Maneiras de movimentação e armazenagem na indústria

Toda empresa do ramo industrial necessita de vários tipos de serviços. Muitos deles são básicos e outro específicos, e a cada um deles possui outras variadas ramificações mais particulares ainda para atenderem todas as necessidades.

Um desses segmentos, que é extremamente essencial para as empresas hoje em dia é a compra ou aluguel de equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais. Ele consiste em um processo de movimentação de equipamentos e afins, como entrada e saída de mercadorias.

Todo depósito de uma empresa industrial possui essa função, que é muito importante para determinar o esquema de coordenação de todo esse sistema, para que ele seja organizado da melhor forma possível pelos responsáveis.

Esse método de logística obedece a um determinado delineamento que possui o objetivo de movimentar as cargas da forma mais fluida e eficiente possível, para que ela facilite o trabalho e proporcione a agilidade necessária no processo.

Supondo, quando as mercadorias entram em estoque, elas dão entrada, saída, chegam de locais diferenciados como transferências, filiais ou são do próprio local e cada uma delas deve ser submetida à um diagrama particular.

Esse esquema de movimentação interna no armazém ajuda no aumento do lucro das indústrias, pois relativiza e organiza mais seus produtos, movimenta de uma forma diferenciada e evita prejuízos.

Alguns do equipamentos deste tipo de trabalho são:

  • Transelevadores;

  • Transportadores de roletes;

  • Monovias;

  • Esteiras transportadoras;

  • Comboio;

  • Guindastes;

  • Prateleiras;

  • Empilhadeiras;

  • Entre outros.

E hoje vamos falar de um tema que é um dos mais importantes, que se trata da amarração dos materiais, que garante a elevação sem que corram riscos de cair, quebrar, atrapalhar a rotina de trabalho diária ou até machucar alguém.

Acompanhe este artigo para que você saiba mais sobre como funciona esse esquema de elevação de materiais e porque é essencial.

Cinta de elevação e sua importância

Para que uma movimentação correta interna possa reduzir despesas da empresa, a cinta de elevação de carga é necessária.

Chamada também de cinta para carga, esse objeto costuma ser fabricado geralmente de poliéster e foi desenvolvido para substituir cabos de aço, que costumam ser muito caros por suas propriedades de desenvolvimento.

A cinta mais usada é a do material poliéster, que é totalmente flexível, têxtil e possibilita mais facilidade no trabalho de elevação, evitando qualquer tipo de dano ao material, seja ele qual for.

O uso da cinta de poliéster é feito principalmente por empresas de transporte e também em obras, na construção civil, para movimentar os materiais do canteiro de um ambiente para o outro.

Dentro de seu mercado existem diversos modelos e cores, como cinta sling, flat, anel, pipe, entre outros, que podem ser utilizadas em diversas funções, seja para elevar produtos ou para prender caixas.

Esse tipo de produto de segurança e elevação é fabricado e constituído por diversas normas e regras muito rígidas, para que a segurança dos funcionários e do local estejam sempre em primeiro lugar, pois esses elementos lidam com cargas pesadas e muito brutas.

Vantagens e benefícios de uma cinta de carga

Um grande ponto positivo desse tipo de cinta é que o poliéster, por ser têxtil, ele não é inflamável e possui alta elasticidade, que evita seu rompimento.

Ele não estraga e é impermeável, ou seja, não absorve e nem degrada em contato com líquidos.

Utilizar cintas de carga fabricadas em poliéster possui algumas grandes vantagens.

A principal delas é o fato do poliéster não ser inflamável e ser um material com alta elasticidade. O poliéster também é um elemento que não estraga facilmente em contato com outros materiais.

Claro que, além de todos esses modelos padrões, há outros diversos, que podem ser revestidos com couro e afins, permitindo a utilização de materiais que contam com pontas, quinas ou tenham propriedades muito cortantes.

Ou seja, há variados tipos de cintas para todas as necessidades e preferências. Com ela, a ambientação de logística do local fica muito mais agilizada e a produção do ambiente melhora com essa movimentação.

Conclusão

Para que a sua indústria tenha mais facilidade em organização, ganhe mais tempo no transporte e também comece a lucrar mais, invista em materiais de movimentação e, principalmente, nas cintas, que são grandes aliadas nesse ramo específico do mercado. É válido contar com empresas aliadas qualificadas, para garantir a compra de produtos assertivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *