indústrias

Indústrias: elementos de qualificação dos ambientes

Se conseguirmos observar como era moldada a sociedade a séculos atrás, observaríamos um padrão social e das indústrias totalmente diferente do que temos atualmente.

Durante esse período, por exemplo, de 4 séculos de diferença, muitas das coisas que são quase que banais nos dias atuais, como a tecnologia de celulares, computadores, eletrodomésticos, entre outras coisas, nem sequer existiam na época.

Para que essas mudanças ocorressem com frequência, possibilitando o desenvolvimento dessas tecnologias eletrônicas, as indústrias foram fundamentais.

Construídas desde a Revolução Industrial, ainda no século XVIII, as indústrias passaram a ter um papel preponderante para o desenvolvimento social e econômico de qualquer nação.

Entretanto, foram necessárias inúmeras mudanças e um crescimento constante para que as fábricas tivessem o papel de destaque, principalmente em relação a tecnologia, que tem nos dias atuais.

Cada ano que passa novas tecnologias são implementadas nas indústrias, e ao mesmo tempo, outras tecnologias são desenvolvidas pelas próprias indústrias.

Por essa importância que o setor industrial possui para o desenvolvimento da sociedade, gerando recursos e insumos para que a população possa desfrutar, acreditamos que é interessante destacar alguns pontos importantes de composição das indústrias, mas mostrando elementos que não são muito discutidos.

Por isso, nesse artigo, falaremos de alguns componentes que são fundamentais para a qualidade de qualquer indústria, mas nem sempre recebem o destaque que merecem. Confira.

Energia para os motores

O primeiro ponto de destaque, são os motores industriais. Como as indústrias, principalmente, atualmente são totalmente dependentes do funcionamento de seu maquinário, a presença dos motores industriais é indispensável, já que são eles que fazem com que as máquinas tenham potência para executar seus trabalhos.

No entanto, você sabe como esse motor ganha energia para funcionar? Bom, isso pode ocorrer de duas maneiras: a mais básica e conhecida, através dos impulsos elétricos.

Porém, cada vez mais as fábricas vêm utilizando motores pneumáticos, que são motores que funcionam a base da energia gerada pelo ar comprimido.

Para isso, a presença de compressor de ar preço é fundamental. Os compressores são os equipamentos responsáveis pela transformação do ar atmosférico em ar comprimido.

Sendo assim, ainda existem outros elementos importantes presentes no interior dos compressores, como sistemas de filtragem e limpeza de impurezas que podem ser encontrados no ar atmosférico.

Uma curiosidade interessante é que esse é o mesmo sistema utilizado para encher pneus de veículos automotivos, e dessa maneira, é possível comprar compressor de ar para utilizá-los dessa forma.

Filtragem industrial

Assim como os compressores de ar também possuem ferramentas de filtragem, para garantir que o ar utilizado como energia nos motores não seja impuro, o que poderia atrapalhar as atividades consequentes, é fundamental a presença de sistemas de filtragem dentro dos espaços industriais.

O filtro manga, por exemplo, é uma estrutura montada para filtragem do ambiente industrial, essencialmente no setor de produção. Esse filtro tem diferentes funções nas indústrias, tais como:

  • Filtragem e qualificação;
  • Controle de particulado;
  • Limpeza de elementos;
  • Separação de partículas;
  • Proteção e segurança para o ambiente.

Esse último ponto, por exemplo, é uma das principais etapas e funções de filtros manga, já que essa separação de partículas no fluxo de gases industriais garante uma melhor qualidade para todo o ambiente das indústrias.

Limpeza de estruturas das indústrias

Para finalizar, podemos destacar também um ponto semelhante, e tão importante quanto a filtragem e limpeza dos ambientes industriais, que é a limpeza das estruturas das fábricas, essencialmente após algumas práticas, como a soldagem.

Após processos como esse, é natural que os produtos produzidos tenham de passar por uma remodelação e limpeza, garantindo maior qualidade para os produtos.

Nesse sentido, os discos de corte abrasivos são instrumentos fundamentais, pois eles ajudam na limpeza, remoção de defeitos, rebarbação de peças fundidas, entre outras coisas.

Sendo assim, existem ainda uma série de componentes que fazem parte das fábricas e que ajudam na qualificação das peças produzidas e ajudam na formação de produtos de altíssima qualidade.

No entanto, entre tantos itens que podem ser destacados, os discos de desbastes são dos mais interessantes.

Visto que com o trabalho desses discos, as peças produzidas recebem o toque final e quando são comercializadas, fazem com que os compradores possam perceber a qualidade da indústria, gerando confiabilidade e fazendo com que esses compradores sempre retornem para comprar mais produtos.