Materiais para resfriamento da indústria

Manter o ambiente industrial bem ventilado e com um bom equilíbrio térmico é essencial para minimizar os impactos da insalubridade desse ambiente. Neste cenário, investir em estratégias como a Instalação de exaustor industrial é algo essencial para dispersar os odores e outras características que não são agradáveis na rotina industrial.

Isso porque manter o ambiente bem ventilado é algo importante para a saúde do ambiente e das pessoas que trabalham nele.

Nesse contexto, é primordial contar com serviços como a Manutenção de exaustores de forma a manter este equipamento em funcionamento constante e adequado, promovendo ainda mais bem-estar para os colaboradores, além de não prejudicar o rendimento da produção por paradas nos aparelhos.

Afinal, quando um espaço tem uma ventilação adequada, a consequência é um espaço mais confortável para os colaboradores.

No cenário do resfriamento , a Instalação de exaustor industrial é apenas uma das técnicas possíveis para tornar o ambiente industrial mais produtivo.

Se você trabalha em uma indústria ou quer melhorar esse processo na sua empresa, esse artigo pode te ajudar. Confira alguns materiais que potencializam a ventilação e o resfriamento no processo industrial.

Bico aspersor

Além de espalhar a água e proporcionar o controle da umidade, dispositivos como o Bico aspersor fazem toda a diferença em sistemas de resfriamento industrial.

Na prática, esse objeto industrial tem como propósito ajudar na irrigação da água dentro de uma torre de resfriamento e também pode ser usado para melhorias na pulverização dessa substância. Como o próprio nome sugere, os bicos podem ser instalados em tubos, máquinas e outras estruturas de um sistema de refrigeração.

Torre de resfriamento Alpina

Assim como os tanques e outras estruturas que abrigam as substâncias químicas do processo industrial, a Torre de resfriamento Alpina é um equipamento indispensável em um sistema de refrigeração. É nesse espaço que toda água produzida nas linhas de produção industrial recebem um tratamento para remoção do calor.

Esse processo é feito nos mais diversos segmentos industriais, com destaque para a área química e petrolífera.

Há vários modelos de torres de resfriamento, mas a Torre de resfriamento Alpina, por exemplo é uma torre especializada na aspiração do ar para resfriamento posterior.

As vantagens de contar com um equipamento como esse são inúmeras, confira algumas na lista as seguir:

  • Maior qualidade na refrigeração;

  • Estrutura mais adequada aos processos industriais;

  • Otimização de equipamentos industriais;

  • Maior agilidade no processo de resfriamento industrial.

Climatizador de ar

Assim como os aparelhos de ar condicionado e os ventiladores industriais, aparelhos como o Climatizador de ar fazem a diferença na ventilação do ambiente industrial.

A principal vantagem de um equipamento como este é a capacidade de proporcionar um equilíbrio térmico para o ambiente seja na refrigeração ou no aquecimento do ar.

No segmento industrial, um climatizador pode ser encontrado em vários modelos e especificações.

Um aparelho de climatização do ar com função evaporativa, por exemplo é ótimo para proporcionar uma boa qualidade no ar dentro da área industrial e ainda tem a capacidade de gerar uma economia de até 90% em relação ao uso do ar condicionado.

Umidificador

Enquanto os aparelhos de ar condicionado filtram a qualidade do ar e ajudam na refrigeração, os umidificadores potencializam a renovação e purificação do ar.

Dentro da rotina de trabalho, contar com o auxílio de um umidificador é muito importante. Isso porque, além de potencializar o processo de purificação do ar, esse aparelho pode ajudar bastante na ventilação do ambiente.

De forma geral, os umidificadores são equipamentos que ajudam nas seguintes funcionalidades:

  • Controle da qualidade do ar;

  • Conforto térmico do espaço;

  • Eliminação de bactérias e substâncias tóxicas de um ambiente.

Coifa e exaustores

A ventilação é importante em qualquer segmento industrial. Mas, na área alimentícia o uso de elementos como a Coifa e os exaustores são ainda mais necessários.

Na prática, as coifas são equipamentos que servem para a limpeza de gorduras e outras substâncias produzidas no processo industrial.

Os exaustores, por sua vez, são dispositivos que servem para dispensar odores e substâncias que tornam a qualidade do ar desagradável ou tóxica.

Deste modo, contar com as coifas ou investir na Instalação de exaustor, é algo que traz muitos benefícios para a circulação do ar nesses ambientes.

Na indústria alimentícia, por exemplo, os benefícios vão além disso, já que a produção de alimentos exige uma série de padrões de qualidade, inclusive, em relação aos odores.

Independentemente do segmento industrial e da estrutura de ventilação de cada ambiental, contar com uma boa estrutura de ventilação e resfriamento é investir em um padrão de qualidade.

A contaminação do ar e a ausência de estratégias para melhorar sua qualidade, sobretudo nas indústrias, pode causar problemas ambientais além de reflexos na própria saúde das pessoas.

Por esse motivo, aproveite o conteúdo para inspirar melhorias no resfriamento das indústrias que você conhece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *