manutenção

Informações interessantes sobre a manutenção industrial

Uma indústria não sobrevive sem duas coisas: produtividade e segurança. Não importa se a empresa é focada nos Serviços de caldeiraria ou se realiza outras atividades, pensar nas técnicas e serviços de manutenção industrial é algo indispensável.

Mas como garantir um serviço especializado de manutenção na indústria? Quais são os equipamentos que mais precisam de cuidados? Quais são as formas de praticar a manutenção industrial? Existem regras para fazer o serviço de manutenção de equipamentos de forma especializada?

Se você também tem dúvidas como estas e nem sabe por onde começar, continue lendo este post. Confira algumas demandas que você precisa saber sobre a manutenção industrial.

Empresa de calibração e manutenção de instrumentos

Independentemente do segmento industrial, todo instrumento de medição precisa de cuidados especializados para manter uma boa vida útil.

Por isso, contar com uma Empresa de calibração de instrumentos é essencial para garantir o bom desempenho dos dispositivos industriais.

Cada equipamento industrial tem uma forma diferente de calibração, porém, de acordo com a legislação brasileira, os dispositivos precisam ser calibrados em laboratórios ou por um profissional de engenharia de segurança do trabalho.

Independente da forma de manutenção ou do tipo dispositivo, todo esse processo precisa ser aprovado pela Rede Brasileira de Calibração (RBC), de acordo com especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Por isso, antes de escolher uma Empresa de calibração de instrumentos, é importante que você verifique alguns critérios:

  • Experiência da empresa com esse tipo de serviço;

  • Normas para calibração de acordo com o Inmetro;

  • Condições de desgaste/uso do instrumento;

  • Finalidade do instrumento na operação.

Independente da empresa ou do cenário, tomar esses cuidados é garantir um serviço de mais qualidade e garantia para os instrumentos de medição.

Além desses critérios, verificar as regras de outros órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Sistema de Gestão da Qualidade é uma alternativa interessante.

Depois que os equipamentos forem calibrados, também é importante que os resultados da calibração sejam apresentados ao setor responsável na indústria por meio de um documento técnico.

Tudo isso é importante para que a vida útil do aparelho seja prolongada e que o setor se torne mais produtivo, de fato.

Retífica de cilindro

Com o tempo, é comum que as peças industriais se desgastem ou estraguem por causa dos atritos ou de processos como oxidação e corrosão.

Neste contexto, o serviço de Retífica de cilindro pode ser considerado um dos procedimentos mais comuns. Na prática, esse serviço serve para retificar equipamentos. Ou seja: corrigir, arranjar, emendar e alinhar as mais diversas peças industriais.

Ter esse cuidado faz toda a diferença na produtividade industrial. Afinal de contas, um maquinário industrial bem cuidado significa mais sucesso nas operações industriais.

Se uma operação não é interrompida, apostar na Retífica de cilindro pode ser muito vantajoso na prática. Além de proporcionar um desempenho maior para as peças industriais, esse serviço pode evitar gastos desnecessários com a substituição de equipamentos.

Serviços de caldeiraria

Qualquer setor industrial pode precisar, em algum momento, da caldeiraria. Afinal, esse tipo de serviço é essencial para o manuseio e o reparo de materiais de solda.

Na prática, os Serviços de caldeiraria incluem a confecção, manutenção e reparo de instrumentos metálicos, estruturas como as chapas de ferro e outros equipamentos industriais.

Para que esse tipo de serviço seja realizado com o máximo de qualidade, é fundamental pesquisar sobre o histórico da empresa, o tipo de maquinário usado para confeccionar os materiais e as formas de manutenção dos instrumentos.

Apostar na calibração especializada para executar os Serviços de caldeiraria é algo que traz muitas vantagens na prática. Abaixo uma lista com algumas:

  • Maior precisão no funcionamento dos instrumentos técnicos;

  • Mais qualidade na fabricação das peças industriais;

  • Garantia dos equipamentos a longo prazo;

  • Maior qualidade nos equipamentos industriais.

Manutenção preventiva e corretiva: como funciona?

Seja por meio da calibração ou de outra técnica, pensar na manutenção de equipamentos é algo essencial para a indústria ser mais produtiva a longo prazo.

Se engana quem pensa que a manutenção serve apenas para substituir os equipamentos com defeito.

Na prática, a manutenção pode ser feita de forma preventiva, para identificar e prevenir algum estrago, ou ainda corretiva – para corrigir e substituir equipamentos danificados.

Independentemente do cenário, a manutenção preventiva e corretiva é fundamental para a indústria e deve ser feita de forma periódica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *