Opções para o tratamento de água e controle de fluxo

A água é um recurso natural muito importante para o nosso dia a dia. Nós a usamos para beber, cozinhar, para a higiene diária, limpeza, trabalho, produção de mercadorias dentre diversas outras necessidades. Mas, para usarmos a água, é necessário que – antes – ela passe por um tratamento para ficar livre de componentes prejudiciais à saúde.

Apesar de as concessionárias já realizarem o tratamento da água, nós também precisamos reforçar esse tratamento, pois a água pode ser contaminada novamente por meio de encanamentos antigos e sujos, torneiras etc.

Este artigo traz algumas opções de tratamento de água que você pode encontrar, além de esclarecer por que esse tratamento é importante. Confira.

Por que o tratamento de água é importante

Antes de falarmos sobre as opções de tratamento de água que você pode encontrar no mercado, precisamos falar da importância desse tratamento.

A água sem tratamento é um risco para a saúde, para que isso mude, é necessário tratá-la corretamente para que se torne potável.

Para isso, a água precisa passar pelos processos de limpeza e descontaminação, que ocorrem por meio de procedimentos físicos e químicos.

Esses procedimentos tornam a água adequada para o consumo, livrando-a de qualquer tipo de contaminação e evitando a transmissão de doenças.

Nas estações de tratamento, os cuidados com a água envolvem as seguintes etapas:

  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Desinfecção;
  • Fluoretação;
  • Correção de PH.

Esses processos são possíveis por meio de equipamentos e produtos químicos adequados.

Agora que você já sabe porque o tratamento da água é importante, no próximo tópico poderá conferir algumas opções de tratamento.

Equipamentos para tratamento de água

Existem diversos equipamentos e produtos disponíveis no mercado para o tratamento de água e outros utilizados nas indústrias.

Um dos equipamentos mais conhecidos nesse cenário é a bomba centrífuga multiestágio, muito utilizada no setor industrial.

Na prática, esse equipamento é responsável por bombear líquidos para elevar, pressurizar e transferir o líquido para outros lugares.

A diferença desse tipo de bomba para as demais é que sua estrutura conta com diferentes estágios e cada estágio proporciona um tipo de energia para o fluido.

Outro equipamento também bastante conhecido é o pressurizador de água. Trata-se de uma opção para problemas relacionados à pressão da água, pois este equipamento aumenta a intensidade da pressão, consumindo baixa eletricidade.

Eles também auxiliam no bombeamento de água de caixas d’água ou tanques cisternas, principalmente em locais com a presença de aquecedores que acabam por provocar uma perda de vazão.

O pressurizador de agua pode possuir uma eletrobomba que possui funcionamento automático, acionado quando um ponto de consumo é aberto e desligado quando o registro é fechado.

Em alguns locais, a pressão da água é baixa e isso faz com que o seu uso diário seja dificultado. Principalmente em residências, locais como banheiros e cozinhas não podem ter baixa pressão de água.

Por conta disso, muitas pessoas adquirem o pressurizador para chuveiro, que aumenta a vazão de água, tornando o banho muito mais agradável. A vantagem desse equipamento é que ele é bastante versátil e pode ser utilizado nos mais variados modelos de chuveiro.

Se você sofre com esse problema de baixa pressão de água, com certeza os pressurizadores irão te ajudar a acabar com esse problema de uma vez por todas.

Aliás, baixa pressão de água também é muito comum em edifícios e para resolver esse problema de vazão, muitos optam pela instalação de um sistema de pressurização de água.

Esse sistema opera com duas bombas integradas, sendo uma em atuação e outra em espera, realizando o ciclo de pressão das tubulações.

É importante ressaltar que esses equipamentos são fabricados de acordo com as normas ABNT e INMETRO, para que seja possível garantir a segurança do sistema hidráulico.

Por fim, para quem deseja se certificar de que a água que está consumindo está devidamente tratada, existem os equipamentos para análise de água.

Esses equipamentos oferecem resultados qualitativos e quantitativos das condições da água, fazendo a leitura em uma escala de cores. São equipamentos que facilitam as análises físico-químicas e bacteriológicas, assegurando de que a água esteja livre de micro-organismos prejudiciais à saúde.

O tratamento de água é extremamente importante para a saúde e para a qualidade de vida. Não importa o quanto de água você consuma diariamente, ela precisa ser devidamente tratada, só assim nós garantimos a segurança e a qualidade que precisamos.