Equipamentos

Equipamentos presentes na indústria

A eficiência de determinado processo industrial se dá mediante a composição deste processo. Todos os elementos e equipamentos são importantes, já que trabalham juntos e garantem a boa qualidade da produção.

Somente esses equipamentos e peças farão com que o sistema possibilite as fábricas a terem esses produtos. Os produtos feitos em decorrência dos processos de produção fabris são importantes no nosso cotidiano, vide todos os utensílios que usamos na cozinha, fora os que chamamos de equipamentos eletrônicos como computadores e celulares.

Todos esses sistemas, passaram por etapas com mangueiras hidráulicas e seus terminais hidráulicos prensáveis, esteiras de transporte e finalização.

Por isso, que uma boa fábrica tem em seu quadro uma série de componentes e sistemas que garantem a produção e a qualidade da mesma.

Neste breve artigo falaremos sobre alguns desses equipamentos que auxiliam as máquinas e as ferramentas a terem um desempenho muito melhor e mais alcançável.

As válvulas e equipamentos industriais

Um dos elementos importantes para as fábricas são as válvulas, e não é por menos, elas possuem muitas características, sendo a primeira delas permitir o controle do fluxo dos fluidos, sejam eles líquidos (como querosene a venda) ou sólidos.

De maneira geral, abre e fecha a entrada das tubulação garantindo a vazão ou a não vazão.

Outra função das válvulas é garantir o controle da pressão, como as válvulas pneumáticas e solenoides, mas também tem algumas que auxiliam no monitoramento das mudanças de temperatura e fluxo.

Abaixo falaremos sobre 3 tipos de válvulas presentes na indústria.

1. Válvula gaveta

São um dos modelos de válvulas mais usados, e tem uma função binária, isto é, “fecha ou abre” o fluxo. É usado como uma válvula de bloqueio de modo que os sistemas seja isolados dentro da tubulação.

O controle da válvula gaveta pode ser tanto por meio de volante manual, como por algum tipo de motor elétrico ou então um atuador pneumático.

2. Válvula Quebra Vácuo

A valvula de quebra vacuo tem como objetivo fazer com que o vácuo existente seja eliminado quando um pressão interna é menor que a pressão atmosférica. Isso permite que os tanques ou qualquer outro equipamento entre em colapso e gere rachaduras no sistema.

Sendo assim, a válvula quebra vácuo alivia de forma automática a condição de vácuo indesejada, restaurando a condição da pressão atmosférica local que pode ser verificada por meio de um manômetro.

Assim, a válvula quebra vacuo é usado em tanques, trocadores de calor, serpentinas de aquecimento e outros aspectos.

3. Válvula globo

Esse tipo de válvula permite que o fluxo seja regulado, diferentemente das válvulas gaveta que possuem uma posição binária.

O modelo dessa válvula faz com que haja um disco móvel que fica sempre em relação ao assento do anel estacionário o que permite que seu controle seja feito com mais qualidade.

Assim, as válvulas, independentemente dos seus modelos garantem aos sistemas industriais:

  • Segurança;
  • Eficiência;
  • Controle;
  • Qualidade.

Abaixo falaremos sobre dois elementos que são usados em conjunto ou de forma separada das válvulas que são o termostato industrial e os manômetros.

O termostato industrial e outros equipamentos

O termostato industrial tem como objetivo a verificação da temperatura no ambiente fabril e não só, por meio dele é possível exercer o comando e o controle da temperatura de um sistema ou ambiente. Essa regulação pode ser tanto automática como manual.

Ele é muito importante dentro da indústria, pois impede que determinado sistemas cheguem em temperaturas muito altas causando seu colapso.

Por isso, esse equipamento é composto, geralmente, por dois tipos de elementos, um que garante que a indicação térmica seja verificado, e o outro que permite que a correção da temperatura seja efetivada.

Os elementos industriais que esses equipamentos são usados são em refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionados entre muitos outros componentes.

O manômetro

Já os manometros de pressão hidraulica são medidores de pressão de um sistema de fluidos, e assim como o termostato, garante que não se tenha vazões ou mudanças drásticas na pressão do sistema, o que poderia causar problemas e colapsos.

A maior empregabilidade desse equipamento ocorre em indústrias de petróleo, de água, de combustível ou seja, em indústrias que lidam com algum tipo de fluido e com bombas e compressores, ou seja, com pressão.

Assim, vimos que as indústrias são compostas de uma série de elementos e que todos eles servem para o bom funcionamento da fábrica e para uma melhor produtividade.