O aço e suas aplicações em diversos segmentos

Material de amplo conhecimento pela maioria das pessoas, é sabido que o aço está presente dentro dos lares, e nas mais amplas atividades humanas, escolas, indústrias e etc.

Trata-se, essencialmente, de uma liga metálica constituída de 0,5 a 1,7% de carbono e 98,5% de ferro. Pode apresentar traços de silício, enxofre e fósforo.

Obtido a partir da matéria-prima Hematita, o aço é um material resistente, durável e 100% reciclável.

Onde o aço pode ser aplicado?

Mas algumas curiosidades específicas não são, muitas vezes, exploradas, por estarem presentes nas mais diversas ocasiões, tornando-se invisíveis.

Para isso, a lista a seguir apresenta alguns exemplos de grandes utilidades desse material:

  • No dia a dia: Presente nos instrumentos musicais, eletrodomésticos e cômodos, como, por exemplo, na bancada para cozinha, normalmente representada por balcão em aço inox;
  • Nos transportes: Ele está presente como matéria-prima de todos os meios;
  • Na indústria: Utilizado para fabricação de automóveis e eletrodomésticos, mas também presente nas atividades de usinagem, petroquímicas, entre outros;
  • Na construção: Largamente utilizado na estrutura das edificações.

No entanto, algumas utilidades não são tão evidentes, assim como suas especificidades não são muito conhecidas.

Por esse motivo, levantamos alguns aspectos para demonstrar a importância do aço.

Por que utilizar o aço inox?

De grande importância, o aço inoxidável é composto de 74% de aço comum, 8% de níquel e 18% de cromo. Como o próprio nome sugere, esse tipo de aço não oxida, ou seja, não sofre corrosão facilmente.

Destaca-se, portanto, por ser um material de altíssima resistência à corrosão, conservando as características originais do produto por um tempo muito grande.

Isso ocorre, principalmente, em razão da presença do cromo, por sua reação com o oxigênio, formando uma camada de óxido de cromo que é fina e invisível na superfície do material, dificultando a corrosão do material.

É, portanto, o material ideal para situações onde existe risco de contaminação, por possuir grande capacidade de reter os micro-organismos em relação ao plástico ou ao aço esmaltado, contribuindo, portanto, para a higiene e a saúde.

Ele não altera o aroma, nem mesmo a cor e o sabor dos alimentos e bebidas. Sua aplicação é das mais diversas, sendo presente nos fogões, mesas, coifas, etc.

Por exemplo, o aço 4340, é um aço de tipo inox, muito utilizado em temperaturas elevadas.

Constituído de um liga de cromo-níquel-molibdênio, é usado na atividade de fabricação de componentes mecânicos, como a soldagem, o recozimento e o revenimento, dispondo de um alto nível de resistência mecânica.

Em meio a essa categoria, é válido mencionar as molas de compressão em aço inox, presentes, principalmente, nas indústrias de eletrônicos, têxtil, ferroviárias e de eletroeletrônicos.

Entre os tipos de molas, este apresenta espiras enroladas com um vão entre si. Apresenta enorme resistência e durabilidade, com uma longa vida útil, possuindo um ótimo custo-benefício, seguindo os padrões de segurança em sua confecção.

Por último, podemos falar da importância desse material no tratamento de nossa água doméstica por meio da canalização da água. O aço inox constitui a matéria-prima mais qualificada na constituição das tubulações e dos reservatórios de água.

Um tubo de plástico, por exemplo, possui matéria-prima menos resistente. Já o tubo de ferro, no entanto, pode estar sujeito à ferrugem.

Existe uma enorme porcentagem de água tratada que acaba se perdendo no meio do caminho, antes mesmo de chegar às residências, por conta, justamente, de questões de vazamentos decorrentes de danos ao material que foi utilizado para a atividade.

Sendo assim, pelos critérios apresentados, o aço é um material de maior segurança, e, assim, justifica-se sua enorme importância em nosso cotidiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *