indústria borracha

Os benefícios dos lavadores e borrachas na indústria

A indústria é uma área de grande importância na sociedade, com muitas empresas de pequeno, médio e grande porte que realizam serviços de manutenção de maquinário e produção de mercadorias. Existem segmentos que são diferentes entre si, mas, que pode se ajudar para aprimorar a qualidade dos produtos.

O uso de matéria-prima de boa procedência é o segredo para conseguir um resultado satisfatório, com mercadorias que atendem às necessidades dos clientes.

Máquinas e equipamentos de alta potência e uma equipe de colaboradores experientes completam os requisitos para conseguir trabalhar com segurança e qualidade.

A relevância de materiais versáteis na indústria

Na indústria são utilizados diversos tipos de matérias-primas, desde as simples até as mais complexas. Um rolo borracha, por exemplo, é usado em diversas áreas como um revestimento de superfícies.

Os pontos positivos consistem em: alta resistência e durabilidade ao item que será revestido, qualidade e proteção por um longo período. Os cilindros são itens que recebem a aplicação de camadas do rolo emborrachado para a aumentar eficiência da estrutura.

O processo de produção dos rolos de borracha é feito com diferentes tipos de borrachas. O polisopreno (borracha natural) possui uma excelente faixa de dureza e é um dos mais usados para a produção dos rolos. Este tipo de produto é muito procurado por empresas especializadas em revestimentos para cilindros.

As vantagens do rolo de borracha são: 

  • Manuseio simples;
  • Resistência;
  • Vida útil;
  • Manutenção prática;
  • Fácil aplicação;
  • Grande elasticidade;
  • Força a abrasão;
  • Capacidade de isolamento acústico.

Estes são alguns pontos deste material que merecem destaque. O modo de conseguir utilizar o rolo emborrachado é pesquisando em fábricas, empresas ou lojas especializadas nesta matéria-prima e fazer a aquisição. O preço pode variar conforme o tamanho do rolo, mas a borracha é um material de excelente custo-benefício.

O rolo de borracha consegue resistir a altas temperaturas, rasgamento, deformação, alongamento, elementos abrasivos e outros fatores que exigem muito do material. Por isso a qualidade é tão importante.

O uso dos cilindros no ambiente industrial 

Diversos equipamentos e máquinas que são utilizadas na indústria dependem dos cilindros para o funcionamento. Para aumentar a durabilidade desta peça, as empresas realizam investimentos na compra de revestimentos para proteger a estrutura contra fortes impactos e amassados que podem comprometer a qualidade.

Os revestimentos de cilindros com borracha aumentam a vida útil do item. O neoprene, EDPM e nitrílica são os tipos de borrachas mais utilizadas para conseguir criar um excelente revestimento e assim proteger de modo eficiente as peças.

O papel dos lavadores industriais 

Os lavadores são equipamentos projetados para fazer a remoção de poluentes presentes nos ambientes das empresas. A diversidade de processos que as companhias realizam geram muitos poluentes e sujeiras que só podem ser removidas com o uso de máquinas especiais.

O lavador de gases é um equipamento usado no controle de poluição do ar, com objetivo de fazer toda a remoção do material particulado de fluxo de gás.

O aparelho possui um bico e mecanismo de água pressurizadora que aumenta a potência e consegue remover toda a poluição e uma grande quantidade de substâncias que ficam particuladas no ambiente.

Possuem baixo consumo de energia, alta eficiência, investimento baixo e capacidade de resfriamento dos gases. Sobre as aplicações, consistem em:

  • Despoluição de tanques de galvanoplastia;
  • Lixamentos;
  • Moagem;
  • Vapores de gorduras em cozinhas industriais;
  • Fuligem;
  • Névoa de tinta;
  • Talco;
  • Controle de odores;
  • Batimentos de vapores ácidos e básicos;
  • Pó de carvão.

Estas são algumas das possibilidades que as empresas podem ter ao utilizar os lavadores de gases nas atividades industriais. 

Os pontos positivos dos lavadores são: coleta de gases e materiais, remove com eficiência o material particulado, não cria uma fonte secundária de pó, baixo custo de aquisição, realiza processos de corrente gasosa em alta pressão, etc.

lavador de fumaça é um equipamento muito importante, pois tem um conjunto de itens que consegue diminuir a quantidade de poluentes em um ambiente. Em locais industriais e científicos este lavador promove uma limpeza de qualidade, segurança e eficiência. 

Portanto, a utilização de matéria-prima de boa procedência, equipamentos específicos e ter um local apropriado para a utilização são formas de realizar um trabalho que gera bons frutos, com reconhecimento do público, crescimento e oportunidades para consolidar a empresa na área de atuação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *