Quais equipamentos de medição são utilizados na indústria?

No geral, os instrumentos de medição e controle de processos industriais são responsáveis por mensurar características físicas ou químicas.

Esse trabalho faz com que tanto a medição como o controle de processos se tornem cruciais para gerar os melhores resultados possíveis em relação à utilização de:

  • Recursos;

  • Maquinário;

  • Desempenho;

  • Rentabilidade;

  • Proteção ambiental

  • Segurança;

  • Entre outros.

Em uma unidade de produção. Ou seja, assim como o corpo humano precisa ser analisado em relação à sua performance, as máquinas também devem passar por esse escrutínio.

A instrumentação industrial refere-se, portanto, ao grupo de equipamentos e dispositivos que auxiliam os profissionais do ramo a medir com precisão, além de registrar e converter variáveis de processos.

Isso para, em seguida, transmiti-los, avaliá-los e controlá-los para diversas finalidades.

Multímetro

Multímetro digital é um equipamento eletrônico que tem como serventia a mediação de grandezas elétricas. O aparelho é utilizado em laboratórios ou mesmo em serviços de campo.

Ele pode incorporar diversos outros instrumentos de medição, como o voltímetro, o amperímetro, o ohmímetro e, em condições consideradas mais avançadas, até mesmo o capacímetro e outros.

Além do digital, também é possível encontrar o multimetro em versão analógica.

Essa versão possui as mesmas funções, mas a escala é indicada por um ponteiro e seu funcionamento é feito por meio de um galvanômetro.

O equipamento é usado para medir grandezas de componentes eletrônicos ou ainda da rede elétrica.

Pode-se dizer que suas funções básicas são: medição de tensão contínua, tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua. Além delas, uma utilidade considerada comum é o teste de continuidade com alerta sonoro.

Na indústria, o aparelho é amplamente utilizado no processo de manutenção de equipamentos.

Isso faz com que o profissional consiga identificar qualquer tipo de problema relacionado às máquinas ou às instalações, agregando prática e rapidez.

Já em oficinas que trabalham com produtos eletrônicos, o equipamento pode ser utilizado para testar cabos, indutores, entre outros.

E ainda pode fazer prova de circuitos e promover ajustes em aparelhos como amplificadores e transmissores.

Manifold digital

Quando chega a hora de instalar ou realizar a manutenção de um aparelho, o Manifold digital é considerado um verdadeiro aliado do técnico.

Isso porque o aparelho é responsável por auxiliar o profissional a conferir a pressão do fluido refrigerante. Sem esse equipamento.

O vácuo pode não ser realizado de maneira correta, o que pode ser prejudicial ao funcionamento do aparelho que passou pelo escrutínio.

O manifold em sua versão analógica exerce funções similares ao digital, mas precisa de outros componentes para executá-las.

Enquanto isso, o digital é uma verdadeira ferramenta completa, capaz de exercer diversas ações de outros equipamentos com excelência, como o vacuômetro e termômetro, já que são integrados a ele.

Um bom aparelho da versão mais tecnológica tem como vantagem, ainda, a possibilidade de cuidar de todas as suas tarefas importantes com alta pressão, sem erros de cálculo e com fácil portabilidade e manuseio.

Além, é claro, de cumprir com todos os parâmetros do sistema.

Medidor de vazão eletromagnético

Medidor de vazão eletromagnético é desenvolvido para medições de vazão em toda a variedade de fluidos líquidos condutivos, inclusive medição de vazão de água potável, efluente, lodo e até mesmo de água de processo.

O aparelho permite medições de fluxo estáveis e precisas em sistemas com tubulações pressurizadas, diminuindo, dessa forma, o desperdício de águas residuais.

medidor é composto por duas bobinas instaladas nas partes inferior e superior do tubo destinado à medição. Além disso, ele possui dois eletrodos em versões básicas capazes de medir a voltagem criada.

Seu revestimento faz o isolamento das bobinas nas quais é possível encontrar inúmeros materiais, como borracha dura, teflon, entre outros. As bobinas ficam responsáveis por criar um campo eletromagnético inserido no tubo já citado.

Quando o fluido finalmente transita por meio do campo eletromagnético, ele gera uma tensão que é analisada com os eletrodos nas duas laterais do aparelho. Essa voltagem gerada é diretamente proporcional à velocidade da vazão.

Ter conhecimento do que alguns dos medidores presentes na indústria são capazes de fazer é adquirir conhecimento em relação ao seu papel crucial na rotina da indústria.

São diversos processos que passam pelo crivo de um aparelho pouco perceptível, mas que precisa de destaque graças à sua versatilidade, funcionalidade e auxílio à busca tanto pela segurança quanto pela qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *