Diferença dos aços e onde são utilizados

Um produto muito recorrente nas indústrias é o Tubo de aço carbono, pois com ele se pode fabricar produtos com matérias-primas que não apresentem agentes corrosivos, assim, agrega segurança aos processos de montagens e com uma durabilidade maior.

Possuem tipos com bastante opção de modalidade e diâmetro, isto é, são tubos que têm formatos variados para fins variados.

Contudo, o critério da escolha sobre diâmetros e formato fica a cargo do cliente, pois ele é o único que sabe de como é a demanda.

Os tubos de aço carbono também podem se tornar tubos e conexões usados em obras e eles são classificados com costura e sem costura.

Os tubos que são sem costura são fabricados mediante um desenho de um sólido sobre a haste. O processo não tem soldadura e são distinguidos por oferecer mais confiança em sua aplicação de muita pressão de óleo.

Já os tubos com costura, tem sua fabricação que permite achar esse tipo em diferentes diâmetros, espessuras e metragens. Há no mercado alguns tipos de tubos de aço de carbono, mas os dois mais conhecidos são:

  1. Tubos de baixo carbono;
  2. Tubos de aço com alto teor de carbono.

Os tubos de baixo carbono têm a cor clara, requerido em muitos tipos de execuções sem formalidades técnicas específicas.

Podem ser usados em condução de líquidos na temperatura ambiente ou em situações onde não precise de muita força.

Os tubos de aço com alto teor de carbono possuem uma cor escura e têm substâncias mecânicas e químicas precisas. Apresentam as seguintes vantagens:

  • grande força à pressão interna e externa;
  • é raro acontecer vazamentos;
  • reparo é simples;
  • popular pela fabricação em alta escala.

Pesquise e busque um fornecedor de confiança que tenha um produto com alta qualidade. Investigue se o fornecedor possui renome no mercado e referências positivas. Veja se conta com auxílio de profissionais capacitados para o trabalho.

Saiba mais sobre o tubo de aço galvanizado

O Tubo de aço galvanizado é um material indicado para construções em geral, pois ele tem conduções de fluidos para processos industriais diferentes. São tubos que recebem um procedimento chamado de galvanização.

Esse procedimento é constituído quando o tubo de aço fica imerso, de forma total, em uma camada de zinco metálico.

Isso garante uma maior proteção à barra, contra os efeitos da oxidação e outros agentes que provocam os desgastes das peças.

O aço galvanizado, além de ter as mesmas propriedades do aço, dispõe de outras vantagens:

  • Dureza e resistência;

  • Fortalecimento do aço;

  • Grande facilidade para soldagem;

  • Maior condutividade para o tubo.

A resistência do material, em relação às ações da natureza como o sol e chuva, que o produto seja utilizado em áreas externas. Por exemplo, pode ser utilizado em estruturas como postes de iluminação de rua.

Essa estrutura desse tubos galvanizados permite que as fiações elétricas fiquem completamente protegidas e funcionem de modo correto, sem oferecer nenhum tipo de risco.

Os tubos de aço galvanizado facilitam os procedimentos industriais, pois viabiliza a condução de líquidos e grânulos, são desenvolvidos para conduzir fluidos agressivos. Possuem a facilidade em sua limpeza e não permitem obstruções na passagem da tubulação.

Conheça os aspectos do aço inox

O Tubo de aço inox preço justo tem formas diferentes, variações de espessuras, tamanhos e diâmetros que fazem diferença nas aplicações dos tubos da costura.

As vantagens do tubo de aço com costura são: potencialização do projeto; mais acessível no mercado; lavagem do material fácil; pode ser aplicado em projetos simples, mas com alta qualidade.

Já os tubos inox sem costura tem sua aplicação em canalizações e condução de materiais onde necessita de maior pressão. São tubos em aço inox confiáveis para projetos de condução de óleo, vapores e projetos hidráulicos.

A distinção entre os tubos, com ou sem costura, é justamente pelo processo de soldagem. Entretanto, ao adquirir os tubos de inox, indiferente do modelo, é necessário verificar se tem alguma consideração das normas internacionais de segurança.

Isso é muito importante, pois as empresas e indústria possuem destinos diferentes para os tubos de inox, por esta razão é sempre recomendável optar pelo mais adequado, assim, o processo que será feito com êxito.

O tubo de aço inox com costura possui um preço mais acessível que o sem costura e pode ser recomendado, de forma abrangente, para muitas aplicações de projetos devido às suas variações de tamanho e espessura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *