O checklist definitivo das usabilidades do aço

O aço é uma liga de metal composta principalmente de ferro e carbono. Atualmente, o aço é muito utilizado por sua grande superioridade em relação às outras ligas – considerando o seu preço. Além disso, os processos de fabricação são considerados bem simples e requerem um baixo custo econômico.

Pode-se, nesse processo, também reutilizar a sucata e transformá-la em uma chapa de aço, por exemplo, sendo assim, outro fator que contribui bastante para a redução dos custos do aço. Sua plasticidade também contribui, é possível assim fazer peças de formas geométricas complexas com mais facilidade.

Sua importância industrial é tão grande que uma parte da história foi denominada de história do ferro

O ferro começou a ser explorado por volta de 2000 a.C., mas a idade do ferro foi realmente estabelecida a partir de 1000 a.C. A partir de então, a fabricação do ferro se espalhou pelo mundo, sendo isso possível por causa da abundância dos minérios de ferro na natureza. Os minérios eram colocados em pequenos fornos, depois eram forjados por lâminas quentes.

A diferença entre ferro e aço

Muitas pessoas costumam achar que ferro e aço são a mesma coisa, mas não é. A principal diferença entre eles é que, o ferro é um metal puro, enquanto o aço é uma mistura de ferro e carbono, principalmente. O ferro comercial possui no máximo um teor de 0,08% de carbono em sua composição, enquanto o aço possui até 2% de carbono em sua composição. O que faz o aço ser diferente do ferro é a sua ductilidade, que é a propriedade que representa o grau de deformação até o momento de sua fratura.

Os materiais que não suportam deformações, são considerados materiais frágeis. O aço é um material muito dúctil, ou seja, ele pode ser deformado com grande facilidade e, após o processo, sua forma fixa fica irreversível. Por isso, o aço se tornou muito útil nas indústrias e na produção de materiais resistentes, produzidos nas mais variadas formas.

As utilidades do aço

O aço se tornou muito importante para o desenvolvimento das indústrias, já que possibilitou a construção de maquinarias e ferramentas resistentes com um baixo custo, em relação às outras ligas metálicas. Além disso, os mais variados produtos atualmente são produzidos também com aço, como a caixa de hidrante em aço inox, extintor de incendio e até mesmo utensílios domésticos. A panela feita a partir do aço, por exemplo, possui uma série de vantagens em relação às outras panelas. Seu material evita qualquer tipo de contaminação no alimento.

Além disso, por ser feita de um material mais duro e com mais resistência, permite com que o calor possa ser distribuído de forma mais uniforme e mais eficiente.

Outra utilização do aço é nos aparelhos de academia. Esses aparelhos demandam uma constante flexão sobre suas polias, devido aos movimentos dos exercícios. Por isso, é altamente recomendável o cabo de aço para academia, por ser muito resistente à elementos corrosivos, que danificam o cabo ao longo do tempo conforme o tempo de uso, e à abrasão do cabo nas polias, que danifica o cabo conforme o atrito com as polias.

Dessa forma, a qualidade do serviço das academias fica muito melhor, pois o material usado é de mais qualidade e a empresa tem um gasto menor com a reposição de materiais, uma vez que fazem uso do cabo de aço para academia. Ele pode ser também muito utilizado no setor automobilístico, da construção civil, etc. Esse tipo de cabo possui uma camada de proteção revestida, normalmente em Nylon, o que aumenta ainda mais a sua resistência.

Existem também os produtos que são feitos a partir do aço inox. Ele se caracteriza por ter uma resistência muito mais alta à corrosão e quando submetido a um agente agressivo, ele é inoxidável. Muitas pessoas acreditam que o aço inox é um aço eterno, mas ele não deixa de se deteriorar com o tempo, apenas tem uma resistência muito maior.

Assim, muitos produtos se beneficiaram dessa vantagem, como a chapa de aço inox preço compatível com o benefício do material, que é utilizada em locais que tem um alto índice de oxidação no calor, como um forno, caso contrário, as panelas além de cozinharem de forma menos eficiente por uma má distribuição do calor, também iriam ter um tempo de uso muito menor, já que rapidamente iriam se desgastar e perder a capacidade de cozinhar de forma eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *