Conheça alguns modelos de bancada e suas utilidades

As bancadas são extremamente necessárias em residências, presentes em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

E também em estabelecimentos dos mais diversos tipos, como cozinhas industriais de restaurantes, padarias, lanchonetes, hospitais, açougues, dentre outros.

Elas podem ser fabricadas em diferentes materiais, como o inox, alumínio, mármore, granito, etc.

Bancadas para uso residencial

O tipo mais comum é a bancada de inox, amplamente utilizada em cozinhas, por conta da boa resistência e durabilidade do material.

Que não sofre a ação de corrosão, o que é extremamente importante, devido à presença constante de água no local.

Elas podem ser adquiridas prontas em lojas específicas ou feitas sob medida, para atender adequadamente à necessidade do cliente.

Uma vantagem da área da pia com bancada de inox é a facilidade de limpeza após o uso, que pode ser feita com esponjas, utilizando sempre o lado macio, detergentes neutros e um pano seco para finalizar a limpeza do local.

Alguns cuidados devem ser tomados para preservar a integridade da superfície, como evitar a exposição da área à ferrugem, e evitar arrastar objetos pelo material, evitando assim que ele fique com aparência riscada.

Um outro tipo bastante utilizado na cozinha é a bancada de mármore, muito apreciada por sua alta resistência e durabilidade, por ser uma rocha.

O mármore, assim como o granito, está disponível em diversas cores, que podem ser escolhidas de modo a combinar com o restante do espaço da cozinha.

As chamadas pedras polidas garantem um visual bonito ao cômodo, pois têm um aspecto brilhoso em sua superfície.

Assim como o inox, o mármore tem fácil limpeza e é um bom material para bancada de cozinha pela possibilidade de manipulação de alimentos sem grandes riscos de contaminação, basta que o local seja limpo adequadamente.

Esse material também não requer manutenção, o que diminui custos e significa uma preocupação a menos na vida doméstica.

No uso residencial, além da cozinha, o utensílio também é comumente utilizado em banheiros e apresenta outras possibilidades de material:

  • Vidro;
  • Porcelanato;
  • Pastilhas de cerâmica;
  • Madeira (ideal para lavabos).

Bancadas para uso comercial e industrial

Além das casas, muitos negócios precisam de suportes de apoio e para execução de serviços. Neste caso, é feito o uso da bancada industrial.

O material mais utilizado para fins comerciais é o inox, devido à sua alta resistência.

Nos estabelecimentos comerciais, onde a movimentação de pessoas é enorme e a execução dos serviços precisa de ser feita de forma rápida e eficiente, um material resistente se faz extremamente necessário.

Outras vantagens do tampo inox sob medida é o baixo risco de contaminação e transmissão de odores e sabores para alimentos manipulados nesse local, desde que haja correta higienização.

Não basta apenas escolher o material, no caso o aço inox, e achar que o problema está resolvido. Outras especificações precisam ser definidas na hora da aquisição de uma bancada para uso industrial.

A espessura do material é uma delas. É preciso estar atento ao suporte que irá receber o tampo para que não seja colocado mais peso do que o ideal, causando acidentes.

O aço inox também é um material de custo elevado, então é importante encomendar apenas o tamanho preciso para que não haja desperdícios de recursos financeiros sem necessidade.

No caso da aquisição de mesas de inox, muito comuns em restaurantes e padarias, é possível que elas contem com prateleiras para dar suporte ao uso.

Sendo muito úteis para colocação de acessórios de muita utilização como talheres e panelas.

As mesas também podem ser móveis, o que facilita o compartilhamento por equipes de trabalho e uma melhor utilização do espaço.

Fabricação de bancadas

Os profissionais que trabalham com a fabricação de bancadas, seja para uso residencial ou comercial, precisam ter instrumentos adequados para fazer o trabalho de forma segura e eficaz.

Um dos instrumentos mais necessários para a produção do suporte é serra circular de bancada, que serve essencialmente para o corte de madeira.

A máquina possui semelhança com outro equipamento, a serra circular de mão, e a diferença entre elas está no modo de utilização.

No primeiro modelo, o equipamento fica posicionado no chão e a madeira é passada por ele para fazer o corte.

No modelo de mão, a madeira fica apoiada em um local fixo e o operador passa a serra manualmente para fazer o corte. A utilização de ambos os modelos requer bastante cautela e profissionalismo para que não haja acidentes.

As bancadas são suportes extremamente úteis, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais. São muitas as opções de materiais, adequadas para os mais diversos fins.

As mais comuns são as bancadas de aço inox e mármore, que aliam praticidade e beleza ao ambiente em que estão instaladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *