Indústria e a integração dos processos

O empresário ou empreendedor que queira prosperar atualmente já não pode ignorar os avanços da automação industrial. Toda a parte mecânica, pneumática, elétrica e de tubulações de uma indústria estão hoje, praticamente, integradas por mecanismos tecnológicos que visam garantir a unificação de tudo e a previsibilidade.

De fato, os processos industriais modernos são frequentemente caracterizados pela sua eficiência e automação.

As técnicas que tornam isso possível estão se desenvolvendo em ritmo acelerado. Para ficar à frente da concorrência e alcançar um bom resultado operacional, é fundamental estar em dia com esses desenvolvimentos.

O círculo virtuoso da automação na indústria

Dado isso, o papel do engenheiro de robótica e TI (Tecnologia da Informação) é cada vez mais indispensável. Ele é quem oferece as soluções de engenharia integrada como nenhum outro profissional e traz consigo as informações e conhecimentos que podem ser convertidos diretamente em otimização de processos.

De modo geral, essa área de atuação visa lidar com as seguintes frentes:

  • A do controle de variáveis;
  • A do gerenciamento de processos;
  • A do cálculo de variáveis;
  • A do controle da produção, etc.

Com o avanço da tecnologia, da robótica e da automação como um todo, a manufatura tende a tornar-se cada vez mais enxuta, os processos otimizados e as margens de lucro cada vez maiores.

Isso gera um reinvestimento em novos processos, mais avanço e mais produção, criando assim um incrível círculo virtuoso.

Hoje tudo está conectado na indústria

A palavra da vez é conexão. Tudo está cada vez mais conectado. É possível ver muitos projetos de rede em que os diferentes elementos das diferentes camadas de processo estão em contato uns com os outros. É o que se convencionou chamar CPS (Cyber ​​Physical Systems), em português: Sistema Ciber-Físico.

Esse conceito diz respeito a softwares e sistemas que controlam maximamente os hardwares e todas as entidades físicas de uma linha de produção.

Esse tipo de indústria inteligente requer uma maneira diferente de projetar o espaço fabril, justamente porque agora tudo pode ser conectado e interconectado.

Por isso mesmo, o mercado de cabo para automação é um dos que mais crescem na atualidade. Os produtos mais populares dessa área são:

  • Cabo de tipo Profibus: controle de fluxo de informações;
  • Cabo de tipo AFT: proteção contra interferência eletromagnética;
  • Cabo de tipo AFD: modelo blindado em fita de alumínio;
  • Cabo de tipo AFS: modelo trançado em fita de poliéster, etc.

Assim, o foco da indústria inteligente é o aumento da produtividade e da eficiência.

Os controladores lógicos programáveis

Outro recurso imprescindível para a automação é o do Controlador Lógico Programável, também conhecido como plc automação. Os controladores lógicos são praticamente onipresentes nas indústrias de processo e manufatura modernas.

Inicialmente construídos para substituírem os antigos sistemas de relês eletromecânicos, eles oferecem uma solução mais simples para modificar a operação de um sistema de controle.

Em vez de ter de religar um grande banco de relês e lidar mecanicamente com todo um circuito integrado, hoje um dispositivo de programação permite alterações na lógica de controle em questão de minutos ou mesmo segundos; tudo por meio de um simples download ou comando digital.

Dito de outro modo, o PLC/CLP é um computador digital de nível industrial, projetado para executar funções de controle e processos automatizados de indústria inteligente.

Por ser um dispositivo modular, ele permite que o usuário adicione uma grande variedade de funcionalidades, incluindo os seguintes tipos de recursos primordiais:

  • O controle discreto;
  • O controle analógico;
  • O controle de posição;
  • O controle de motores;
  • A comunicação serial;
  • A rede de alta velocidade, etc.

Em comparação com tecnologias antigas, o PLC/CLP é muito mais eficiente não apenas na operação, como na solução de problemas. Ele também é mais confiável, mais econômico e muito mais versátil.

As tubulações e a manutenção “invasiva” na indústria

Uma das frentes mais impactadas positivamente pela automação foi a da instalação e montagem de tubulação industrial.

As tubulações exercem, na indústria, o mesmo papel onipresente dos controladores lógicos e são imprescindíveis a todos os segmentos, indo do alimentício e do farmacêutico até o petrolífero e armamentístico, entre muitos outros.

Essas tubulações são aplicadas na condução ou transporte de:

  • Líquidos;
  • Lubrificantes;
  • Vapores;
  • Gases;
  • Óleos;
  • Fluídos, etc.

Presentes em áreas internas e externas, a automação industrial visa interligar cada vez mais essas funções aos controladores centrais.

Hoje já se fala, por exemplo, em manutenção invasiva, que consiste em espalhar sensores digitais por toda uma rede hidráulica ou elétrica, de modo a vistoriá-la dia e noite em seu funcionamento interno.

Tudo isso garante uma segurança e uma eficiência que seriam impensáveis poucas décadas atrás.