Dicas para construir um galpão industrial

O galpão industrial é uma construção que antigamente era empregada apenas em grandes obras, mas que está se tornando bastante popular.

A construção se torna comum a medida que as estruturas metálicas estão cada vez mais acessíveis. Hoje elas podem ser empregadas em obras de todos os portes, como oficinas, armazéns, garagens, fábricas ou quadras poliesportivas.

Trata-se de uma opção para reduzir os custos de obras relativamente grandes, cujo material tem capacidade para vencer grandes vãos, fornecendo amplos espaços úteis no interior dos prédios.

Entretanto, todas as vantagens técnicas e econômicas só podem ser garantidas quando o galpão é bem projetado e com mão de obra de qualidade na realização.

Sobretudo, é importante saber as melhores opções para a construção do galpão industrial para alugar ou utilizar.

Dicas para construir um galpão

Os galpões com estruturas metálicas são construções com ótima qualidade final, que muitas vezes contam com investimentos menores do que as construções em alvenaria das mesmas proporções.

São obras bastante empregadas devido ao espaço útil interno que proporcionam, um exemplo disso é a grande quantidade de ginásios e oficinas construídos assim.

Também são construções relativamente rápidas, com a possibilidade de utilizar estruturas pré-moldadas. Ao mesmo tempo, dispõem de grande flexibilidade construtiva, o que favorece ampliações e modificações futuras.

Tendo em vista todos os benefícios de investir na construção de galpões, seja para utilizar ou para alugar, vale a pena enumerar algumas dicas e cuidados para construir um galpão industrial adequado e resistente. São elas:

  • Investir em um bom projeto arquitetônico para o galpão;
  • Ter clareza sobre os objetivos da construção;
  • Comprar materiais de fornecedores de qualidade;
  • Contratar mão de obra especializada.

O projeto arquitetônico deve levar em conta os objetivos da construção, já que a utilização final do galpão influencia na estrutura necessária a ser construída.

Para exemplificar, a construção de uma oficina mecânica difere muito da de um armazém ou ginásio de esportes, porque cada um precisa de uma estrutura diferente para funcionar com sucesso. Por isso, a construção de galpões com o objetivo de aluguel deve ser feita com cautela.

Tipos de galpão industrial

Antes de investir na construção de um galpão industrial, é preciso pesquisar ao máximo para entender as
principais diferenças estruturais e de materiais. Confira algumas características destes espaços.

Estrutura metálica

Ao reparar na estrutura metálica de galpões, é fácil notar que há duas possibilidades. A primeira é a utilização de coberturas metalicas, com a construção em concreto armado e alvenaria de pilares e vigas. Trata-se de uma forma de construção comum para galpões menores.

Galpões maiores são construídos majoritariamente com estruturas metálicas, que compõem vigas e pilares. Geralmente, o concreto é utilizado somente na fundação e no piso nestes tipos de galpões.

Tipologia da estrutura metálica

O tipo de galpão a ser projetado vai depender da tipologia da estrutura metálica escolhida. Ao consultar um arquiteto ou engenheiro para a obra, ele certamente vai indicar a tipologia ideal, baseado nas necessidades especiais e dimensões da construção.

Telhas

A cobertura mais indicada e mais utilizada em galpões com estruturas metálicas é a telha galvanizada, devido ao ótimo custo-benefício do material.

Trata-se de um material feito em aço e banhado em zinco fundido muito resistente à oxidação e ferrugem e, por isso, bastante resistente e de alta durabilidade.

Dicas para a manutenção

A principal recomendação para o uso do galpão industrial é manter os espaços sempre limpos e arejados, ao mesmo tempo em que os processos realizados no local ocorrem com segurança.

Para a manutenção, jateamento e pintura industrial podem se mostrar formas eficazes de limpar e renovar o galpão. O processo tem início com a remoção de resíduos e oxidações das superfícies pelo jateamento, que pode ser com água ou ar.

Depois que as estruturas estão limpas, com a pintura industrial, o resultado é uma boa resistência contra a corrosão e as ações do tempo.

Nos casos em que é preciso retirar antigos revestimentos e materiais é preciso aplicar o jateamento abrasivo, capaz de fazer um tratamento mais forte das superfícies.

Em caráter preventivo ou emergencial, outras atividades também são executadas nos galpões industriais, como montagens elétricas e manutenções de caldeiraria.

Não é a toa que a construção de galpões tem se popularizado, inclusive para locais de porte menor. Quando bem empregada, a tecnologia das estruturas metálicas proporciona construções seguras, de qualidade e adequadas para o uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *