Equipamentos industriais necessários e pouco conhecidos

Atualmente, as indústrias adotam – praticamente – qualquer tipo de função, fazendo e produzindo processos para os mais diversos setores, sendo que os principais respondem a setores vitais para a sociedade.

Isso porque, apesar de a visão que termos da indústria ser mais simplista, o segmento é o responsável pela produção dos materiais usados em nosso cotidiano.

Assim, o setor é responsável pela criação e fabricação de diversos itens como:

  • Alimentos e bebidas;

  • Tabacos e produtos químicos;

  • Veículos e combustíveis;

  • Produtos metalúrgicos básicos;

  • Eletrônicos;

  • Produtos de papel e celulose.

Nesse contexto, é muito comum que para cada aplicação exista um tipo de maquinário específico ou um sistema que trabalhe em conjunto aplicando diversas técnicas para produzir em larga escala as peças que irão responder as indústrias citadas acima.

Por conta dessa diversidade gigantesca de equipamentos e maquinários, esse artigo trouxe uma compilação de informações dos principais, a fim de elucidar para o leitor as principais características, informações e curiosidades sobre esses equipamentos importantes e que são pouco conhecidos.

Como funciona a montagem e a manutenção de equipamentos?

Antes de entendermos um pouco mais sobre cada equipamento precisamos destacar como funciona a montagem e manutenção desses itens .

Ao se adquirir algum produto ou máquina nova, é preciso realizar a sua instalação e regulagem para o trabalho especificado.

Como é muito comum que máquinas assumam tarefas para as quais não foram criadas, isso é um método preventivo para não parar a operação do local e evitar que isso ocorra.

Para realizar toda essa instalação e os ajustes é necessário contratar uma empresa de confiança no mercado, que tenha profissionais qualificados e, o mais importante de tudo, com experiência no ramo.

Após a montagem é necessário realizar manutenções constantes no equipamento para que ela fique sempre com o funcionamento em perfeito estado.

Basicamente, existem 2 tipos de manutenções principais:

  1. Manutenção preventiva: O foco dessa manutenção é realizar a prevenção de erros. É a manutenção mais recomendada pois garante que a máquina não apresente falha durante operação, o que pode oferecer risco aos operadores e também ao lote de produtos;

  2. Manutenção corretiva: Já o objetivo desta manutenção é realizar o conserto da peça quando ela apresentar problemas.

Para cada tipo de manutenção é necessário entrar em contato com um profissional qualificado pois elas são, em síntese, totalmente diferentes.

Agora que falamos um pouco de como é a manutenção, vamos entender um pouco sobre os principais equipamentos industriais.

Barra de grafite

A barra de grafite industrial é um equipamento vital para o tratamento de líquidos e outros materiais possivelmente condutivos.

Esse material confere a essas barras uma estrutura muito incomum, que pode resistir a altas temperaturas, chegando até a 2.000°C.

Ela também oferece uma ótima resistência a pressões mecânicas por possuir encaixes que garantem a estrutura mais “força”.

Atualmente, é muito fácil achar barras feitas desse material a um preço acessível e justo no mercado, mas é sempre aconselhável a consultoria de algum profissional para escolher o melhor modelo e o melhor encaixe para determinada estrutura.

Trabalhando com temperaturas não-ambientes

É muito comum que as indústrias trabalhem com temperaturas diferentes da ambiente, para isso existem dois equipamentos muito utilizados que vamos abordar.

O primeiro é o sensor temperatura que pode funcionar de diversas formas e é possível encontrar no mercado uma variedade gigantesca desse produto.

Normalmente ele funciona por meio da expansão de um material (mercúrio) quando entra em contato com alguma superfície de temperatura elevada.

Na prática, a temperatura é calculada por um medidor e pode exibir o comparativo com a temperatura ambiente, resultando na temperatura da superfície.

O outro produto que podemos citar é o poço termométrico inox que tem uma função extremamente importante no quesito de segurança dentro de indústrias que manipulam o calor.

Normalmente esse poço é inserido para proteger o sensor de ambiente no equipamento, funcionando como um dispositivo de estanqueidade, evitando vazamentos e trocas constantes do sensor que poderiam ser danificados sem esse dispositivo.

Molas

As molas são peças essenciais em setores que trabalham de forma hidráulica, principalmente as molas de compressão, que possuem a função de absorver a pressão que é gerada por movimentos bruscos e impedir que essa pressão seja transferida para outro dispositivo que poderia ser danificado.

As molas possuem diversos modelos, a de compressão é uma das mais importantes por funcionar também como um dispositivo de segurança.

Dependendo de quanta pressão for feita, no entanto, será necessário adicionar um apoio nessa mola.

Esse apoio é conhecido como feixe de mola, um conjunto de placas de aço que funcionam por meio da absorção de energia para seus feixes, sem transferir para o equipamento que venha depois no processo.