Equipamentos da indústria alimentícia

A industria de alimentos é de suma importância para nós como um todo, pois ela á responsável por preparar e fornecer os alimentos que consumimos em nosso dia a dia, de forma prática e fácil.

Neste campo, existe uma série de equipamentos diversos que são destinados a realizar serviços para o setor alimentício, como os relacionados ao corte ou mesmo empacotamento, sempre desempenhando serviços em grande escala.

Eles estão destinados para realização dessas funções de forma coordenada e ágil, além disso, permitem que os funcionários possam se concentrar em outras tarefas após configurar as máquinas, tarefas essas que realmente exigem desempenho humano para seu desenvolvimento e resolução.

Uma empresa de alimentos, para que se mantenha forte no âmbito da concorrência e da boa produtividade, devem se atentar em sempre estar atualizadas com os mais novos maquinários disponíveis no mercado.

É sempre importante implementar a modernidade e a agilidade na linha de produção, para que exista a otimização dessa linha e o produto seja finalizado no melhor tempo e com a melhor qualidade possível.

Neste texto, vamos conhecer algumas máquinas frequentemente utilizadas na indústria de alimentos e ver realmente quais são suas funções.

Esteira transportadora

Como já dito antes, no segmento dos alimentos, há a grande necessidade de que os processos de de distribuição de cargas no âmbito interno sejam realizados de forma eficiente e rápida.

Devem ser feitos para que se evite acidentes com os funcionários que ali executam serviços específicos, em decorrência do peso das cargas, por exemplo, ou mesmo outros fatores que podem vir a atrapalhar o processo.

Para que se evite isso e a perda de tempo, hoje, existe a esteira transportadora, cujo objetivo é realizar esse transporte interno de maneira prática.

O equipamento pode ser usado de forma fixa ou mesmo móvel nas indústrias. Isso possibilita o transporte de cargas pesadas em série e, dado a isso, proporciona um maior controle de cargas e um ganho na produtividade no setor.

Conheça os benefícios oferecidos pela esteira industrial:

  • Alta longevidade e durabilidade;
  • Resistência a fortes impactos;
  • Capacidade de suporte de grandes pesos;
  • Reduz custos com mão de obra.

A esteira fixa pode ser alocada em locais específicos de carga e descarga, para os caminhões de logística, por exemplo, e fixada nesses pontos estratégicos, ou seja, podem estabelecer um ponto definido de carga e descarga.

Misturadores industriais

misturador industrial, é um maquinário da indústria alimentícia que é altamente indicado onde se faz necessário os atos de misturar, dissolver, agitar ou mesmo homogeneizar produtos líquidos.

Eles são devidamente dimensionados para cada processo industrial específico. Normalmente, são confeccionados em aço carbono revestido e em aço inox.

Como já dito antes, ele é indicado para operações de mistura, dissolução e agito de materiais líquidos específicos, que possuam ou não a presença de sólidos em seu meio.

Normalmente, estes equipamentos são projetados visando atender a necessidades bem específicas e um determinado setor, podendo ser fornecidos com diversas faixas de potência, rotação, comprimento de sua haste, diâmetros de hélice, entre outros detalhes.

Para que haja a especificação dos misturadores industriais, são utilizados diversos fatores e cálculos para que se possa confeccionar o equipamento ideal.

Para esta produção, utiliza-se um programa específico de agitação, no qual o fator de erro se torna totalmente nulo, desde que as informações corretas dos produtos sejam devidamente fornecidas.

Estes equipamentos são essenciais para o funcionamento das indústrias do setor alimentício. Eles tornam real a possibilidade de se realizar um trabalho manual num tempo onde, em outra época, seria inviável.

Além disso, tornam o processo de produção muito menos suscetíveis a erros humanos e acidentes que poderiam vir a ser causados em sua execução.

Como são equipamentos robustos e de alta qualidade, seu valor costuma ser alto e para que haja uma facilitação em sua compra, a empresa ou empreendedor pode optar por um financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). É uma forma mais fácil de se ter acesso ao crédito para conseguir adquirir um desses equipamentos.

Ao buscar por esses equipamentos para a sua indústria, vá em busca de empresas de alimentos especializadas do ramo e que tenham um bom reconhecimento no mercado.

Há aquelas que fazem esses equipamentos sob medida e aquelas que fazem a venda de maquinários que já foram usados, mas que passaram por um processo de restauração e estão prontos para que se use novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *