serviços industriais ar comprimido

Os serviços industriais e suas características principais

As indústrias são fundamentais para o nosso cotidiano afinal é por meio delas que a grande maioria de nossos utensílios, serviços e equipamentos são produzidos. Mas, para que tudo seja feito com qualidade e segurança é necessário elaborar uma série de sistemas e lógicas de produção.

Esses sistemas estão presentes tanto nas metodologias, ou seja, em como se é feito, como na infraestrutura, como o desenvolvimento de um projeto elétrico industrial, o instalador de câmeras para monitoramento da produção e de seus operários, e muitos outros componentes e sistemas.

Neste sentido no artigo abordaremos sobre alguns elementos fundamentais para que o ambiente industrial seja eficiente e seguro, bem como a produtividade aumente e seja possível criar estratégias de vendas melhores.

Compreendendo a montagem industrial

Quando uma indústria está sendo composta é importante que ela saiba tudo o que será necessário para a construção de um espaço eficiente e seguro. Esse procedimento é conhecido como o serviço de montagens industriais.

As empresas especializadas nesse setor irão indicar todos os processos que serão fundamentais para que indústria funcione de forma segura e que consiga atender a todas as demandas. Também são realizados diversos serviços como:

  • Equipamentos;
  • Estruturas metálicas;
  • Sistemas de geração;
  • Distribuição de energia elétrica.

Assim, esse ponto é fundamental para o desenvolvimento de um ambiente agradável e seguro.

O projeto elétrico industrial e outros serviços

Outro componente essencial para o desenvolvimento da indústria é o projeto elétrico industrial. Como sabemos, as fábricas possuem inúmeras máquinas e ferramentas que, na maior parte do tempo, funcionam de forma simultânea.

Assim, é fundamental que o sistema elétrico suporte toda carga e potência, e que o gestor possa ter alguns sistemas de controle de todo esse procedimento.

Dessa maneira é necessário a contratação de um engenheiro elétrico que analisará as demandas da indústrias, os tipos de máquinas a serem utilizadas, a infraestrutura do espaço, para definir como serão as instalações, os circuitos e como se dará a montagem de painéis elétricos que é a central nervosa, ou seja, o local em que ficam reunidos a central elétrica.

Portanto, para que a indústria esteja prevenida contra curtos circuitos e prováveis incêndios que são consequência disso é fundamental que o projeto elétrico seja elaborado.

Os compressores de ar industriais

Muitas indústrias como as químicas, alimentícias e automotivas usam um tipo de equipamento que é conhecido como compressor de ar comprimido. Esse equipamento é uma fonte de energia vital para que as operações cotidianas dessa indústria sejam realizadas.

Para cada tipo de demanda há um modelo de compressor que deve ser usado. Portanto, abaixo trataremos sobre os diferentes tipos de compressores, que podem ser divididos em duas categorias principais de acordo com o seu deslocamento, os dinâmicos e os compressores de deslocamento positivo.

Os compressores de deslocamento positivo trabalham jogando ar para uma câmara que diminui o volume e então comprime o ar.

Quando a pressão é atingida, uma porta ou válvula abre o espaço e o ar é descarregado. Os tipos mais comuns de compressores são os de pistão, compressor de ar parafuso, compressor de palhetas e outros.

Já os compressores de deslocamento dinâmico são aqueles enquadrados nos compressores centrífugos e compressores axiais. Nesses modelos há um componente rotativo que transmite sua velocidade ao ar e este é convertido em energia de pressão.

Assim, esses compressores usam a força centrífuga realizada por um impulsor giratório que acelera e desacelera o ar capturado, no processo de pressurização.

Alguns tipos de compressores falaremos com mais detalhes abaixo.

1. Serviços para compressor de parafuso rotativo injetado por óleo

Esse tipo de compressor é usado em muitos setores como o de mineração. construção e exploração de energia. Tem seu acionamento por motor elétrico ou diesel e é do tipo de deslocamento positivo.

2. Compressores rotativos de anel líquido

Compressores rotativos de anel líquido são conhecidos como de pistão líquido. Este modelo possui um anel em que as palhetas são fixadas no rotor. Assim, o furo do estator permite que o ar circule com o rotor excêntrico ou elíptico. Esse também é um modelo de deslocamento positivo.

Portanto vimos que para que uma indústria funcione de forma segura e eficiente é importante que se invista em um projeto elétrico industrial, manutenção de redutores, manutenção de máquinas industriais e que os compressores usados sejam de acordo com as necessidades dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *