segurança e manutenção industrial

Cuidados no cenário industrial e segurança de operadores

Os equipamentos industriais, como máquinas e ferramentas, são utilizados diariamente nas linhas de produção. Por causa dos desgastes que podem ocorrer nas operações realizadas constantemente, é preciso empregar uma manutenção para garantir a segurança dos operadores e de todo o sistema de industrialização em que está ativo.

Muitos problemas podem acontecer, com o passar do tempo e envelhecimento natural das peças, como danos estruturais, abrasão, corrosão, contaminação de elementos combustíveis, erosão, causando erros em seu funcionamento.

Caso a empresa, fábrica ou indústria não tenha uma equipe especializada na manutenção preventiva e corretiva, os desgastes podem refletir em prejuízo e, até mesmo, criar um ambiente sem segurança para os funcionários e para todo o patrimônio imobiliário.

Por tudo isso, é preciso ter técnicos realizando as manutenções constantemente, garantindo a operação de uma planta fabril em níveis satisfatórios de produção com segurança e eficiência.

Terceirização de serviços

Para não ter mais custos com mão de obra que pode ficar ociosa por um longo período, muitas fábricas e indústrias utilizam profissionais de forma terceirizada, com a contratação de empresas de montagem e manutenção industrial por períodos fechados.

Desta maneira, reduz processos de contratação e gastos com taxas e impostos, ao mesmo tempo em que garante um profissional técnico capacitado e que vai apresentar as melhores soluções para os problemas que surgem em horas inapropriadas, se a manutenção não for realizada em tempo hábil.

Os serviços promovidos pelas empresas terceirizadas englobam a manutenção corretiva e preventiva na maioria das máquinas industriais, com ferramentas apropriadas e mão de obra capacitada para entender as necessidades de cada setor em que os equipamentos estão instalados.

Dessa forma, os custos investidos refletem na qualidade da linha de produção. Além disso, há outros benefícios, como:

  • Gerenciamento nos procedimentos de manutenção;
  • Recursos voltados para tarefas específicas;
  • Profissionais técnicos e qualificados;
  • Manutenção ágil e eficaz, de maneira segura.

Independentemente da localização da empresa, a manutenção industrial em campinas ou qualquer outro lugar deve ser realizada de maneira adequada.

Com um planejamento empregado dentro da rotina da indústria é possível que todas as etapas sejam realizadas em tempo hábil para que a linha de produção, ou qualquer outro setor, não seja prejudicada.

Esse tipo de contratação também reduz o consumo de materiais e peças de substituição, pois a prevenção garante o pleno funcionamento por um longo período, prolongando a vida útil dos equipamentos.

Peças substituídas em momentos adequados

Muitas máquinas e ferramentas utilizam a eletricidade como fonte de energia e, por isso, a sobrecarga elétrica pode acabar causando mau funcionamento em sistemas integrados.

Apesar de fazer parte de placas indutivas, a manutenção de fonte chaveada pode evitar diversos processos de substituição de peças de maneira desnecessária.

A presença de diferentes capacitores dentro de um placa de indução elétrica impede a determinação imediata de uma fonte com problema.

Por esse motivo, técnicos especializados utilizam uma ferramenta que testa os equipamentos em modo desligado, determinando se as trocas de componentes defeituosos já foram o suficiente, ou se há outros transistores que devem ser substituídos antes de ligar o aparelho na energia elétrica.

Podemos dizer que a solda de manutenção também evita muita dor de cabeça para os operadores de máquinas e ferramentas dentro de uma planta industrial.

A movimentação constante de partes pneumáticas de um equipamento pode causar desgaste de peças.

Por isso, a manutenção preventiva deve ser constante e os operadores estarem em alerta em pontos específicos, pois eles podem indicar a necessidade de substituição ou até mesmo a troca de todo o sistema, caso a solda não resolva o problema de maneira adequada.

Tipos de manutenção e segurança

A manutenção de equipamentos industriais pode ser realizada de diferentes maneiras, devendo ser feita de forma rigorosa para não haver qualquer tipo de perda na linha de produção, com paradas não programadas e desnecessárias.

O planejamento adequado sendo aplicado em uma agenda apropriada, verificando todos os fatores e análises realizadas como forma de precaução vai permitir um encaminhamento seguro e produtivo em todos os setores industriais.

Para uma empresa que não pode parar a produção, de olho na concorrência e no mercado consumidor, manter a mecanica de manutenção de maquinas industriais é uma forma segura de garantir o pleno funcionamento em todos os setores para que a produção não seja prejudicada.

Além de garantir a segurança dos funcionários, o serviço também promove a inserção de novas tecnologias e maneiras adequadas de empregar qualidade e eficiência, desde a parceria com fornecedores de matéria-prima até a logística empregada na entrega de seus produtos.