indústria

Mantenha a sua indústria segura e confiável

Quando você pensa em uma indústria, é possível imaginar diversos elementos que a compõem um espaço grande, com máquinas ligadas a todo vapor, o tempo inteiro, trabalhadores usando aparatos de proteção, ambientes fechados, entre outras coisas.

E o ambiente industrial é exatamente isso. Porém, para que essa engrenagem funcione da maneira ideal, é necessária a contratação de diversos serviços que auxiliam na montagem e nos processos de produção de uma indústria, além daqueles voltados para a segurança dos trabalhadores.

Aqui falaremos um poucos de alguns serviços indispensáveis na construção e na produção industrial. Para começarmos, é importante pensar do que são feitas as indústrias.

Primeiramente, a montagem do espaço industrial exigem a construção de um grande galpão industrial, visto que é necessário um amplo espaço para poder alocar as máquinas.

Esses galpões podem ser feitos com vários tipos de materiais, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Alguns materiais que são utilizados nas construções de galpões industriais são:

  • Madeira;
  • Metálica;
  • Concreto;
  • Cantaria;
  • Alvenaria.

As estruturas metálicas, por exemplo, são amplamente usadas na formação dos galpões industriais. Telhados, mezaninos, coberturas são alguns dos espaços em que esse tipo de estrutura é aplicada.

Para a instalação de uma armação metálica de qualidade é necessário encontrar uma boa serralheria de estrutura metálica, empresa especializada nesse tipo de material, capaz de fornecer um material resistente, durável e seguro.

Os principais componentes industriais, que alimentam a atividade, são em geral as pessoas que trabalham e também as máquinas operadas por essas pessoas.

As máquinas são ligadas a energia elétrica, e muitas delas precisam receber altas cargas e tensões de energia para funcionarem. Por isso, é preciso proteger tanto as pessoas como as máquinas contra possíveis descargas elétricas vindas de fora da corrente estabelecida, como por exemplo a descarga elétrica gerada por raios.

Assim como em todas as residências ou comércios, que também têm que se proteger contra esse tipo de descarga elétrica, as indústrias necessitam de uma instalação para raio predial.

Esse artifício é feito de uma estrutura metálica responsável por absorver a descarga elétrica acometida por um raio, e despejá-la em lugares seguros, como aterros. Esse item é um dos mais comuns e imprescindíveis para todo o tipo de construção.

Manutenção e preservação dos equipamentos e ambientes

Qualquer ambiente, seja ele um comércio, uma residência, um restaurante, e principalmente, uma indústria, necessita de cuidados e manutenções constantes.

No ambiente industrial, há inúmeros aparelhos eletrônicos, máquinas pesadas, produtos químicos. Para a maior segurança das pessoas que trabalham nesses locais, e para a preservação dos aparelhos e do ambiente, é indispensável a correção constante de todo esse aparato.

A parte hidráulica, elétrica, a estrutura e os acabamentos. Todos os itens que formam a construção de um edifício sofrem desgaste com o tempo, por isso precisa haver sempre uma revisão desses sistemas.

As máquinas, responsáveis pela produção industrial, são feitas de diversos materiais que também podem se desgastar com o tempo, sofrerem corrosão ou até mesmo quebrarem.

É essencial uma manutencao industrial contínua, a fim de evitar que o ambiente seja atormentado com a perda de aparelhos e também para proteger os trabalhadores de possíveis acidentes.

Para isso é desejável contratar empresas especializadas que apresentem confiabilidade e manutenção industrial de qualidade, já que se trata de um sistema de proteção tão importante para o funcionamento das indústrias.

Aplicação da manutenção na indústria

As máquinas precisam funcionar para que os produtos possam ser desenvolvidos, muitos desses itens usados dentro da própria indústria.

A manutenção dos equipamentos se torna essencial para a proteção da própria produção industrial. Mas, também, é necessária para qualquer tipo de setor da nossa sociedade.

Os motores das máquinas, por exemplo, são itens que podem se desgastar e perder sua qualidade. Eles estão expostos a uma alta pressão constante e elevadas temperaturas, o que proporciona uma queda de desempenho ao longo do tempo.

Para isso é usada a técnica de retificação, que consiste em reajustar as peças que sofrem deslocamentos ou que estão desgastadas. Um exemplo básico de um produto produzido nas indústrias, que requer manutenções constantes são os veículos automotores.

Esses veículos também atuam por conta de motores acoplados a eles. As motocicletas fazem parte desse grupo, e regularmente precisam de uma retífica de motores de moto para que seus motores funcionem de maneira eficiente, correta e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *