Entenda a importância das engrenagens para a indústria

As engrenagens são elementos mecânicos cujo rolamento é fundamental para a produtividade de indústrias de diversos segmentos.

As peças garantem a potência necessária para que os maquinários realizem o trabalho de maneira uniforme e constante, o que é possível devido às superfícies de contato moldadas cuidadosamente.

Existe uma grande variedade de modelos de engrenagens, dentre os quais vale a pena destacar as engrenagens de dentes retos, as cônicas, hipoides helicoidais, cremalheira e entre outros.

As variações estão relacionadas ao trabalho desempenhado pelas peças, e também ao tipo de transmissão de movimento.

Importância das engrenagens para a indústria

As engrenagens industriais são essenciais para que diversos maquinários funcionem corretamente. É por isso que elas estão presentes em equipamentos de empresas de pequeno, médio e grande porte e de praticamente todos os segmentos.

As peças são responsáveis por garantir que a força gerada na unidade motora seja transferida para a unidade consumidora, controlando também a rotação por minuto e o torque.

A engrenagem helicoidal, por exemplo, é utilizada para a transmissão de maneira fixa em rotações altas. O modelo possui características e aplicações importantes, principalmente devido ao aspecto dos dentes, que são cortados formando ângulos com a face da engrenagem.

Em outros casos, as engrenagens podem ser empregadas para auxiliar na redução da velocidade dos motores em diversos processos industriais, como na produção de alimentos, papel, eletroeletrônicos e entre muitos outros produtos.

Nesses casos, a engrenagem para redutor pode variar de acordo com a aplicação.

Como as engrenagens são fabricadas?

Justamente devido à importância da peça em uma série de equipamentos mecanizados, é fundamental que ela seja de qualidade.

Uma forma de se verificar isso é por meio das qualificações e certificações das empresas produtoras. Afinal, no Brasil os fabricantes devem obrigatoriamente seguir as normas da ABNT com relação aos critérios de segurança e qualidade.

Sem esses itens, as marcas teoricamente não podem comercializar as peças industriais. O processo de fabricação de engrenagens industriais é composto basicamente pelas seguintes etapas:

  • Escolha do material, geralmente aço carbono, aço inox, ferro fundido;
  • Usinagem da peça utilizando uma fresa tipo caracol;
  • Fundição do material, com colocação em moldes;
  • Conformação das engrenagens, que são trefiladas e laminadas.

Com relação à escolha dos materiais para as engrenagens industriais, têm preferência os metais com maior durabilidade e resistência.

O ideal é que antes da projeção das instalações industriais o empreendedor pesquise sobre as engrenagens, com o objetivo de compreender qual é a que melhor se alinha ás necessidades da unidade fabril.

O que é uma correia dentada?

Presente principalmente no universo automotivo e em veículos industriais em geral, a correia dentada é fundamental para a precisão no funcionamento dos motores.

Com dentes pequenos, a peça em funcionamento forma uma espécie de engrenagem sistemática. A correia coordena a abertura de válvulas de acordo com o movimento dos pistões, num movimento essencial para que os carros funcionem.

Uma correia quebrada ou rompida resulta em pistões e válvulas desordenados, se chocando e causando o entornamento, que pode prejudicar o funcionamento do veículo ou equipamento como um todo.

O desgaste da peça pode ser evitado com a condução cuidadosa, assim como a realização de manutenções preventivas no automóvel.

Dicas para escolher engrenagens para a montagem industrial

Algumas recomendações podem ser bastante úteis, principalmente aos empreendedores iniciantes, com relação à escolha das engrenagens mais adequadas para a montagem industrial.

Escolher um bom fornecer é primordial e facilita bastante a compra e instalação das peças, principalmente devido às facilidades que a consultoria especializada proporcionam. Ao mesmo tempo, a mão de obra qualificada para as montagens faz toda a diferença para a durabilidade dos maquinários.

Bons fabricantes estão em constante desenvolvimento, contando com novas tecnologias para a usinagem de equipamentos cada vez mais modernos, que atendam às necessidades e expectativas dos clientes, independentemente do objetivo de cada projeto.

Tanto nos projetos quanto nas execuções, também é importante se certificar de que a engrenagem está alinhada com as exigências do mercado para as produções em questão.

Por fim, recomenda-se a cautela de sempre na contratação dos serviços de fabricação de engrenagens, correias dentadas e demais equipamentos industriais, a fim de evitar desentendimentos.

O oferecimento de assistência técnica especializada, assim como a possibilidade de negociação do pagamento e a qualidade do atendimento, são diferenciais na escolha da empresa responsável pela confecção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *