Temperatura

A temperatura é uma variável muito importante para a indústria, pois consegue identificar ganho ou perda de calor nas substâncias usadas, a fim de garantir ótimos resultados nos produtos e na preservação dos equipamentos em si.

A variação de temperatura de um determinado corpo afeta diretamente sua expansão e com poucas exceções, todos os tipos de corpos, como gasosos, sólidos e líquidos sofrem dilatação quando a temperatura sobe ou cai.

Portanto, é importante saber os coeficientes de expansão ou dilatação, calor, transferência de calor e calor específico, além de outros fatores como a capacidade térmica e escalas de temperatura para conseguir controlar corretamente a aplicação de medições de temperatura.

Entre os produtos para medição de temperatura, existem algumas variações de equipamentos medidores e controladores, como sensores de temperatura RTD, indicadores portáteis, termômetro infravermelho, sondas, equipamentos de calibração, entre outros.

Vale lembrar que o importante é que, o termometro, sendo digital ou analógico, assim como outros instrumentos de medição precisa estar dentro das normas técnicas estabelecidas, e dentro da validade, pois a medição de temperatura incorreta pode acabar gerando problemas durante os processos de produção comprometendo qualidade do produto.

Vazão

Determinar o controle e o balanço de materiais é outro processo muito importante para diversas operações na indústria. Por isso que Medidor de vazão de ar é tão valorizado pela Instrumentação Industrial.

As principais variáveis encontradas são medidas a partir de sua vazão, que é obtida através da contagem da quantidade correta de líquidos, gases e sólidos que passa por um espaço e em um determinado tempo.

A quantidade total movimentada no aparelho pode ser medida em determinadas unidades de volume como litros, mm3, cm3, m3, galões, pés cúbicos ou em unidades de massa como g, Kg, toneladas, libras, além da vazão instantânea, dividida por unidade de tempo como litros/min, m3/hora, galões/min.

Existem alguns tipos diferentes de vazão. Eles pode ser divididos entre a vazão volumétrica, que é o volume de líquido que passa em um ponto em um espaço de tempo, e a vazão que é o tanto de massa de um fluido que atravessa a seção de uma tubulação em uma quantidade de tempo.

A Instrumentação Industrial possibilita uma variedade de medidores de vazão, como o medidor de vazão para gases, por exemplo. A especificação e a seleção dos medidores exige um conhecimento e informação corretas sobre o fluido, características de operação a ser realizada e instalação.

Este modelo consegue medir dois tipos de variáveis ocorrentes em processo e em um único instrumento, ou seja, o medidor de vazão para gases, consegue medir a vazão dos gases sem a necessidade de compensação de temperatura ou pressão em diversas unidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *