serviços

Os serviços de manutenção e o ambiente industrial

Que a indústria é responsável elementos essenciais para o cotidiano, não existem dúvidas. Mas, para que a indústria preste serviços de produção com qualidade, ela precisa seguir diversas normas técnicas.

Essas normas são estabelecidas por órgãos regulamentadores, e vão desde a produção industrial, a segurança dos funcionários, distribuição de equipamentos de proteção, até segurança dos equipamentos e produtos.

Por isso, a indústria precisa contar com empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial com o objetivo de realizar esse serviço de forma preventiva. Essas empresas podem realizar a manutenção de vários equipamentos de segurança, desde a verificação das válvulas, até os sistemas hidráulicos e pneumáticos.

Os benefícios de contar com empresas especializadas nesse serviço, é apresentar maior qualidade na produção, além de reduzir os riscos de acidentes.

Serviços de Calibração de Fornos

Dentro da indústria, existem alguns procedimentos que são complexos e envolvem temperaturas elevadas Por isso, em alguns segmentos industriais, existem fornos utilizados para a fundição de peças.

Porém, esses fornos estão em elevada temperatura e precisam se adaptar de acordo com o material que será fundido ou cozido. Diante disso, o Serviço de Calibração de Fornos torna-se indispensável.

Calibrar é o mesmo que ajustar um material para o estado correto para realização de atividades. Com o uso intenso e constante, os fornos podem ficar desajustados, perdendo a temperatura necessária para realizar as tarefas. Isso traz impactos na qualidade da produção industrial e por isso, a calibração é tão importante para regular a temperatura dos fornos industriais.

Além disso, outro problema que pode ser causado pelo desajuste de temperatura, é o sistema apresentar um tipo de temperatura que, na verdade, está abaixo ou acima do que é necessária. Isso pode causar um acidente, como uma explosão dentro da indústria, comprometendo a segurança de todos.

Esse tipo de serviço pode ser realizado com diferentes modelos calibradores, como é o caso do calibrador manual, automático, de congelamento, infravermelho e de metrologia.

Isso porque não existe somente um tipo de forno ou de sistema de calibragem, e por isso, a equipe que realiza o serviço de calibração precisa ser especializada para realizar uma avaliação prévia do material a ser calibrado.

Diante disso, as pessoas que atuam nesse serviço avaliam:

  • O sistema térmico;
  • O tipo de forno industrial;
  • Funcionamento da cadeia de produção;
  • Tipo do instrumento de calibração.

Essas são apenas algumas das ações realizadas para garantir que esse sistema funcione corretamente e sem risco de acidentes. E além desse tipo de serviço, outros sistemas também precisam de manutenção industrial.

Os serviços do alinhador a laser industrial

Quando falamos sobre a manutenção de máquinas, sobretudo, as máquinas rotativas, é importante citar o Alinhador a laser industrial. Esse tipo de equipamento é utilizado na manutenção dessas máquinas, gerando um nivelamento para o alinhamento geográfico.

O uso desse equipamento é importante porque proporciona a redução no consumo de energia elétrica, além de evitar que a máquina superaqueça. Isso é importante pois contribui para que os rolamentos, assim como suas peças internas, funcionem na temperatura correta.

Além disso, as máquinas que contam com esse tipo de manutenção a laser adquirem outros benefícios como:

  • Redução das vibrações e ruídos;
  • Evita o desgaste da máquina;
  • Mantém o equipamento funcionando corretamente;
  • Aumenta a vida útil das peças;
  • Evita danos nos elementos de composição;
  • Aumenta a durabilidade do material.

Ou seja, vale a pena contar com esse tipo de serviço. Outro equipamento que pode ser utilizado para acabamentos de peças e que também precisa de manutenção, é a Morsa giratória universal, que é um equipamento metálico fundamental em acabamentos e manuseio de materiais que serão moldados.

Manutenção do sistema hidráulico

Por fim, vale a pena citar sobre o sistema hidráulico e sua importância no deslocamento de fluidos para geração de energia e movimento de bombas.

Para compor esse sistema, várias peças precisam de manutenção, como é o caso do engate rápido para mangueira. Esse equipamento é acoplado na tubulação e nas saídas desse fluido, com o objetivo de facilitar o deslocamento e melhorar as conexões. Essa peça precisa de manutenção para evitar vazamentos.

Além disso, esse sistema é composto por vários filtros, entre eles, os filtros industriais de agua, que devem ser trocados para não acumularem sujeiras e impurezas, para evitar a contaminação do sistema.

Por isso, investir em serviços de manutenção e em uma equipe especializada para realizar as atividades, é essencial para manter a segurança dos colaboradores e o funcionamento de todos os elementos da linha de produção industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *