Motivos para utilizar compressores de ar

A procura por compressor de ar preço é grande, afinal, existem diferentes tipos desse equipamento e que consequentemente, atendem a setores variados da indústria, como a automotiva, por exemplo.

A principal funcionalidade do compressor é criar e armazenar o ar comprimido por meio de movimentos mecânicos, que podem ser gerados por gasolina ou energia elétrica.

O ar é forçado no tanque de armazenamento e, dessa forma, a pressão é elevada. Ao atingir um determinado limite, o compressor de ar é desligado e o ar permanece no tanque até a utilização.

Já quando a pressão alcança o limite inferior, o compressor é acionado novamente e ocorre a pressurização do tanque. Entre as principais aplicações, é possível citar:

  • Preencher cilindros de gás;
  • Fornecer ar limpo para conduzir válvulas de sistemas pneumáticos;
  • Enchimento de pneus;
  • Produzir grandes volumes de ar para processo industriais.

Há diferentes formas de se classificar os compressores, como por meio do deslocamento, princípio de operação e por meio da pressão entregue. A distinção através do deslocamento se distinguem em dois tipos principais: roto-dinâmico e deslocamento positivo.

No primeiro caso, é possível citar compressores de ar axiais e centrífugos, em que um componente rotativo tem como principal funcionalidade a transmissão da energia cinética para o ar, ocorrendo de forma eventual a conversão para energia de pressão.

Por meio da forma centrífuga gerada por meio do impulsor giratório, ocorre a aceleração e posteriormente, a desaceleração do ar capturado, ocorrendo assim a pressurização.

Já as alternativas com deslocamento positivo, operam essencialmente forçando o ar em direção a uma câmara onde o volume é amenizado para que ocorra a compressão.

Quando a pressão máxima é alcançada, uma válvula ou porta é aberta e em seguida, ocorre a descarga do ar no sistema de saída de tal câmara, entre os tipos mais comuns.

No caso da categorização por meio da pressão entregue, os compressores com baixa pressão, apresentam descarga de cerca de 150 psi, os de média pressão, cerca de 151 psi a 1000 psi, enquanto os compressores com alta pressão, têm descarga superior a 1.000 psi.

A forma de divisão relacionada ao princípio de operação também conta com três tipos: êmbolo, rotativos e turbo-compressores. Os compressores de êmbolo e de ar rotativo são caracterizados principalmente pela compressão mecânica de um volume fixo de ar por ciclo. Já o turbo-compressor, realiza a compressão forçando o deslocamento com auxílio de um difusor.

Para o que serve o filtro de ar para compressor?

Naturalmente, há diferentes peças para compressor de ar que são incorporadas para otimizar ou viabilizar o uso, como o filtro de ar, que é essencial para que o ar comprimido seja regulado e filtrado. Em algumas situações, também pode ser necessário que o líquido seja lubrificado.

Quando se trata do filtro de ar para compressor, é importante citar que existem diferentes etapas de filtragem que podem ser empregadas para atender ao fator filtro/regulador/lubrificador e, por essa razão, comumente há compartimentos distintos de filtros conectados ao equipamento.

As aplicações do filtro podem ter finalidades diversas, como para atender instrumentação analítica, deixar ambientes mais limpos, processamento de alimentos, além do setor marítimo e de agricultura.

É preciso se ater ao tipo de filtro, pois grande parte das opções excluem partículas pequenas como 6 micrômetros de ar comprimido. Dessa forma, os aparelhos são protegidos pelo filtro e assegura um ar de maior qualidade.

Para o que serve o amortecedor de vibração?

O amortecedor de vibração para compressor é ideal para amenizar os níveis de vibração e impacto, o que possibilita um alinhamento mais eficaz do equipamento. Por esse motivo, o amortecedor deve ser dimensionamento adequadamente, considerando a vibração e o peso do compressor.

Além disso, é um meio de nivelar o compressor e consequentemente, evitar uma lubrificação inadequada dos componentes, o que pode resultar no comprometimento do ar comprimido. Também é válido citar que a vibração pode gerar uma série de problemas operacionais, incluindo a depreciação do equipamento.

Além de acessórios, conforme apresentado ao longo do texto, são diferentes tipos de compressores que podem ser encontrados para atender a diferentes setores.

Normalmente, para aplicações mais simples, um compressor de ar portatil, por ter um porte menor, é buscado, mas para demandas industriais, que comumente exigem maior capacidade, os equipamentos apresentam atributos distintos. Basta identificar as necessidades a serem atendidas para escolher o modelo mais adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *