Hidráulica e seus equipamentos utilizados

A hidráulica é um importante item dentro de uma indústria ou mesmo em procedimentos cotidianos e comuns que realizamos.

Existem uma diversidade de máquinas que trabalham com esse método e são largamente aplicadas em diversos setores distintos.

Mas pra quem não sabe, a hidráulica é o tipo de ciência que utiliza das características de fluidos confinados ou estes estando em escoamento, como meio de se transmitir energia para o funcionamento de tal peça ou equipamento.

Neste texto, conheceremos um pouco mais sobre ela e quais os equipamentos que funcionam desta forma no cotidiano de uma indústria ou com alguma outra aplicação similar.

Continue com sua leitura e venha conhecer mais deste importante processo.

Conexão hidráulica

A Conexão hidráulica é um tipo de sistema que se constitui de porcas e anilhas, esta que realizam o trabalho de unir dois tubos ou mais em uma determinada rede onde se passa alguma espécie de fluido industrial, que tem papel fundamental na utilização de certos maquinários industriais.

Mesmo sendo uma peça de tamanho pequeno, a conexão hidráulica necessita a realização de um sofisticado projeto de engenharia, pois como a porca e a anilha demandam ter um perfeito encaixe, qualquer problema que envolva este encaixe, podem comprometer o sistema, havendo a vazão de fluidos e podendo contaminar pessoas pelo contato com o mesmo.

Outro ponto específico e que deve ser considerado, é que a conexão deve ser confeccionada em materiais que não cedam e sofram pouca dilatação, independentemente das temperaturas que se encontram os fluídos ou mesmo o ambiente externo, caso a dilatação ocorra de maneira exagerada, pode-se comprometer todo o sistema de vedação.

Além deste quesito acima citado, é necessário que o material constituinte da conexão tenha boa resistência em altas pressões, pois essas muitas vezes se mostram altamente necessárias para o funcionamento do sistema hidráulico.

É aconselhável que, para uma vida maior, as peças sejam usinadas em aço para atender as demandas que o serviço necessita.

Ainda se é possível encontrar as conexões galvanizadas, porém seu uso diminuiu esporadicamente, porque o zinco muitas vezes reage com aditivos localizados em óleos.

Da mesma maneira, que o cobre não é elemento aconselhável para compor uma conexão, pois o mesmo diminui a durabilidade do óleo produzido pelo sistema, o que ocasiona a necessidade constante de manutenção técnica para a realização de troca do óleo.

Acoplamentos industriais

Os Acoplamentos industriais são peças de suma importância para o ambiente da indústria, pois são eles que realizam a conexão entre dois tipos de maquinários.

São eles, os elementos que promovem a transmissão mecânica, principalmente a transmissão de torque de acionamento.

Qualquer aplicação onde se possua algum tipo de acionamento por meio do rolamento ou então por meios de transmissão, inclusive sistemas hidráulicos, podem conter a presença destes equipamentos

Agora que já explanamos o que eles são, deve se dizer que existem diferentes e variados tipos de acoplamentos, que são devidamente utilizados conforme a sua aplicação e de acordo com a demanda das máquinas.

Como objetivo, elas trazem algumas vantagens em sua utilização. Tais, como:

  • Reduz vibrações;

  • Uni dois eixos;

  • Transmite torque e movimentação;

  • Compensa desalinhamentos;

  • Absorve choques e etc.

Motor hidráulico

Como todos devem saber, um dos equipamentos mais necessários em uma indústria, são os motores. E dentro do âmbito deles, se encontra o Motor hidráulico.

Ele tem uma vasta utilização, com diversas aplicações, tendo como função, realizar a transformação da água em energia mecânica.

Mas não só a água, é possível que a realização desse processo também se dá com outros tipos de fluídos, como o óleo, que no nicho industrial é o que tem mais utilização.

Para que ele possa vir a funcionar, é necessário o abastecimento de algum fluído, que deve ser transportado via sistema de canos e tubos, estes que são devidamente pressurizados com a utilização da bomba hidráulica, e este fluído transportado fica armazenado em um dado reservatório.

Sendo assim, temos a contribuição de um motor de combustão interna que auxilia a bomba hidráulica com a unidade do fluído a ser encaminhada para o motor hidráulico.

Dessa forma, o líquido que se move através da pressão exercida, gira o motor, e fluindo através dele, retorna para o seu reservatório, repetindo este ciclo enquanto o motor ainda estiver em funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *