Inovação tecnológica: Como a tecnologia tem revolucionado os setores da indústria nos últimos anos

O termo inovação tecnológica vem crescendo. Afinal, esse é um dos tópicos mais relevantes de um setor tão importante para a economia. Para a indústria, investir em tecnologia significa:

  • Melhorar processos; 
  • Fabricar produtos com qualidade;
  • Aumentar a eficiência;
  • Diminuir custos.

A inovação tecnológica tem ainda impactos no caixa de uma indústria. Como essas ferramentas permitem que a empresa tenha melhor desempenho, isso significa que ao longo do tempo haverá corte de gastos desnecessários e aumento na captação de recursos.

A inovação tecnológica para as indústrias

Nunca a indústria mudou tanto. Hoje, muitas delas já são gerenciadas com a ajuda da computação em nuvem, sobretudo após a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para quem desconhece essa tecnologia, ela permite que diversos processos e dados da empresa sejam executados a partir de uma rede virtual de servidores.

O setor de marketing, por exemplo, pode usar um software de CRM para melhor se relacionar com clientes B2B. Sem que a indústria necessite instalar nada em seus computadores.

Basta que seus funcionários tenham a chave de acesso para que eles possam analisar diversos dados sobre os clientes em potencial. E nem é necessário que eles estejam alocados na indústria. 

Isso porque o acesso pode ser realizado de maneira remota. Basta que o funcionário tenha acesso à Internet. A mesma coisa vale para quem é o responsável pela segurança patrimonial da empresa. 

Por meio da computação em nuvem – também chamada de cloud – é possível fazer o gerenciamento de câmeras em softwares de VMS

A inovação tecnológica na indústria também se destaca quando o assunto é inteligência artificial. Empresas de alimentos, por exemplo, conseguem administrar automaticamente seus estoques.

Sem a necessidade de intervenção humana, esses softwares apontam a quantidade exata de cada item, e quantos insumos são necessários para manter a produção em dia. Outra inovação que parece ter saído do cinema são os robôs. 

Entretanto, na indústria eles são muito diferentes dos encontrados na ficção científica. São aplicados sobretudo para realizar tarefas repetitivas ou de alta precisão. Na indústria automotiva, os robôs são utilizados para soldar as partes de um veículo ou finalizar a instalação de semicondutores.

A relevância da Internet para a indústria vai além dos computadores pessoais e smartphones. Atualmente, ela está presente até mesmo nos maquinários. 

Nos casos de uma indústria global, essas máquinas podem estar conectadas, mesmo a quilômetros de distância uma das outras.

Dessa forma, uma indústria de smartphones, por exemplo, pode ordenar a fabricação de dispositivos para os aparelhos na mesma ordem. Com isso, todos esses elementos estarão prontos para serem enviados para a linha de montagem no momento exato.

Qual a importância da inovação tecnológica na economia e na sociedade atual?

Infelizmente, o Brasil está atrasado quanto à inovação tecnológica. Com exceção de alguns setores, como o agronegócio, o país ainda depende muito de tecnologias provenientes de outros países.

Segundo pesquisas, a inovação tecnológica é o grande promotor da economia nos países mais desenvolvidos. Basta verificar um país como a China. Em geral, sua renda per capita ainda está abaixo de países europeus ou dos Estados Unidos. 

Por outro lado, com vultosos investimentos em tecnologia, parte da sua imensa população já vive fora da linha de pobreza. Uma grande evolução. Ainda mais se pensarmos que a China era mais pobre do que o Brasil até o início dos anos 80.

Nesse cenário, a inovação tecnológica da indústria mostra a sua relevância. Afinal, quanto maior for o desenvolvimento dessa área, maior será o impacto deste segmento no PIB. Nenhuma nação conseguiu atingir alto índice de desenvolvimento humano sem uma indústria forte e inovadora.

Portanto, investir na tecnologia e na indústria é estratégico para o Brasil. Com a chegada do 5G, novos processos devem surgir, como o uso de Business Intelligence para a melhor administração de um negócio. Entretanto, essa história está apenas no começo. Muito ainda está por vir. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *