Equipamentos

Equipamentos de soldagem dependem de energia elétrica

As tarefas realizadas dentro de um ambiente industrial são variadas e necessárias para cada setor em que são feitas. Desde o simples cuidado com a manutenção elétrica e de equipamentos até os testes realizados em novos produtos antes do encaminhamento para o mercado consumidor, tudo é considerado de suma importância.

Há muitas máquinas e ferramentas que devem ser operadas por profissionais capacitados e com conhecimento técnico apropriado, para evitar qualquer tipo de acidente laboral ou mesmo contra o patrimônio da empresa.

Por isso, é preciso que a equipe de montagem industrial esteja presente a todo instante, desde o princípio e continuamente.

Esse acompanhamento de todos os procedimentos realizados tem como objetivo identificar problemas e apresentar soluções adequadas de maneira imediata.

Dessa forma, a linha de produção tem uma continuidade funcional estabelecida dentro do planejamento estipulado pela empresa, atendendo o mercado consumidor dentro dos prazos.

Serviços de solda demandam amperagem adequada em equipamentos

Muitos processos industriais dependem de detalhes microscópicos, como a soldagem de placas eletrônicas presentes em diversos equipamentos eletrônicos.

Também são necessários em larga escala, como na indústria automobilística, em que as soldas de chapas metálicas formam veículos dos mais variados tamanhos e modelos.

Mesmo com a automatização dos ambientes de trabalho industriais, os profissionais que atuam no chão de fábrica precisam entender sobre os processos de eletrodos revestidos destinados para a soldagem de metais.

Apesar de muitos pensarem que é uma tarefa fácil e de simples execução, na verdade o processo exige conhecimento técnico e treino, além de depender de habilidades com o cordão e um conversor de solda que atenda às especificações de produção.

No ambiente de trabalho o operador de solda precisa utilizar equipamento de proteção individual para proteger os olhos, além de botas e luvas para evitar qualquer acidente com as faíscas características desse trabalho.

É preciso destacar alguns fatores que determinam um trabalho de qualidade, sendo eles:

  • Correção de amperagem;
  • Distância apropriada em relação à altura do arco;
  • Velocidade de avanço sobre peças;
  • Seguimento de desenho do produto.

As máquinas estão preparadas para atender as necessidades de energia aplicadas nas tarefas da linha de produção.

Para atender às especificações técnicas e de segurança dentro de um ambiente industrial, é preciso contar com um transformador de solda 250 amperes para que o eletrodo cumpra a função de maneira correta.

Distribuição de energia correta gera economia

Assim como os equipamentos, o fornecimento de energia deve ser garantido e de qualidade, seja com abastecimento de concessionárias, seja de geradores movidos a combustível fóssil.

Isso permite que a produtividade não seja interrompida durante a realização dos trabalhos.

A montagem industrial é responsável pelo projeto de construção de um galpão para instalação de uma fábrica e toda sua linha de produção.

Contar com cabines primarias como forma de distribuição de energia para os mais diferentes setores é imprescindível e gera uma economia tendo as correntes elétricas corretas para cada área.

Com isso, as instalações elétricas são particionadas em circuitos específicos para a rede de iluminação, outro para as tomadas e interruptores, e um setor dedicado às máquinas de maneira individual.

A possibilidade de um curto-circuito diminui consideravelmente, protegendo todo a estrutura imobiliária e por consequência, todos os funcionários e colaboradores presentes nos ambientes de trabalho.

As equipes responsáveis pela montagem industrial desenvolvem um projeto de manutenção de transformador e substituição de peças de maneira periódica.

São cuidados que precisam fazer parte do planejamento inicial, como forma de garantir a segurança patrimonial e de toda mão de obra.

Testes aplicados em ambientes controlados

Os laboratórios industriais também fazem parte da estrutura imobiliária de muitas empresas. Quando não são terceirizadas, as equipes responsáveis por testes de qualidade dos produtos possuem um ambiente preparado com equipamentos e soluções para a realização das tarefas.

Conforme a finalidade da empresa e os bens de consumo produzidos, é necessário realizar o ensaio de dureza brinell, que consiste em identificar a dureza de materiais por meio de métodos de medição próprios.

São utilizadas esferas de aço milimétricas, chegando a até 10 mm de diâmetro, sendo aplicada uma carga sobre materiais para identificar a resistência máxima das estruturas.

Para manter um ambiente controlado, muitos laboratórios precisam trabalhar com uma temperatura adequada e próxima às condições em que os bens de consumo serão aplicados.

Por isso, é utilizado um resfriador de ambiente digital com precisão, pois assim a experiência é bem sucedida.

Os setores industriais mudam e se adaptam para que os consumidores possam receber produtos de qualidade e tenham uma durabilidade de acordo com suas características de uso. Isso vale para todos os segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *