Passo a passo para construção de uma estrutura industrial

Criar uma fábrica do zero não é uma tarefa fácil, mas se bem organizada, a sua planta pode ter uma maior eficiência.

Devemos levar em conta o tamanho da planta, para organizar da melhor maneira todos os setores envolvidos na produção. Para se ter acesso aos itens inerentes a produção, é necessário o uso de uma escada plataforma industrial.

Elas são normalmente fabricadas em alumínio e podem chegar a mais de três metros. Alguns modelos apresentam guarda-corpo, para maior segurança do usuário e rodas para o deslocamento na área onde é utilizada.

Existem também modelos fabricados em fibra, para garantir o isolamento elétrico, do prestador de serviços durante o seu manuseio.

Outra característica muito importante nas indústrias, é a organização e a identificação de suas áreas e suas tubulações. Para isso, usamos a pintura industrial, que serve para identificar tubulações, tanques e outras superfícies.

Ela agrega o fator anticorrosivo e deve ser feita por pessoal especializado, para ter um melhor resultado em sua aplicação.

Quanto mais limpa e isenta de contaminantes a superfície, melhor será a aderência ao equipamento. Dentre os contaminantes, podemos observar alguns como tintas velhas mal aderidas, óleos e graxas entre outros.

Uma boa ventilação, também é de suma importância na planta fabril. Utilizando hélice de exaustor, você remove o ar viciado dentro da estrutura e diminui a temperatura, umidade e vapores de dentro do galpão.

Existem alguns modelos de exaustor que são utilizados na indústria, alguns com motor elétrico e outros que utilizam apenas a força dos ventos, tudo vai depender da finalidade e do nível de exaustão necessárias na sua empresa.

O layout industrial e a eficiência nos processos

Os benefícios de uma boa estrutura industrial, além de proporcionar organização e fluidez no processo, ajuda a manter o ambiente seguro e confortável para os colaboradores.

Trabalhar em um ambiente bem sinalizado e bem ventilado, além de oferecer maior segurança e menos riscos a saúde, pode ajudar na produtividade do seu negócio.

Otimizar os processos, está diretamente ligado a disposição do maquinário, no fluxo de pessoas e no uso de produtos dentro da sua planta.

Uma pintura de parede, pode fazer toda a diferença na hora de identificar um setor, com agilidade por um colaborador. Veja a seguir, algumas dicas que podem auxiliar nesse fluxo dentro da sua estrutura:

1. Otimizar o transporte

Alguns processos necessitam o deslocamento de materiais, seja por empilhadeira ou calhas de transporte. O mais importante, é tentar eliminar da melhor maneira possível esse deslocamento, fazendo assim, com que o processo seja mais fluido e ágil;

2. Layout de processos

Os processos que utilizam a mesma matriz de produção, devem estar próximos para uma melhor fluidez da matéria-prima utilizada na linha de produção. É importante saber se, sua empresa pode implementar essa organização no espaço físico da planta e se é viável aplicar esse modelo;

3. Arranjo físico

Analisando o espaço físico de sua empresa, deve ser levado em consideração todas as tarefas executadas pelos funcionários. Isso contribuirá para uma melhor organização e produtividade. A má organização desse espaço, pode elevar os custos e o tempo de produção;

4. Segurança

As tarefas que podem causar riscos aos colaboradores, devem atender às normas de segurança e a utilização de equipamentos obrigatórios para sua execução;

5. Sinalização

Ela é muito importante para orientar os colaboradores sobre locais de risco, passagem de equipamentos, entradas e saídas;

6. Conforto para os funcionários

Leva em conta todos os aspectos do ambiente de trabalho e a execução das tarefas resguardando os operários de problemas de saúde causados pelas tarefas executadas.

7. Máquinas e equipamentos

Devem estar de acordo com as normas de segurança e com a manutenção em dia, evitando acidentes e interrupções durante o processo.

Invista em ambientes completos

Uma boa organização e planejamento dos processos, pode ser a solução para maior produtividade e agilidade da sua empresa.

Um ambiente de trabalho arejado e bem sinalizado, pode ser a diferença para que o processo de produção aconteça de forma limpa e rápida.

Utilize um exaustor industrial se necessário, para proporcionar um maior conforto dos funcionários. Os EPIs e uniformes de trabalho podem ser pesados, criando desconforto para quem está utilizando.

Muitos lugares em nosso país tem uma temperatura elevada e alguns processos, podem aumentar ainda mais a sensação térmica dentro do galpão.

Organize o ambiente de trabalho, evitando refugos próximos aos funcionário, na expedição uma escada multifuncional pode agilizar na execução de certas tarefas.

Um colaborador que trabalha feliz, pode ter a sua produção multiplicada. Pense que essas mudanças são investimentos e não gastos. Isso irá tornar os procedimentos realizados mais ágeis e seguros, aumentando a qualidade da sua produção.