instalação elétrica indústria

Instalações elétricas e segurança na indústria

As atividades industriais que são realizadas diariamente são essenciais para a oferta de produtos e serviços nos comércios. A compra e venda de mercadorias e a prestação de assistência aos clientes ajudam no crescimento econômico, proporcionando geração de renda e novos postos de trabalho. Para isso, a indústria deve ser montada de forma adequada e utilizar bons equipamentos.

Isso porque, para a indústria conseguir bons resultados ela precisa investir capital na compra de maquinários e matéria-prima de qualidade, para que os funcionários possam desempenhar com eficiência as tarefas na linha de produção.

As instalações das empresas precisam estar em boas condições para que o trabalho aconteça sem nenhuma interrupção.

Nesse contexto, algumas ferramentas são fundamentais para as atividades. Para se ter uma ideia, a eletricidade é um bem de extrema importância para as empresas e sociedade, pois é com um sistema elétrico bem distribuído que os aparelhos, equipamentos, ferramentas e máquinas conseguem energia para o funcionamento.

A importância das instalações elétricas na indústria

Um montagem do sistema feita com qualidade proporciona um bom uso da energia elétrica, evitando danos aos equipamentos e máquinas e, principalmente, garantindo a saúde física dos colaboradores. Assim, comprar materiais e componentes de qualidade é essencial para conseguir um resultado satisfatório e a instalação ter boa durabilidade.

O primeiro passo é contratar os serviços de uma empresa de instalações elétricas, que possui uma equipe preparada e com experiência para realizar o trabalho, que exige muito cuidado devido ao nível de perigo que a eletricidade tem.

O engenheiro elétrico fica responsável pela criação do projeto, documento que reúne todas as informações sobre a instalação.

O posicionamento dos pontos de energia, os componentes de medição, dispositivos de proteção e condutores são definidos no momento de elaboração do projeto.

As vantagens de ter um planejamento para as instalações elétricas são:

  • Facilita os processos de manutenção;
  • Evita surpresas durante a execução do sistema;
  • Economia nas contas;
  • Dimensiona a quantidade de interruptores e tomadas que o espaço terá;
  • Controle de gastos na compra dos materiais;
  • Memorial descritivo.

Após essa etapa, a montagem elétrica industrial pode ser iniciada.

Esse processo consiste em realizar a instalação conforme o projeto, garantindo que todos os componentes sejam distribuídos de forma igualitária e com a quantidade adequada de energia para que não ocorram problemas de sobrecarga.

O painel comando elétrico é uma estrutura que possui um formato de caixa, composta por metais. A função desse item é acomodar os disjuntores, temporizadores, CLPs (Comando Lógico Programável), reles e dispositivos de controle do sistema elétrico. Um painel pode controlar e distribuir a energia.

Basicamente, os componentes que são colocados nessa caixa são o transformador, rele, fusível, disjuntor, placas de conexão, bornes e canaletas; sendo que possuem importância para que o funcionamento do quadro de comando eletrico seja de qualidade.

Para que a energia elétrica possa ser aproveitada da melhor forma na indústria, uma instalação e manutenção eficiente faz toda diferença.

Na instalação, algumas peças são muito importantes para a segurança do quadro e da eletricidade. A NR 12 (Norma Regulamentadora), por exemplo, estabelece padrões para os equipamentos e máquinas usadas no ambiente industrial.

O uso do rele de segurança nr12 é fundamental para paradas de emergência, cortina de luz e porta de proteção.

Em casos de perigo, o rele possui uma atuação eficiente apresentando uma resposta segura e confiável, além de atender os padrões da nr, proporciona um bom controle e monitoramento das máquinas.

Serviços especiais no ambiente industrial

A montagem dos sistemas de eletricidade são importantes para que as máquinas possam funcionar, mas esse não é o único trabalho que pode ser feito para agregar qualidade nas linhas de produção.

Implementar a automação industrial, por exemplo, é uma forma de conseguir melhorar a produção, reduzir o tempo de serviço e o consumo de materiais, além e impedir um grande número de falhas que possam atrapalhar o trabalho.

Desse modo, o uso de máquinas eletromecânicas se tornam essenciais. Dentre os itens é possível destacar:

  • CLP;
  • Computadores;
  • CNC (Comando Numérico Computadorizado);
  • Microcontroladores;
  • SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuído).

Com esse maquinário é possível conquistar muitos benefícios como segurança nas operações, aumento na produtividade, redução de gastos, vantagem competitiva, monitoramento remoto, precisão e qualidade nos serviços. Por isso, pesquisar no mercado as melhores empresas de automação pode ser a solução para um bom desempenho.

A manutenção industrial em campinas consiste em realizar os reparos nos equipamentos, ferramentas e máquinas que são usados nas atividades industriais, com serviços preventivos que aumentam a durabilidade dos maquinários e dos bens.

Desse modo, uma boa instalação elétrica é a solução para conseguir eficiência no trabalho, com todo o maquinário funcionando adequadamente e realizando uma produção com qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *