indústria

Instalações e métodos adequados na indústria

Os serviços executados na indústria tem muita relevância para a fabricação de mercadorias de pequeno, médio e grande porte. A produtividade em larga escala é essencial para a diversidade de produtos, aumentando as chances de vendas nos comércios, possibilidades de exportação, além de atender as necessidades do público.

As atividades produtivas acontecem graças aos investimentos que os empresários realizam para a compra de matéria-prima de qualidade, equipamentos e máquinas modernas. A contratação de trabalhadores com experiência em serviços industriais é uma excelente escolha, pois permite formar uma equipe preparada, fator que aumenta o volume de produção e economizar com gastos em treinamento.

A relevância de boas instalações na indústria

As instalações básicas de elétrica e parte hidrossanitária são essenciais para que os funcionários possam executar as suas funções. Por isso, contratar os serviços de profissionais especializados para cuidar desta questão é fundamental para que as máquinas possam operar com segurança.

As empresas que possuem um consumo de energia acima de 75kW, podem investir na instalação de cabines primarias, estrutura com a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição de média tensão.

A cabine fica ligada ao sistema que faz a distribuição e, ao detectar que a potência exigida supera a capacidade máxima, realiza a conversão para a tensão adequada, evitando que acidentes e prejuízos ocorram na empresa.

Este recurso é indicado para locais que possuem médio e alto consumo de energia elétrica, pois ao ser instalado, é possível economizar nas contas de eletricidade. No universo da elétrica, a cabine primária é conhecida por ser uma subestação de distribuição de energia, por isso é indicada para um consumo elevado.

Entre as vantagens da cabine, podemos destacar:

  • Bom gerenciamento da divisão elétrica;
  • Aumenta segurança da empresa;
  • Distribuição de energia sem bloqueios;
  • Redução de gastos;
  • Maior controle da potência de energia.

Deste modo, os investimentos em instalações em cabines primárias são uma excelente maneira de agregar qualidade nos trabalhos da indústria.

Dispositivo importante no ambiente industrial

Nas atividades industriais, há diversos componentes, dispositivos e peças que agregam eficiência e melhoram o desempenho. Um motor weg 5cv, por exemplo, pode transformar a energia elétrica em mecânica, de forma simples e rápida. As possibilidades de aplicação e funcionamento por eletromagnetismo, permitem que a corrente elétrica passe pelos condutores, afetando e gerando a força mecânica para as máquinas funcionarem.

O motor é um dispositivo fundamental para a operação do maquinário industrial, por isso é muito importante escolher os melhores motores para modernizar as máquinas e para ter um ótimo desempenho na produtividade.

Processos de cortes de chapa

O corte de chapa é um método muito utilizado para dar o formato e o tamanho adequado para as chapas que são utilizadas em diversas áreas da indústria. O procedimento de corte só acontece mediante a elaboração de um projeto, ou seja, após o cliente informar ao projetista como deseja ter a peça.

A produção sob medida permite um encaixe perfeito, bons resultados, e consequentemente, a satisfação para o cliente. O procedimento de corte deve ser bem planejado para evitar desperdício de material e prejuízos para a empresa. As chapas são submetidas a uma pressão que pode ser feita com lâminas de corte ou punção.

Os procedimentos que podem ser executados para o corte são:

  • Oxicorte;
  • Plasma;
  • A laser;
  • Jato d’água.

A decisão a respeito da técnica de corte depende muito da espessura da chapa e da sua composição metálica.

Para cortar chapa de aço, as empresas utilizam os seguintes equipamentos: máquina de corte plasma, gás para ionização, consumíveis para corte plasma, tocha plasma, fonte de energia e grampo de terra.

As vantagens deste procedimento são: economia de mão de obra e equipamentos, reduz a necessidade de bancadas, aumento da produtividade, corte e acabamento de qualidade nas peças.

O corte e dobra de chapas pode ser feito a frio (guilhotina), o que permite cortes com ângulos mais precisos, ou térmico (a plasma), que proporciona diversas opções de cortes.

Portanto, os investimentos em instalações de qualidade, métodos de produção que permitem a fabricação em larga escala são o segredo para conseguir excelentes resultados, com peças de boa procedência e que atenda as necessidades dos clientes. Os investimentos são o caminho para as empresas venderem mais, e consequentemente, aumentarem a sua lucratividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *