industrial

Manutenção industrial sob responsabilidade de técnicos

O funcionamento pleno de uma área industrial está nos pequenos detalhes, promovendo a segurança dos funcionários e a manutenção constante das máquinas e equipamentos utilizados no ambiente de trabalho.

O treinamento e a reciclagem dos profissionais estabelece a preocupação de uma empresa em manter sempre a melhor equipe, empregando eficiência e qualidade nas linhas de produção, utilizando a tecnologia a favor dos procedimentos industriais da melhor forma possível.

A complementação entre setores é uma constante, assim como melhor aproveitamento das matérias-primas, com uma logística integrada entre fornecedores e encaminhamento para centros de distribuição.

Terceirização de serviços para manter o foco industrial

A gestão empresarial é volúvel, procurando atender o mercado consumidor de acordo com a demanda. Para que tudo ocorra de forma linear e com eficiência, o investimento em mão de obra especializada é ideal e mantém os profissionais da linha de frente focados nas tarefas cotidianas, produzindo e cumprindo os objetivos relacionados ao ofício.

Dessa forma, a terceirização de serviços periódicos é uma solução inteligente para aqueles que formam parcerias, por exemplo, com empresas de manutenção industrial de máquinas e equipamentos específicos.

Com uma equipe técnica qualificada, as empresas terceirizadas verificam todos os processos de transformação responsáveis por uma linha de produção, desde a aplicação de um parafuso com o aço mais adequado até a automatização empregada.

A programação tecnológica é parte essencial do desenvolvimento de muitos produtos sob responsabilidade de fábricas e indústrias.

A partir de observações técnicas, os serviços podem ser realizados, promovendo a manutenção preventiva com tempo de parada das máquinas devidamente calculado. Isso evita a interferência em todo o sistema de produção praticado por uma empresa.

Dentre os detalhes que podem passar por uma manutenção, o sensor de rotação indutivo presente em um bloco do motor industrial, que pode ser testado com multímetros ou osciloscópios.

Em ambos os casos, as avaliações são realizadas para verificar a tensão de corrente alternada que permite a movimentação de todo o motor, além da resistência elétrica da bobina indutora.

Segmentos industriais automatizados usam sensores

A movimentação de esteiras rotativas dentro de um ambiente industrial é um dos processos mais comuns em empresas automatizadas.

Para garantir que o posicionamento das matérias-primas que passarão por transformação esteja correto, a aplicação de sensores indutivos é necessário e pertinente. Isso vale para qualquer linha de produção, como:

  • Eletrônicos;
  • Automotivas;
  • Plásticos;
  • Alimentícias.

Por ser responsável pela detecção de materiais metálicos, ou sua ausência, é muito eficiente no serviço a que se propõe, garantindo a qualidade dos produtos manufaturados.

Também é bastante útil para o reconhecimento e contagem de pulsos, formando um equipamento de leitura de posição das peças em uma linha de produção.

O sensor indutivo é versátil e promove a segurança quando presente em uma linha automatizada. Dentro do campo da manutenção, os profissionais avaliam o modelo presente, entre tubulares e retangulares, assim como as dimensões do equipamento, determinando a eficiência.

Resfriamento de máquinas com água de reuso

Além da manutenção de equipamentos nas linhas de produção, o resfriamento de máquinas e motores industriais é uma necessidade frequente. Isso garante melhor funcionamento de motores e climatização adequada nos ambientes de trabalho.

As estações de tratamento de água presentes no setor industrial recuperam a água utilizada pelas empresas, produzindo água de reuso para sistemas hidráulicos de resfriamento, utilizando motobomba centrífuga nesse processo sustentável.

O funcionamento ocorre a partir da transferência de fluídos e, no caso do resfriamento de equipamentos e máquinas, a água de reuso, por meio de impulsores, produzindo uma sucção direta de bombeamento em alta velocidade.

Esse tipo de equipamento é resistente e construído com materiais metálicos, como ferro fundido, aço inox ou bronze, acompanhando de um motor na bomba centrifuga 1cv, com alto rendimento e à prova de explosão, pois utiliza a eletricidade como forma de abastecimento.

A manutenção é fundamental para todos os ambientes industriais, que deve ser realizada periodicamente, para a segurança patrimonial e dos operadores que atuam nas máquinas diariamente, realizando os serviços de produção.

A disponibilidade de um fluxograma ajuda a programação de paradas necessárias para substituição de peças, diminuindo, ao máximo, a interferência em outros setores industriais.

Com um mapa de todos os equipamentos, é possível verificar datas, substituições de peças e o tempo de desgaste relacionado a cada uma, assim como a localização.

Com um planejamento adequado, é possível estabelecer a periodicidade e as tarefas que devem ser realizadas, assim como o profissional com a técnica mais adequada, utilizando as ferramentas corretas, seguindo um plano de trabalho constante e eficiente.