equipamentos

O papel dos equipamentos e peças no ambiente industrial

O segmento da indústria tem grande relevância na sociedade, pois permite fabricar diferentes mercadorias e equipamentos,  e assim atender as demandas dos clientes.

O caminho para o sucesso está relacionado diretamente a um bom trabalho e um planejamento eficiente com todos os objetivos e metas.

Escolher qual será o produto fabricado, a matéria-prima e o maquinário correto é essencial para conseguir executar uma boa produtividade na empresa.

Ter uma equipe de funcionários experientes e capacitados é importante para aumentar o volume de trabalho, além de facilitar a rotina, tornando-a mais dinâmica.

A pertinência dos cilindros no ambiente industrial

Os cilindros hidráulicos são peças que podem ser utilizadas em diversos setores da indústria.

A qualidade, durabilidade e fácil aplicação são fatores que chamam a atenção e fazem com que as empresas comprem este componente para agilizar as atividades produtivas e aumentar a fabricação em larga escala.

Existem diferentes modelos de cilindros, por isso pesquisar as funções de cada um é essencial para encontrar o ideal para os processos da empresa.

O cilindro pneumático compacto tem a função de ajudar na movimentação das partes móveis das máquinas e equipamentos.

Em resumo este componente atua como os músculos do maquinário, potencializados os procedimentos de automação industrial. Na fabricação do cilindro são utilizados diferentes tipos de liga metálica e aço inox.

Estes materiais aumentam a qualidade, beneficiam a movimentação das máquinas e ajudam na resistência e durabilidade da peça.

As vantagens do cilindro pneumático se resume em:

  • Ótimo desempenho;
  • Flexibilidade;
  • Adaptável a diferentes ambientes e aplicações;
  • Peso reduzido;
  • Diversas opções de montagem;
  • Design que contribui para uma boa eficiência.

O pistão pneumatico é um componente que faz parte dos processos pneumáticos e podem atuar junto dos cilindros.

Esta peça pode executar movimentos conforme a pressão de um fluido, por exemplo, gás pressurizado que auxilia na geração de força para os movimentos do pistão.

O formato em haste facilita no sistema de produção, já que o pistão fica em contato com a transmissão de força mecânica.

As principais aplicações deste componente são: sistemas de tração, articulação, compressão, freios de alguns veículos, bombas para bicicletas, elevação de cargas, entre outras possibilidades.

Com o funcionamento eficiente e constante permite segurança, agilidade nos processos e aumentar a produtividade para atender as demandas dos clientes com excelência.

Equipamentos que promovem versatilidade

A bucha de bronze é um componente que visa dar maior sustentação de eixo, graças ao formato cilíndrico oco, com um mancal de deslizamento.

É muito utilizado na área de metalomecânica, por conta das suas propriedades de antifricção e deslizante, impede a corrosão, baixo atrito, permite muitas composições e ligas, resistência a impactos e choques.

O papel dos equipamentos de movimentação

Os investimentos em máquinas e veículos que ajudam a otimizar tempo de serviço e o processo de movimentar os materiais e mercadorias finalizadas podem render muitos ganhos.

No mercado especializado em equipamentos de movimentação há muitas opções com diferentes capacidades e velocidades.

Os mais utilizados no ambiente industrial são:

  • Empilhadeiras;
  • Transportador de roletes;
  • Guindastes;
  • Esteiras transportadoras;
  • Pórticos;
  • Paleteiras;
  • Transelevadores.

Estes são alguns exemplos dos equipamentos que as empresas de pequeno, médio e grande porte podem utilizar diariamente para conseguir mover de um ponto a outro, materiais e produtos, com segurança e rapidez.

As companhias que não desejam investir na compra de um equipamento, podem investir no serviço de locação. Esta modalidade tem ótimo preço, atendimento personalizado, diversidade de maquinário e a manutenção fica a cargo da locadora.

Uma locação de empilhadeira manual é um jeito das empresas que organizarem o seu estoque e setor de produção.

As vantagens das empilhadeiras se resumem em: precisão, preço acessível, segurança, comodidade, aumenta a velocidade das operações, redução do tempo de parada na produção, entre outros ganhos.

O pneu maciço empilhadeira ajuda na movimentação, concedendo um bom tracionamento, alta capacidade de suportar os impactos que ocorrem durante a locomoção, diminui a pressão que ocorre por conta do excesso de carga, além de ser um ótimo suporte no veículo.

Equipamento essencial na usinagem

O método de usinar consiste em transformar uma matéria bruta em moldes e peças. As empresas deste segmento utilizam uma série de técnicas para conseguir dar o formato e tamanho adequado para cada componente.

A maquina de corte plasma CNC (Comando Numérico Computadorizado) é muito usada para corte e dobra de chapas de aço inoxidável e carbono, latão, bronze, cobre alumínio e outros materiais eletricamente condutores.

Os pontos positivos deste equipamento são: qualidade de corte, maior produtividade, flexibilidade, facilidade na operação, menor custo por peça, entre outros.

Portanto, utilizar máquinas potentes, matéria-prima de qualidade e um bom planejamento é o caminho para atender aos pedidos dos clientes e obter muitos lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *