Os erros mais comuns em uma gestão industrial

Ter uma boa gestão empresarial é algo essencial para o bom funcionamento da indústria, seja ela de grande ou pequeno porte. Existem muitos documentos, muita gente para administrar, sem contar os outros processos e demandas da produção em si. Qualquer erro na gestão pode comprometer a produção e, consequentemente, o lucro.

Algumas medidas precisam ser pensadas especialmente para a gestão, prezando pela qualidade e eficiência da administração de sua indústria.

Prezando por uma boa gestão, vamos elencar alguns erros mais comuns que podem atrapalhar o andamento do negócio.

Como obter a confiança de seu público?

Ter renome no mercado é uma grande porta de entrada para ampliar seu negócio. Para conquistar seu lugar, basta produzir a demanda que será possível cumprir, além de nunca atrasar a entrega da mercadoria.

A desconfiança pode acabar com o seu negócio, não trazendo mais clientes e fazendo com que muitos parem de comprar com você.

Como desenvolver a sua indústria?

Para que uma indústria cresça, evidentemente, ela vai produzir mais. Mas para isso haverá mais gastos. Um crescimento estável é muito melhor do que uma superprodução, que pode levar à exaustão os trabalhadores.

Tenha um bom planejamento, prezando por cultivar uma constante da demanda condizente com sua capacidade de produção, assim é possível atingir a produção e entrega, com qualidade.

É fundamental ter em mente que a manutenção preventiva não significa, de forma alguma, apenas ter mais despesas.

Salientamos que trata-se, na verdade, de um investimento, sendo necessário ser entendida como uma ação estratégica, incluída em seu planejamento.

Não espere uma máquina entrar em erro ou até mesmo perder parte da matéria-prima, faça periodicamente uma revisão geral antes que seja tarde demais.

Aja antes da falha para não ter futuros gastos

Faça uma manutenção em todas as máquinas e equipamentos, atestando que não existam interrupções no processo de produção, perda de matéria-prima e até acidentes com os trabalhadores.

Esses problemas podem sair muito mais caro do que realizar a manutenção periódica, afinal, acidentes podem ocorrer a todo momento, tornando-se despesas (não planejadas), em seu orçamento.

Atualmente, existem empresas de manutenção industrial muito competentes e comprometidas, no mercado. Além de realizar uma vistoria completa em sua indústria, podem dar consultoria com dicas de como aperfeiçoar seus equipamentos e máquinas.

Esse tipo de manutenção industrial tem como objetivo aumentar a vida útil de uma máquina, realizando procedimentos necessários para manter ou restaurar, seja um componente, peça e, em casos mais caóticos, a máquina inteira.

Isso torna a manutenção industrial um ponto crítico na estratégia e planejamento de qualquer empreendimento, afinal a manutenção interfere diretamente na eficiência e a excelência de sua produção.

Conheça alguns tipos de manutenção

As opções são divididas em três graus de danos, emergencial (quando um defeito pode trazer riscos à operação ou ao trabalhador), crítico (grave, porém pode ser programada e executada no período de uma semana) e normal (as manutenções podem ser planejadas a partir de 7 dias da emissão):

  • Manutenção preditiva – É considerada a mais moderna e eficiente, pois atua na inspeção contínua de equipamentos e máquinas com o objetivo de identificar irregularidades que podem surgir. Prevendo uma futura falha, sendo possível evitá-la antes do erro;
  • Manutenção corretiva não planejada – Ocorre quando um equipamento falha ou tem uma diminuição expressiva em seu desempenho de modo não planejado;
  • Manutenção corretiva planejada – Em situações onde a máquina demonstra sinais iniciais de desempenho reduzido, é possível realizar um planejamento para que a manutenção seja feita;
  • Manutenção preventiva – Objetiva prevenir falhas, pois sofre uma vistoria periódica;
  • Manutenção Detectiva – É capaz de detectar falhas ocultas;
  • Engenharia da manutenção – Essa opção conta com o conhecimento técnico do engenheiro na aplicação de técnicas modernas para testar o desempenho do equipamento.

Outra dica é entrar em contato com empresas de cabeamento estruturado sp que oferecem um sistema onde não exista interrupções de sinal, promovendo uma conexão mais rápida, promovendo uma ligação maior de informações operacionais, além de interferir, positivamente, na produtividade e, consequentemente, amplia os lucros.

Além disso, obter esse tipo de serviço permite que dados de voz e multimídia sejam transmitidos através do mesmo cabo, garantindo uma infraestrutura eficiente.

Já as empresas de automação industrial têm objetivo deixar sua empresa mais eficiente através da redução no consumo de energia e matéria-prima, além de diminuir as emissões de gases poluentes.

É possível encontrar esse serviço nas indústrias automobilística, química, na produção de embalagens, mineração e papel – sendo esse um serviço de criação de sistemas e padronizações de fabricação de forma repetitiva e controlada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *