Informações sobre manutenção de máquinas industriais

As máquinas industriais são equipamentos que ficam ligados diariamente, durante todo o período de funcionamento da indústria. É exigido um período longo de trabalho delas, pois são responsáveis por toda a produção de uma indústria.

Independentemente do tamanho da produção, a manutenção deve sempre estar em dia, desde a preventiva até a corretiva, sendo feita para não prejudicar as máquinas, e quanto maior a produção, mais manutenção será exigida.

A importância da manutenção na indústria

As indústrias dependem de suas máquinas para a fabricação dos produtos finais, aqueles que chegam às mãos dos consumidores.

Por conta disso, é vital para essas empresas que suas máquinas funcionem perfeitamente e para que isso aconteça, a manutenção é primordial.

Existem dois tipos de manutenção, sendo a preventiva e a corretiva. A manutenção preventiva é fundamental, pois é por meio dela que erros no funcionamento de uma máquina podem ser evitados precocemente.

Além disso, é possível identificar se alguma peça está desgastada e pode apresentar algum defeito ou, até mesmo, prejudicar o funcionamento da máquina de vez.

A manutenção também identifica a necessidade de óleo, consertos que podem ser realizados de maneira simples, dentre outros.

A manutenção corretiva possui outro tipo de atuação e existe para que sejam realizados consertos em máquinas quebradas.

A manutenção corretiva só é necessária quando não há manutenção preventiva, o que significa um gasto um pouco maior.

Para evitar isso, é de suma importância que a manutenção de equipamentos seja realizada, evitando, assim, gastos maiores ou até a perda definitiva do equipamento.

Exemplos de manutenção para processos industriais

Um exemplo de manutenção preventiva é a calibração de instrumentos. Ao pesquisar por calibração de instrumentos preço, o consumidor estará contratando um serviço essencial para os instrumentos de medição.

A calibração assegura o funcionamento desses equipamentos e faz com que eles permaneçam dentro dos parâmetros metrológicos estabelecidos para o processo em que o instrumento é utilizado.

É importante que esse procedimento seja realizado por um profissional qualificado, pois somente este profissional poderá manter os equipamentos em perfeito estado.

recuperação de roscas é outro tipo de manutenção muito importante, pois as rocas são filetes em torno de uma extensão cônica ou cilíndrica, produzida uniformemente, externa ou internamente e ao redor de uma superfície. Essas roscas são feitas de aço, ocas e preenchidas com água para tornar a temperatura homogênea.

Conforme a utilização destas, ocorre um desgaste gerado, por exemplo, por atritos e seu efeito abrasivo gera consequências para as roscas e cilindros.

Todo esse desgaste reflete negativamente na produção, que implicam em perda de qualidade. Para evitar muitos prejuízos e prejudicar o desempenho da produção, essas roscas podem ser recuperadas.

O processo de recuperação é feito por meio de solda, sendo importante que a solda seja compatível com a rosca. A recuperação também pode ser feita em diferentes tipos de roscas, como as extrusoras, injetoras e roscas para PVC. As vantagens em realizar esse procedimento são muitas, como:

  • Perfeito funcionamento da produção;
  • Mais agilidade na produção;
  • Máquinas funcionando perfeitamente;
  • Excelente custo-benefício.

As empresas de usinagem realizam essa e outras manutenções em peças e máquinas. É importante sempre estar atento ao funcionamento do maquinário, pois alguns problemas podem ser silenciosos e não se manifestam rapidamente.

Devido a isso, o ideal é realizar as manutenções preventivas, pois somente elas poderão evitar gastos excessivos e perdas de máquinas.

O maquinário presente nas indústrias possui valor elevado e perder um componente deste pode ser um prejuízo e tanto.

Além de perder a máquina, perde também na produção, que fica parada por conta de um problema que poderia ter sido evitado se houvesse uma manutenção preventiva.

Ainda que a manutenção corretiva venha a ser inevitável, a boa notícia é que, atualmente, devido ao avanço na tecnologia da automação industrial, o conserto pode ser feito na maioria dos casos e a recuperação da máquina é mais fácil.

Mesmo com essa facilidade, o ideal é não deixar chegar a tanto, pois por mais que sejam possíveis muitos consertos, o ideal é prevenir os problemas e ter a máquina sempre em pleno funcionamento.

Aliás, outra vantagem da manutenção preventiva é que ela proporciona o melhor funcionamento das máquinas. Por isso, não pense duas vezes e cuide bem do seu maquinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *