Fique por dentro de detalhes importantes sobre equipamentos elétricos

A energia em suas diversas formas, é algo indispensável para a espécie humana.

Ela se tornou uma das formas de “combustível” mais usada, passando a ser um recurso precioso e estratégico para o desenvolvimento de muitos países e regiões.

Hoje, é energia elétrica está em praticamente todo tipo de recurso e exerce papel importante todos os setores da atividade humana.

Os avanços tecnológicos na transmissão e no uso final desse recurso permitem que chegue aos mais diversos lugares, dando a possibilidade de transformar cidades.

No setor industrial, esse elemento é fundamental para o sucesso das operações e crescimento do setor que é extremamente influenciado pelo avanço de novas tecnologias.

Além disso, é importante se atentar ao estado de manutenção dos equipamentos, se estão em dia, pois além de garantir segurança para quem o opera, garante a produtividade e sucesso no produto final.

Manutenção preventiva

manutenção preventiva de um motor elétrico tem um papel essencial para evitar a prejuízos nos equipamentos, o que uma vez que haja um dano maior, o resultado é uma manutenção corretiva emergencial que acaba saindo mais demorada e cara.

Ela é a melhor escolha para manter tudo dentro na normalidade e sem receber surpresas ruins inesperadamente.

Investir em uma boa equipe de manutenção preventiva para os motores elétricos é essencial para a realização correta do serviço.

Por conta disso, os profissionais responsáveis devem passar por capacitação constante para ter o preparo necessário para realizar a atividade com segurança além de ainda.

Contar com a disponibilidade de peças para possíveis substituições dos originais, com estoque a pronta entrega e com realização periódica, em datas determinadas pela prestadora de serviços.

Ela deve ser feita acompanhando as evoluções tecnológicas disponíveis no mercado, para atender as mais diversas exigências de qualidade e os modelos mais modernos.

Deve também contar com um check-list especifico para a manutenção e a realização completa da atividade, essa lista deve ser feita pelo profissional que está realizando a manutenção da instalação elétrica.

Entretanto, o custo elevado desse recurso, a quantidade de instalação de equipamentos e melhor aproveitamento da potencia oferecida pelas concessionarias de energia é essencial para economia de energia da empresa.

Como melhorar a potência

Alguns setores como shopping, hospitais, indústrias, empresas entre outros, possuem uma quantidade considerável de aparelhos e equipamentos que dependem do bom funcionamento de energia, como equipamentos elétricos, medidas de emergência, sistema contra incêndios, climatização etc.

E acabam tendo uma grande ocorrência de falhas de potencia na rede gerando custos adicionais, como possíveis manutenções e perdas, ou seja, acabam pagando por uma energia que não é utilizada adequadamente e que gera riscos aos equipamentos.

Para um melhor fator de potência, e a otimização do consumo uma boa saída para esse tipo de situação é o uso de capacitores que ajudam a otimizar a energia e proteger os aparelhos de possíveis quedas de energia.

Porém, antes de adquirir esse equipamento é preciso estar atendo ao que mais se adequa as necessidades da empresa, existem alguns tipos de capacitores no mercado, cada um para uma finalidade.

Banco de capacitores fixo que possuem um funcionamento mais simples onde todas as células capacitivas são acionadas ou desacionadas.

Automaticamente ao ligar e desligar o disjuntor ou chave geral é indicado para instalações e equipamentos onde não existe oscilações nos níveis de consumo e possui o preço mais baixo.

O banco de capacitores semiautomático é indicado para instalações onde os picos nos níveis de consumo sejam controlados. Possui um temporizador permitindo a atuação apenas nos períodos necessários.

E, por fim, o banco de capacitores automático que é um equipamento que permite um controle mais eficiente da potência através de um controlador eletrônico.

Esse tipo de capacitor permite alta precisão no controle por meio de estágios, permitindo um controle fino no fator de potência. Indicado para grandes instalações com níveis de consumo altamente variáveis.

Para encontrá-los para comprar, pesquise ” banco de capacitores automático preço As características principais de um banco de capacitores são:

  • diagrama Eletrônico;
  • sinalização;
  • painéis ligados ao barramento da terra;
  • componentes para o monitoramento.

Outro equipamento bastante usado para esse tipo de controle é o painel TTA que é um conjunto de comando de baixa tensão em conformidade com um tipo de sistema estabelecidos sem desvios, que influenciem àquele conjunto típico.

Ou seja, estes paineis são conjuntos construídos de acordo com um determinado projeto de motor eletrico ou mecânico, onde a performance é assegurada por ensaios de tipo realizados individualmente nos diversos componentes.

Geralmente esses ensaios são realizados levando em conta o pior cenário e reproduzindo a influência dos demais componentes adjacentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *