Detalhes elétricos no ramo industrial

A indústria é composta por diversos setores, que com igual importância, trabalham para o desempenho mais eficiente possível da cadeia industrial como um todo.

Dentro deste meio, é inegável o alto protagonismo que o setor elétrico desempenha e como, em sua diversidade de detalhes, contribui para o funcionamento de máquinas, estruturas, sistemas, etc.

Alguns desses componentes elétricos possuem um desempenho de alta relevância e com um funcionamento deveras interessante para aqueles que se interessam pelo meio industrial.

Preparamos este texto para que você possa conhecer melhor alguns detalhes elétricos e como eles contribuem para o meio industrial. Veja o que são e suas específicas aplicações.

Continue com sua leitura e venha saber mais sobre esses aspectos elétricos e os pormenores que os envolvem.

Barramento blindado

O Barramento blindado, ou barramento elétrico como também é chamado, pode ser considerado um elemento de investimento considerado alto, principalmente se a empresa não segue determinadas orientações específicas.

Para que você entenda, um barramento elétrico é uma espécie de tira grossa feita de cobre ou então alumínio, este que tem o objetivo de conduzir a eletricidade mediante um quadro de distribuição de energia elétrica, constando também em subestações e outros aparelhos elétricos mais.

Os seus tipos são também aproveitados para a realização do transporte de correntes altas ou então para a distribuição a vários dispositivos dessas correntes.

Para a realização de sua confecção, seguindo as configurações corretas de sua específica aplicação, pode ser necessário um investimento alto.

O melhor método de se buscar economia e manter a qualidade em nível alto, é buscar por terceirizações de sua fabricação para empresas com especialidade em instalação elétrica.

O método citado acima garante uma série de benefícios a quem o contrata, vejamos alguns deles:

  • Economia de tempo;

  • Diminuição de custos;

  • Economia de mão de obra;

  • Serviço de qualidade com especialistas capacitados.

Há de se mencionar que também se pode manter os custos relativamente baixos, optando pela utilização do menor barramento possível, para diminuir o teor de metal do dispositivo, e também optar por espessuras padrões, a fim de eliminar a necessidade de protótipos de alto custo.

Banco de capacitores

O chamado banco de capacitores, é um dispositivo que tem em sua constituição uma variedade de unidades capacitivas monofásicas e trifásicas, buscando atender a cargas ou então a centro de cargas com a necessidade de grande valor de potência reativa.

Esses itens são projetados para atuar em regimes de correções de fatores de específicas potências individuais, podendo também ser em grupos, centrais ou então combinados.

Em termos de aplicação, o banco de capacitores visa atender às correções de fatores em potências de cargas, essas que não variam em suas necessidades de reação.

Muito indicado para a realização de correções em fator de potência em transformadores, em vazio, isso levando em consideração 3% a 5% de potencial destes

Banco de capacitores preço deve ser consultado mediante empresas especializadas e conforme suas atribuições.

Normalmente, ele é constituído de diversas unidades capacitivas, monofásicas que estão ligadas em triângulo ou então as trifásicas ligadas em paralelo.

Rebobinamento de motores

Utilizado na realização de conserto dos motores de cunho elétrico que demonstram algum tipo de defeito, o Rebobinamento de motores é um método que visa resolver problemas em relação à bobinas, curto-circuitos ou problemas de isolamento.

Um ótima alternativa para a resolução de problemas do motor, auxiliando enormemente para que este retorne a seus desempenhos e funções, executadas com a devida qualidade, eficiência e segurança.

Sabemos que no setor industrial, a parada de um motor é altamente prejudicial. Isso porque há o prejuízo com o motor, este que será submetido a uma manutenção, e também o custo com uma produção inteira que depende de seus funcionamento, e em caso de parada, todos esses setores de produção estarão comprometidos.

Nesses casos, o que pode ser realizado é o rebobinamento de motores, este que se trata de um novo enrolamento em suas bobinas para que ele volte a seu funcionamento.

É de suma importância que este método seja realizado com materiais de alta qualidade e por profissionais devidamente qualificados para tal, a fim de evitar maiores comprometimentos do motor, e por consequência, maiores prejuízos.

As aplicações elétricas na indústria são infindáveis e devem ser necessariamente pontuadas, em razão de manter o seu funcionamento em perfeita eficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *