Conheça a função da arruela e como essa peça é fabricada

Você sabe o que é uma arruela? Qual a sua função? Bom, uma arruela é, na verdade, uma espécie de ferramenta.

Fisicamente, ela tem um formato de disco e é bem achatado, possuindo um furo no meio. Normalmente, sua função mais comum, costuma ser segurar e suportar a carga de um parafuso.

Distribuindo igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes já montadas. Entretanto, também podem ser usadas como espaçadores, almofadas de desgaste, mola e dispositivos de bloqueio.

Conheça alguns modelos de arruela

Alguns dos materiais que podem ser utilizados para a fabricação desse tipo de peça, são: cobre, latão, aço-carbono e plástico. Existem alguns tipos de arruela, para diferentes tipos de situação e necessidade, são elas:

  • Arruelas lisas;
  • Arruelas dentadas;
  • Arruelas serrilhadas;
  • Arruelas de pressão;
  • arruela auto travante;
  • Arruelas onduladas;
  • Arruelas de travamento;
  • Arruelas para perfilados;

A arruela lisa tem como função melhorar os aspectos de todo o conjunto, podendo também distribuir igualmente o aperto realizado.

Como é uma peça que não possui quaisquer elementos de trava, ela costuma ser utilizada em locais em que há uma menor vibração. Existe também a arruela lisa aba larga.

Desenvolvida em empresas que realizam o serviço de fresa, esse tipo específico de arruela, é usado como fixador, pois tem a capacidade de fixar outros materiais em construções e objetos.

Por poder ser fabricada em alumínio, cobre, aço ou bronze (além de borracha), essas peças podem passar por um processo de galvanização.

Que vai ajudar contra as ações do meio ambiente, agindo em cima da corrosão que poderia ser sofrida com o material.

É muito importante que, quando utilizada, a arruela lisa aba larga seja de boa qualidade, pois com as de baixa qualidade, costumam dar problemas que podem prejudicar o consumidor.

A arruela dentada recebe esse nome por causa de seus dentes. Com estes inclinados, forma-se uma mola, quando são pressionados se encravando na cabeça do parafuso.

É um modelo de arruela que, por causa dos dentes, vai apresentar uma maior resistência, sendo utilizado em equipamentos em que há uma certa vibração, como eletrodomésticos, por exemplo.

A arruela serrilhada se assemelha bastante com a dentada, possuindo as mesmas funções, tendo sua diferença com o tipo de esforço que pode receber, aceitando uma maior do que a outra.

Fora isso, poderá ser utilizada para os mesmos tipos de trabalho. A arruela de pressão será mais utilizada, para fazer montagens dos conjuntos mecânicos, que são submetidos a grandes vibrações e esforços.

Podendo ser empregada em locais e equipamentos, onde há uma variação alta de temperatura. Ela irá funcionar como uma arruela de trava, impedindo o afrouxamento das porcas e dos parafusos.

Entenda a importância da arruela na indústria

A arruela auto travante é um tipo de arruela de travamento. É muito utilizada para promover a tensão de fixação, cobertura de furos, isolação, vedação, proteção de superfícies e, claro, o travamento.

Pode ser produzida em aço e liga metálica, tendo uma alta resistência, podendo também passar pelo processo de zincagem, que consiste no processo de proteção do material, que o protege contra corrosão e oxidação.

Com isso, a arruela auto travante terá uma vida-útil maior quando for bem utilizada. Nesse processo, poderemos encontrar o parafuso auto brocante, que tem como diferencial sua capacidade de perfurar, vedar e atarraxar.

A arruela ondulada não apresenta cantos vivos e por isso, acaba sendo mais recomendada para superfícies pintadas, já que vai evitar a danificação do acabamento.

Também é utilizada em equipamentos, que têm acabamento externo feito com chapas finas. Um outro tipo de arruela é a arruela de travamento.

Muito utilizada em indústrias, sua utilização principal costuma ser quanto ao travamento da própria porca, o que vai garantir uma maior organização no sistema, evitando que a arruela se solte da bucha.

A utilização desse tipo de arruela é muito importante, já que é capaz de garantir uma máxima segurança de todo o sistema.

Mas para que isso aconteça, é necessário que a arruela de travamento a ser comprada seja de boa qualidade.

Por fim, a arruela de perfilados, é muito adotada para instalações e montagens que envolvem, por exemplo, a cantoneira de ferro ou outros materiais que têm perfis em ângulos.

É graças ao seu formato de fabricação, que este tipo de arruela compensa os ângulos, deixando as superfícies perfeitamente paralelas na hora de serem parafusadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *