Indústria: do painel elétrico a esteira transportadora

Corte de custos, melhora na qualidade dos produtos e possibilidade de deslocar os funcionários para atividades nas quais eles realmente são imprescindíveis. Esses são alguns dos motivos que fazem com que indústrias dos mais variados ramos optem por automatizar uma série de atividades em sua linha de produção.

Por mais que esses benefícios sejam reais, é preciso ter em mente que, para que eles se concretizem, é essencial que sejam tomados alguns cuidados por parte dos gestores industriais. O principal deles é a compra e a instalação de equipamentos de qualidade, já que eles assumirão tarefas que anteriormente eram desempenhadas por pessoas.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas máquinas importantes para uma automatização eficiente da sua indústria.

  1. Esteira transportadora

Ao contrário do que muitos pensam, a automação não ajuda apenas na produção da mercadoria. Isso porque, ela também é de grande ajuda para atividades auxiliares, como o transporte de objetos dentro da linha de produção.

Nesse caso, usa-se a esteira transportadora industrial. Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma esteira que não depende de força humana para funcionar, operando de forma automatizada. Assim, o transporte de itens feito com sua ajuda é muito mais eficiente.

Por mais simples que esse equipamento pareça, é preciso ter em mente que o seu uso também requer alguns cuidados.

Antes de tudo, é fundamental respeitar sua capacidade máxima de peso, que costuma ser indicada pelo fabricante. Do contrário, as chances de que o item apresente defeitos são grandes.

Da mesma forma, é preciso ter em mente que, por mais que os modelos suportem algum grau de inclinação, se ele for excessivo, o equipamento não será capaz de vencer a força da gravidade.

Além disso, vale ressaltar que há mais de um modelo de esteira e que cada um deles exige cuidados diferenciados.

No caso da esteira transportadora de roletes, por exemplo, é preciso certificar-se de que os roletes estão bem lubrificados.

  1. Painéis elétricos

A presença de uma boa infraestrutura elétrica é um fator fundamental para que todo e qualquer projeto de automação industrial funcione.

O motivo por trás disso é o fato de que todos os equipamentos usados nesse processo se alimentam com energia elétrica, de modo que, caso haja problemas ou interrupções na distribuição, a linha de produção ficará prejudicada.

Uma das melhores maneiras de se evitar esse contratempo é contando com um painel elétrico industrial de qualidade. Trata-se de uma estrutura que conta com peças tais como:

  • Entrada de energia;

  • Disjuntor principal;

  • Mecanismo de proteção contra fugas de corrente;

  • Fusíveis.

O motivo da complexidade dessa estrutura é o fato de que, a partir dela, é feito todo o controle da distribuição de eletricidade nas dependências do estabelecimento.

Devido à sua importância, é de suma importância que esse equipamento seja adquirido junto a uma fabricante de painéis elétricos de renome, que seja reconhecida pelo fornecimento de produtos de qualidade. Do contrário, há a chance de que haja imprevistos, ou, até mesmo, acidentes.

  1. Mancais

O funcionamento de boa parte dos equipamentos usados na automação industrial depende de partes móveis. Porém, apesar de elas terem que se movimentar, também há a necessidade de que elas se mantenham na localização estipulada em projeto. Do contrário, há grandes chances de que a máquina apresente defeitos sérios a ponto de prejudicar o seu funcionamento.

Felizmente, existem peças projetadas especialmente para, ao mesmo tempo, permitir a mobilidade das peças e garantir que elas se mantenham na posição correta: os mancais de deslizamento.

Os mancais são como pequenos anéis no qual seu projeto é feito com um alto grau de exatidão, de modo a evitar o atrito e garantir que o funcionamento da máquina seja o mais eficiente possível.

  1. Cantoneiras

Por fim, é preciso considerar que há equipamentos que, apesar ao tamanho pequeno, são extremamente úteis para manter a linha de produção funcionando. É o caso, por exemplo, das cantoneiras.

De modo geral, elas são objetos que podem ser usados tanto para revestir quinas, como no caso dos degraus de escadas, quanto para fixar objetos, como estantes. Deste modo, esses itens podem ser usados para manter sua indústria organizada.

Vale ressaltar que, apesar de simples, esse objeto está disponível em diversos modelos. A cantoneira de aço inox, por exemplo, é recomendada para o uso em locais que exigem um padrão de higiene acima da média, devido ao fato de sua superfície lisa dificultar a proliferação de bactérias.

Ainda assim, é preciso fazer uma análise em cada caso para decidir qual é o melhor tipo para a sua indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *