Saiba mais sobre os itens pneumáticos utilizados na indústria

No âmbito industrial, equipamentos e componentes fazem parte dos mais variados maquinários de atuação, especialmente os itens pneumáticos.

Afinal, é da indústria que saem a maior parte dos produtos que consumimos no dia a dia, tais como: roupas, eletrodomésticos, alimentos, remédios, entre outros itens.

Neste sentido, cabe ressaltar a importância de peças como o atuador pneumático, responsável por converter energia fluida em energia mecânica.

Deste modo, o principal tipo de atuador pneumático é o atuador linear, conhecido como cilindro.

Os atuadores lineares são os elementos pneumáticos mais utilizados em automóveis, sendo de simples manutenção e fixação, possuindo variedades em formas construtivas.

Sendo assim, chega de mais delongas, pois preparamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre itens pneumáticos utilizados na indústria. Acompanhe logo abaixo.

Sistema pneumático: transporte

Um dos itens mais conhecidos dentro de qualquer indústria é o transporte pneumático, que tem como principal objetivo o deslocamento de um produto em formato de pó ou granulado por meio de fluxo de ar.

O procedimento acontece em uma tubulação vedada, garantindo assim menor impacto ao meio ambiente. Uma instalação de transporte pneumático normalmente é constituída por:

  • Um gerador de movimento de ar (soprador de ar);

  • Um dispositivo de introdução do produto de maneira dosada;

  • Um equipamento adequado à separação do ar;

  • Conjunto de tubulação entre a partida e chegada do produto;

  • Instrumentos que controlam o sistema como um todo.

Dessa maneira, o sistema de transporte pneumático garante que os produtos serão  transportados de forma eficiente, limpa e segura, com o mínimo de peças móveis e aumentando a eficiência.

Vantagens do sistema

Dentre as inúmeras vantagens que o sistema de transporte pneumático proporciona, destacam-se as seguintes:

  • Versatilidade para alterações;

  • Garantia de uniformidade no produto;

  • Redução de mão de obra;

  • Baixo custo de manutenção;

  • Possibilidade de manuseio de produtos tóxicos;

  • Eliminação de emissão de poeiras;

  • Utilização de pouco espaço, próprio para áreas congestionadas;

  • Possibilidade de envio de produtos a silos.

O equipamento pode ser facilmente encontrado a partir de um distribuidor eaton.

Sendo assim, o empreendedor do ramo industrial pode contar com todas essas vantagens durante o transporte de produtos por meio de tubulações dentro do ambiente fabril, independente do setor de atuação do negócio.

Além disso, o transporte pneumático é uma das maneiras mais seguras de realizar o deslocamento de resíduos e produtos, garantindo, assim, a melhor qualidade dos materiais transportados, assim como a rapidez entre os maquinários eaton.

Categorias

Até aqui foram mencionados alguns itens pneumáticos utilizados na indústria, lembrando que o destaque é o sistema de transporte que faz uso da tecnologia pneumática.

Sendo assim, separamos os dois principais grupos em que o transporte pneumático pode ser dividido. Confira:

Tipo “Pressão”

No transporte pneumático de pressão positiva, a introdução do material na linha acontece por meio de um equipamento que dosa a quantidade do material de maneira estanque – válvula rotativa ou válvula dupla basculante – bem como o efeito negativo de pressão.

Ainda assim, também nesse tipo de transporte são utilizados para movimentação do ar ou material, os sopradores centrífugos ou outros tipos de sopradores presentes no mercado.

Por sua vez, o soprador, como o próprio nome sugere, é usado para dar impulsão ao produto até que ele chegue ao seu destino final.

Os sistemas de transporte pneumático por pressão positiva são comumente utilizados nas ocasiões em que existe um ponto de partida dos materiais e vários pontos de chegada, podendo ainda ser utilizado no descarregamento do material transportado por exaustão.

Outra maneira de classificar os sistemas de transporte dentro da indústria, é a partir da relação ar/material. Deste modo, os sistemas podem ser de etapa densa, semi densa ou  diluída por baixa ou média pressão.

Tipo “Sucção”

Assim como o nome já sugere, o transporte pneumático por sucção ou por pressão negativa, por assim dizer, é a introdução do produto, que é dosado à pressão atmosférica, sendo o material “puxado” por intermédio de um maquinário responsável por gerar vácuo, como exaustor, bomba de anel líquido, compressor, dentre outros.

Ainda assim, o sistema por sucção é comumente utilizado nos casos onde existem vários pontos de  alimentação de produto e um só ponto de recebimento.

Portanto, esses foram alguns dos itens sobre o sistema pneumático usado na indústria. Lembrando que o item é de extrema importância, uma vez que assegura a qualidade e segurança dos materiais transportados nos mais diversos setores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *