Melhorando os equipamentos de energia da indústria

A parte elétrica de uma indústria é composta pela instalação eletrica realizada com base num projeto desenvolvido pelos engenheiros responsáveis pela obra daquela determinada indústria.

A instalação elétrica é necessária ser planejada em toda obra para permitir o funcionamento de máquinas e equipamentos de uma indústria, por exemplo, até mesmo fornecer iluminação. Porém, ela pode sofrer reformas ao longo do seu período de existência, quando há necessidade de adaptar alguma coisa na rede elétrica interna, trocar algum transformador de energia, etc.

Normalmente, o processo de montagem elétrica de uma indústria é composto pela instalação de infraestrutura necessária para permitir o funcionamento de todo o maquinário, além da instalação de paineis elétricos, quadros de distribuição, fluxo de energia, entre outros.

Esses itens atuam diretamente na quantidade de carga recebida por cada equipamento, fazendo com que ele funcione conforme a sua necessidade de energia, sem sobrecarregar o sistema. A parte elétrica de uma indústria é fundamental para o seu funcionamento.

Além disso, ela também influencia na segurança do local, pois lidar com energia elétrica é algo que traz muitos riscos. Por isso, é fundamental contratar uma empresa de confiança e com experiência para realizar o serviço de instalação.

O preço transformador  varia conforme as suas características e também deve ser levado em consideração o seu custo com manutenção na hora de optar pelo transformador que melhor se adequá às suas necessidades, tanto de fornecimento de energia quanto a sua possibilidade financeira.

O que é o nobreak industrial?

nobreak é um equipamento que faz a regulagem da voltagem e controla a pureza da energia que chega até os aparelhos que estão conectados a ele. Além disso, ele possui uma bateria que fornece energia a esses aparelhos em caso de queda de energia, por exemplo.

Como ele consegue fornecer energia em situações de apagões, ele é considerado melhor do que o estabilizador e o filtro de linha, por exemplo, que são outros aparelhos que possuem a mesma função do nobreak.

Os nobreak, seja um nobreak inteligente ou não, possuem números que fazem a indicação do seu grau de potência, além de informar o quanto de energia a bateria consegue gerar em caso de falta de energia elétrica.

Por meio desse dado, é possível saber por quanto tempo um outro equipamento que esteja ligado ao nobreak pode funcionar em situações de apagão. Além disso, esse número é o que determina quantos aparelhos podem se conectar a ele. Algumas das principais vantagens do nobreak são?

  • Fornece energia para equipamentos em caso de queda de energia;
  • A vida útil dele é de, em média, 3 anos;
  • Evita a queima de aparelhos eletrônicos;
  • Pode ser ligado ou desligado mesmo na falta de energia.

Os três modelos mais comuns de nobreak são: os stanby, também conhecidos como offline, o de linha-Interativa e também o online. O modelo mais barato e básico é o offline, indicado para pequenos equipamentos usados em casas e escritórios.

A diferença do linha-interativa para o offline é que ele possui o regulador automático de voltagem, que faz a regulagem das flutuações de voltagem que possam ocorrer na rede, independentemente de ser para cima ou para baixo.

Os nobreaks de linha-interativa e online são os mais recomendados para grandes aparelhos. Para escolher o melhor tipo de nobreak, recomenda-se pesquisar as características de cada modelo.

Para que servem os cubículos de média tensão?

Empresas industriais e comerciais são em sua grande maioria supridas de energia elétrica em média tensão ( 13,8 ou 34,5 kV). Isto se deve a alta demanda de energia que estes estabelecimentos consomem.

Assim estas empresas utilizam cubículos de média tensão para fazer a sua conexão elétrica à rede de distribuição da concessionária que fornece energia naquela região, ou seja, a energia elétrica que chega para estes empreendimentos passam necessariamente por um cubículo de média tensão.

Os cubículos são uma espécie de armários onde são instalados diversos tipos de equipamentos elétricos tais como disjuntores, sistemas eletrônicos de controle e quadros de distribuição.

Estes equipamentos devem permanecer constantemente fechados devido ao risco de choque elétrico. São áreas de acesso restrito aos funcionários devidamente qualificados para a sua manutenção.

cubículo de média tensão quando fechado, fornece proteção e segurança contra acidentes elétricos para todas as pessoas que circulam na redondeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *