Importância dos treinamentos no mundo industrial

Ter uma empresa envolve muito trabalho e disposição para enfrentar os desafios cotidianos, sejam eles burocráticos ou não. Porém, há uma preocupação constante dos gestores que é em relação ao chamado capital humano, principalmente com treinamentos.

O capital humano são todas as pessoas que participam de uma empresa, desde o departamento de produção e operação, passando pelo departamento de recursos humanos (RH), limpeza e outros.

Mas para que todas essas pessoas consigam manter relações boas e também que sejam mais profissionais, existem os cursos, treinamentos e inspeções.

Há cursos para inspeção de caldeiras em metalurgias, tipos de instalações elétricas, formas de construção, prevenção de acidentes e muitos outros. Todos tem como objetivo capacitar os colaboradores a fazerem seu melhor trabalho.

Objetivos dos treinamentos e cursos

Os cursos e treinamentos ajudam as empresas e organizações a fazerem diversos serviços, como o alinhamento de gestores e investidores aos princípios da empresa e, também, desenvolve habilidades.

Algumas empresas vêem os treinamentos como um custo extra, entretanto, uma organização que entende seu valor e seu propósito deve considerar investimento. Além disso, os cursos e treinamentos atraem diversos tipos de benefícios. Confira alguns abaixo.

Os colaboradores compreenderão os princípios e valores da empresa. Ajuda os trabalhadores a fazer suas atividades diárias (como treinamentos de adequação nr12);

Poupa tempo com questões irrelevantes e ajuda no aumento da produtividade, fazendo com que a comunicação aumente entre os setores;

Além disso, o colaborador trabalha seu desenvolvimento profissional, fazendo com que ele seja motivado, disposto e que promova uma boa produtividade.

A capacitação por meio de treinamentos e cursos são direcionados, dessa forma, mesmo os funcionários mais capacitados precisam passar por esse tipo de capacitação.

Há também algumas capacitações que são obrigatórias, como o treinamento de funcionários para a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Entendendo o treinamento de CIPA

De modo geral, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem como um objetivo central a prevenção de acidentes e também de doenças dentro do ambiente de trabalho. Esse tipo de medida diminui os riscos para o trabalhador ou problemas para a corporação.

A CIPA é obrigatória e é regulamentada pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) Art. 162 a 165 e também pela Norma Regulamentadora 5 (NR 5). Esses artigos fazem com que as empresas promovam o treinamento aos membros da CIPA, sejam eles titulares ou suplentes.

Disciplinas do treinamento da CIPA

Para que o treinamento da CIPA aconteça, é necessário que contemple algumas disciplinas, tais como:

  • Estudo dos ambientes de trabalho, das condições de atuação, além dos possíveis riscos relacionados à produção
  • Metodologias de análise e investigação de doenças e acidentes dentro do trabalho;
  • Noções sobre higiene no trabalho e também prevenção de riscos;
  • Noções acerca da legislação trabalhista, sempre relacionados a segurança e saúde do trabalho.

O treinamento para a composição da CIPA é de cerca de 20 horas, sendo realizado dentro da empresa, em sindicato ou então por profissional que seja licenciado a ministrar o curso.

Treinamento NR10

O treinamento regulamentado pela NR 10 diz respeito à segurança em instalações e serviços no ramo da eletricidade. Essa norma foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde de 1978.

O treinamento NR 10 capacita o trabalhador em todas as ações necessárias para que o eletricista faça seu ofício com o menor dos riscos. A NR 10 elenca diversas condições mínimas, medidas de controle, saúde dos trabalhadores e assim por diante.

Existem outras normas desse tipo, como é o caso da plataforma elevatória NR 18. A NR 10 atua sempre no sentido dos serviços elétricos em:

  • Etapas do projeto elétrico;
  • Operação;
  • Geração, transmissão, distribuição e consumo de energia;
  • Manutenção.

A norma fundamenta o proceder desses serviços, para que eles sejam feitos com segurança.

Importância do treinamento para o futuro da empresa

Todos os treinamentos e cursos são desenvolvidos para que os funcionários cresçam e especifiquem seus conhecimentos.

Também serve para que os padrões possam ser elevadas, já que os treinamentos apresentam novas tendências e metodologias eficientes.

Assim, o gestor que opta por treinamentos não se preocupa apenas com o presente, mas sim está de olho em novas oportunidades e formas de trabalhar, visando sempre a qualidade e a eficiência da produção.

Nesse sentido, os treinamentos são essenciais em qualquer indústria, pois garantem a segurança necessária para fabricação dos produtos e preservação da equipe.