Formas e dicas de ventilação em industrias

Um dos grandes problemas na área de trabalho é a falta de ventilação adequada para toda empresa, seja de uma grande empresa ou alguma em acessão.

Dependendo da pessoa e do período o qual é exposta à falta de uma boa circulação de ar, os funcionários podem sofrer com problemas de saúde agravantes, desde um leve desgaste a sérios problemas respiratórios.

A falta de uma boa renovação de ar pode causar (direta ou indiretamente) os seguintes problemas:

  • Desgaste ou fadiga: causado pela transpiração prolongada em um local fechado;
  • Náusea, dor de cabeça ou desmaio: resultados da fadiga constante;
  • Câimbras e fraqueza muscular: que podem ser causadas se não houver exercícios físicos em áreas fechadas;
  • Desidratação, transpirar e não repor o líquido perdido: pode causar diversos problemas de saúde posteriores;
  • Problemas mentais: pois a falta de variedade de atividades nos ambientes fechados e abafados pode prejudicar o cérebro de diversas maneiras;
  • Problemas respiratórios em geral: principalmente, agravando em pessoas que já sofrem com algum desses problemas.

Mantenha um ambiente de trabalho agradável

Ao encarar um local de trabalho, é necessário, para o bem-estar de todos, encontrar uma forma de criar um ambiente saudável, com locais mais arejados.

Caso a disposição das janelas não possibilitem a melhor ventilação, deve-se recorrer a outras formas de refrescar e melhorar o ar.

Graças à tecnologia, podemos escolher entre várias formas para obter um ar mais limpo e evitar locais abafados.

O calor e falta de circulação aumentam e prejudicam a produtividade dos funcionários, por isso a renovação de ar deve ser mais do que uma prioridade.

As funcionalidades do Micro ventilador dos computadores permitem que o ar frio subam, expulsando o ar quente local ou criando uma circulação que resfria as peças.

Pequenos ventiladores de mesa podem fazer o mesmo individualmente, ajudando em salas pequenas demais para receber aparelhos maiores.

Salas com maiores capacidade de pessoas devem ser avaliadas ao se instalar um ar condicionado split, pois o BTU (British Thermal Unit/ Unidade Termal Britânica) é a capacidade de refrigeração do ar, depende do tamanho da sala em que funcionará, assim como quantas pessoas estarão no local; ou seja, o ar condicionado não será pior com um BTU menor.

Esse aparelho será uma escolha ótima àqueles que preferem silêncio. As disposições das peças do ar condicionado split possibilitam que o aparelho seja o mais silencioso possível.

Além da falta de ruídos indesejáveis, os aparelhos desse modelo possuem um sistema de filtragem que retém as impurezas do ar.

Alguns modelos possuem filtros que produzem uma autolimpeza, caso não seja viável manter uma rotina para se limpar o filtro do ar condicionado.

Lembre-se que, com o tempo, o filtro se gastará, e terá de ser trocado, independente de se autolimpar ou não.

Se não for possível que essa rotina seja mantida, sempre há como voltar aos ventiladores de parede, de teto ou de modo que cada um possa ter seu próprio micro ventilador de mesa.

O problema com os ventiladores seria o gasto de energia. Se as salas já possuem janelas, os ventiladores seriam necessários apenas no verão, quando o calor seria mais exaustivo que o comum.

Sempre que possível, mantenha as janelas abertas. Entretanto, – principalmente em prédios comerciais grandes – nem sempre, todas as salas possuem disposição para ter janelas, então se deve correr para outras soluções.

E quando for um ambiente industrial?

Além do ar condicionado split, há o resfriador evaporativo industrial, que ajuda não apenas na renovação do ar, como em sua umidificação. Esse processo acontece graças a um processo que o diferencia do ar condicionado.

O umidificador de ar consegue circular o ar e controlar a temperatura ambiente graças ao processo de evaporação de água em um processo natural, evitando o uso de energia utilizado nesse processo pelos circuladores de ar comuns.

Além de fazer a circulação necessária, o resfriador evaporativo industrial ajuda na climatização e umidificação do ar, evitando vários problemas respiratórios com mais eficiência e menor gasto elétrico.

A adição desses elementos no ambiente de trabalho pode parecer pouco, mas é um passo para um ambiente mais agradável a todos. A falta de exercício em locais abafados pode prejudicar todos ao redor.

Trabalhar em um ambiente mais arejado, que evite que os funcionários fiquem sentados em um local fechado, e maior circulação, tanto do ar quanto dos funcionários, apenas melhora a qualidade de todos presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *