Entenda como as barras são utilizadas na indústria

A Indústria utiliza a matéria-prima para desenvolver um produto final ou intermediário, para ser transformado em diversos outros produtos.

O metal utilizado para produzir uma barra vem da indústria siderúrgica, que é a parte da metalurgia, que trata da fabricação de aço e ferros fundidos. Vamos conhecer alguns tipos de barra e sua utilização.

Quais os tipos de barra?

A barra roscada utiliza um conjunto de filetes em torno de uma superfície cilíndrica, que serve como guia para encaixar dois materiais, através de uma ação helicoidal, embora obscuro, crê-se que a invenção foi do filósofo e matemático Arquitas de Tarento, ele também é conhecido como o inventor da matemática aplicada a mecânica.

As barras roscadas, podem ser utilizadas como roscas sem fim, para manter um movimento circular contínuo, para fixar peças de máquinas por meio de porca e parafuso, em extrusoras faz a expansão de materiais, entre outras aplicações.

A barra de ferro é nervurada, feita com tarugos ou lingotes de metal, também conhecidas como vergalhão. São muito utilizadas na construção civil.

Trançando as barras, é possível fazer uma armadura que, é responsável por segurar o esforço de tração de uma edificação, que utiliza o concreto armado. Os vergalhões são posteriormente preenchidos por concreto, criando pilares e outras estruturas da edificação.

A barra chata é feita através do processo de Laminação, também conhecido como calandragem, onde se reduz a espessura de um material comprimindo-o, entre dois ou mais cilindros giratórios.

Elas são utilizadas para forjar ferramentas, fabricar estruturas, em aplicações agrícolas, serralherias e indústria automobilística. Podemos encontrar esse tipo de barra em diversos lugares, para as mais variadas finalidades.

Entenda como alguns dos tipo de barra são utilizados para criar maquinário e ferramentas

Talvez um dos melhores exemplos de uso de barras na indústria seja a barra chata de ferro. Esse tipo de barra, pode ser moldada para criar diversos tipos de estruturas, como vigas e tubos quadrados.

Ela pode ser usada também, na forja de ferramentas de uso agrícola, como foices, facões e enxadas.

Nas serralherias, elas podem ser utilizadas para construção de portões com grande durabilidade, criando estruturas leves de grades, esquadrias, corrimão de escadas, parapeitos de mezanino e sacadas, além de forjar peças para indústria automobilística.

Na construção civil, são utilizadas barras de ferro, vergalhões, para criar estruturas que seguram a força de tração sofrida por uma edificação de concreto armado.

Existem vários modelos e medidas feitos para suportar uma variedade de cargas, um dos mais populares é a barra de ferro 8mm, embora a norma NBR 6118 não permita a construção de pilares de sustentação com essa barra.

Ela é muito utilizada por ser mais barata, o que pode acarretar na sobrecarga fazendo com que a estrutura desmorone.

Usada em diversas funções na indústria, as barras roscadas são compostas de filetes em um cilindro que, através de engrenagens ou porcas, são guiadas através de ação helicoidal entre as duas partes.

Na barra roscada medidas, variam de acordo com a bitola da porca ou a espessura da engrenagem, quando utilizada junto a um mecanismo de engrenagem recebe o nome de rosca sem fim.

Rosca sem fim, o que é?

A Rosca sem fim, nada mais é que, uma barra roscada, usada como engrenagem, o movimento do parafuso faz com que uma coroa ou pinhão se movam.

Ela é sem fim pois, ao contrário de mover a contra parte, ela gira circularmente. Em um sistema de engrenagens, essa técnica pode reduzir as rotações e permitir um maior torque.

Existem três tipos básicos de engrenagens de rosca sem fim, o que diferencia uma da outra, é o tipo de ângulo dos dentes em relação a sua base e a distância entre as roscas no parafuso. São usadas, principalmente, em embreagens de motores, tarraxas de instrumentos musicais, elevadores e indústrias em geral.

A importância das barras na evolução tecnológica da civilização, como elas constroem o nosso futuro?

Acabamos de ver alguns tipos de barras e sua utilização na indústria. Sem elas, seria impossível o desenvolvimento do ser humano e sua interação com o planeta.

Desde as barras forjadas, para se transformarem em ferramentas agrícolas, portões e esquadrias, até as barras de ferro que constroem prédios monumentais, criando estruturas para o concreto armado, as barras estão presentes em nosso cotidiano até como um simples parafuso.

As barras são usadas para transformar nosso ambiente e para criar novas ferramentas de transformação e evolução da nossa sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *