Itens elétricos essenciais no ramo industrial

Para que o segmento industrial possa rodar e continuar sendo um dos maiores do país, é necessário que ele contenha diversos tipos de sistemas em seu interior que eles funcionem e se interliguem perfeitamente para um trabalho como um todo.

E, para que isso se opere, é necessário existir uma cadeia de processos que possuam energia para passar para todos os outros pontos necessários do ambiente em si, assim produzindo um desenvolvimento de energia elétrica.

A energia elétrica é mais do que essencial, não só no universo industrial, mas também em nossas vidas. Então, pense, se quando ela acaba ou faz luz já nos prejudica, imagine em uma empresa que necessita de 24 horas por dia para funcionar?

E para que suas necessidades sejam sempre supridas e não falte essa energia essencial para o ambiente, falaremos hoje sobre alguns itens que se encontram nesses locais para poderem deixá-la sempre funcionando da forma mais correta possível.

Itens elétricos que beneficiam o sistema industrial

Transformador Preço (a consultar) – É um equipamento utilizado na transformação dos valores de tensão da corrente elétrica. Ou seja, ele é usado na alteração das impedâncias que estão no circuito de energia.

Esse equipamento é constituído com mais de um tipo de enrolamento que são chamados de primários e secundários. Alguns outros tipos podem ter um terceiro, mas os mais comuns possuem dois.

Com esse fato, podem existir diversos tipos de transformadores, como os monofásicos, que operam em suas fases e o trifásico que é usado em três tipos. Eles são utilizados na transformação de voltagem, e a tensão e a corrente no momento do trabalho, diminuem e assim perdem seu sobreaquecimento.

Já os que possuem mais de um enrolamento usam deles para diminuir as impedâncias que o circuito processa e casa com as outras impedâncias do sistema.

Algumas vantagens desse equipamento são:

  • Menos queima de equipamentos nos ambientes
  • Maior economia de energia
  • Mais controle de sistemas de energia elétrica do local
  • Maior profissionalismo e evolução de uma empresa

Ou seja, esse equipamento é essencial para que todos os tipos de equipamento possam ser acoplados em tomadas sem que corram riscos de estragarem ou queimarem.

Saiba mais sobre esses sistemas primordiais

 

Barramento blindado – É um sistema modular que transmite e distribui a energia elétrica em todo o ambiente da indústria em que é instalado.

Chamado também de “busway”, esse equipamento é composto por dois tipos de barras condutoras que podem ser de alumínio ou de cobra e que são acondicionadas em um invólucro de metal. Esse conjunto possibilita a montagem e desmontagem de novas configurações de instalação sem perder peças ou sucatear os elementos.

Ele é muito requisitado pois seu dimensionamento, sua instalação e garantia de desempenho são um dos melhores e mais diferenciados do mercado hoje em dia.

Quadro elétrico de distribuição – É um maquinário destinado a obter e partilhar energia elétrica em um ambiente e também ajudar na proteção de todos os circuitos elétricos que podem estar com sobrecargas e curtos-circuitos.

Esse tipo de proteção se desenvolve por meios de disjuntores que se separam por cômodos e lugares das edificações para facilitar esse controle maior do sistema elétrico por um todo.

quadro é de baixa tensão e é inserido em alguns níveis para receber a energia diretamente do transformador para protegê-la e depois inserir uma entrada de linha elétrica para direcionar os disjuntores.

Após isso o quadro é inserido no local desejado e seus fios são interligados em tomadas, luminárias, interruptores e afins, permitindo a distribuição da energia em todos os cantos do lugar em que foi instalado.

Com isso, o ambiente, seja ele qual for terá muito mais segurança e facilidade de controlar os pontos enérgicos que são necessários.

Conclusão

Todos esses materiais listados estão presentes nas indústrias pois eles ajudam a facilitar todo esse processamento elétrico e também uma maior administração de suas funções básicas e mais dificultadas.

Isso é extremamente importante, principalmente para fábricas que possuem automação industrial, que são os sistemas interativos e tecnológicos aplicados aos maquinários.

Ou seja, para que eles possam funcionar e continuar produzindo da forma que fazem, em alta produção e perfeição de produtos, é necessário que cuidados sejam tomados, principalmente para não correrem riscos de queimar ou quebrar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *