Formas de cuidado com a amarração e transporte de cargas

Tanto na construção civil como na indústria, há formas para cuidar das peças e fazer a amarração das cargas que serão transportadas de forma adequada.

Um dos itens mais comuns para auxiliar nesse processo é justamente a chamada Cinta de amarração.

Na prática, esse item batiza uma estrutura usada nos prédios que serve para segurar os objetos com elementos reforçados. Há quem diga, aliás, que nesta situação a alvenaria é amarrada ao concreto.

Neste caso, o principal objetivo é evitar acidentes causados pelo desequilíbrio das cargas. No entanto, é certo avaliar que há outros elementos que são muito importantes para a realização do Transporte de Máquinas e Equipamentos.

Para se ter uma ideia, existem opções como plataformas elevatórias, caminhões do estilo munck, container e outros elementos que são bastante usados neste processo de modo a facilitar as rotinas industriais.

Não importa o tamanho da operação industrial, se existe maquinário para transporte, é preciso ter uma boa estrutura para isso. Isso inclui cuidados, planejamento logístico e o cumprimento de normas de segurança do trabalho em relação à cargas e descargas.

Quer saber mais sobre algumas Formas de cuidado com a amarração e transporte de cargas? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre esse assunto.

Cuidados necessário no transporte de Máquinas e Equipamentos

Quanto pesa uma máquina industrial? O suficiente para investir em uma forma adequada de Transporte de Máquinas e Equipamentos e evitar acidentes de trabalho.

Diante disso, não importa se você trabalha em uma operação industrial ou faz uso de uma betoneira na construção civil, contar com recursos e ferramentas para melhorar a segurança é tudo.

Neste contexto, existem várias possibilidades, desde o simples fato de investir em itens como uma Cinta de amarração até caminhões e guindastes.

De modo geral, a cinta de amarração funciona de modo a conter materiais que serão transportados de um ambiente à outro ou ainda da indústria para um ambiente comercial, por exemplo.

Isso porque ela funciona como um item de transporte de cargas, ao prender os materiais como catracas firmes no meio de transporte utilizado. Assim, ela evita que ocorram acidentes nas vias públicas, destruição de outros materiais no estabelecimento ou ainda que algum item se perca no caminho.

Além da cinta, existem outros cuidados e produtos que podem ajudar no Transporte de Máquinas e Equipamentos no formato ideal.

Para se ter uma ideia, existem caminhões, plataformas elevatórias, elevadores, empilhadeiras e uma série de equipamentos que podem ajudar nas operações logísticas.

Mas, independentemente da escolha, é importante tomar alguns cuidados na hora de transportar esse itens, como:

  • Certificar que não há nenhuma peça solta;

  • Usar equipamento de proteção individual (EPI);

  • Certifica que o engate do maquinário funciona;

  • Avaliar o peso e as dimensões do produto antes de carregar.

Para auxiliar no processo, há alguns produtos e caminhões específicos que são referências no mercado de carga e descarga pesada com segurança.

O Transporte com munck por exemplo, é um caminhão com capacidade de suporte para toneladas, muito resistente e ainda adaptado com guindaste para transporte em altura.

Esticador de cabo de aço

Como o próprio nome sugere, esse dispositivo serve para auxiliar no transporte e na captação de uma determinada carga.

Por ser feito com uma estrutura de cabo de aço, o Esticador de cabo de aço é um produto resistente e bastante versátil. Existem vários modelos deste dispositivo, mas de forma geral, o esticador é um produto que se conecta a carga a outros equipamentos e assim, funciona como uma espécie de suporte.

Além de ajudar na amarração de equipamentos pesados, esta ferramenta também serve como um gancho para o maquinário, já que está sempre ligado à outras ferramentas.

Existem várias capacidades de suporte para o Esticador de cabo de aço em relação ao peso. Contudo, as principais características desta ferramenta são:

  • Resistência;

  • Alta durabilidade;

  • Proteção contra ferrugem;

  • Proteção contra desgastes do tempo.

Cordoalha de aço

Semelhante às cintas e ao esticador, as cordoalhas feitas em aço são conjuntos de fio de aço, entrelaçados em carbono e que são muito resistentes.

Na prática, a Cordoalha de aço é um produto que pode ter até sete fios de aço envolvidos e que serve para a amarração de equipamentos.

Esse item é muito usado para amarrar concretos mas também podem ser usada no contexto dos maquinários.

Muita gente fica na dúvida sobre a diferença entre uma cordoalha e um cabo feito em aço. Pois bem, a Cordoalha de aço é um material produzido com arames bem mais densos do que os cabos.

Independentemente da composição, a resistência das estruturas é algo que se destaca tanto nas finalidades industriais como na construção civil.

Tensionador de corrente

Por fim, ainda há os chamados tensionadores. Na prática, um dispositivo que é conhecido como o Tensionador de corrente, funciona como um conjunto de correntes que servem para amarrar cargas pesadas.

A tensão, neste caso, existe porque todas as correntes são ligadas à uma fonte de energia e preparadas para oferecer maior resistência aos equipamentos pesados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *